Tenha seus Sites Favoritos em Qualquer PC


Conheça este ótimo aplicativo que salva favoritos, sessões de navegação e senhas online, essencial para quem utiliza vários PCs.





Nos dias atuais tem sido um pouco comum a utilização por uma única pessoa de um PC e um notebook para fins diversos, além da utilização do PC do trabalho. Trazer coisas de casa para o notebook ou o trabalho e vice versa tem sido comuns.

As alternativas que facilitem essa integração são sem dúvida uma ‘mão na roda’ para deixar por exemplo, o PC do trabalho com um pouco da aparência do PC de casa.

Já postamos aqui anteriormente um artigo do Ciro Mota sobre o Dropbox que pode fazer este papel no armazenamento de arquivos em nuvem, hoje falaremos sobre como ter seus favoritos em qualquer PC, a qualquer momento.

Nada mais de tão desastroso -exceto perder aquele backup de anos- do que perder os seus favoritos, afinal alguns sites salvos ali talvez possam nunca serem lembrados novamente. Os navegadores possuem a opção de importar/exportar backups dos favoritos e demais configurações, porém ter que manualmente exportar estas configurações diariamente se torna um tanto chato.

Para levar estes favoritos para outro PC/notebook, o arquivo html com os favoritos deverá ser salvo e uma unidade removível e no navegador realizar a importação. Graças ao Xmarks, isso é feito de forma automática e poderá ser acessado de qualquer PC.

O Xmarks está disponível para quase todos os navegadores atualmente, exceto o Opera. Neste link abaixo você encontrará os downloads disponíveis para cada navegador:

http://download.xmarks.com/download/all

A instalação não contém muitos segredos e não será abordada. Além disso neste link acima, ao clicar no nome do navegador será aberta uma nova página onde conterá uma breve descrição de instalação em Inglês.

Tomando como base o Firefox -meu navegador padrão atual- falaremos a respeito das configurações do programa.

OBS: Para utilizadores do NoScript será necessário definir o endereço xmarks.com na lista branca do plugin.

Após a instalação, na primeira inicialização do navegador, surgirá a tela abaixo onde iremos acessar a tela de login e/ou criação da conta no serviço.



Basta dar um clique nesta tela e será exibida a tela abaixo:


Para criação de um novo usuário, digite seus dados corretamente e clique no botão Criar Conta. Para aqueles que já possuem basta clicar em Entre, digitar seu usuário e senha para conectar-se ao serviço. Por fim acesse o email que utilizou na criação da conta para confirmação.

Se acabou de criar a conta no serviço, o programa oferecerá algumas opções no assistente de configuração. A aceitação é opcional a estas opções, irá variar das necessidades de cada utilizador.


Ao final, a sincronização dos favoritos será feita.


Todos os favoritos enviados poderão ser visualizados através desta página, bastando acessar com o login e senha criados anteriormente:

http://my.xmarks.com/

A periodicidade e sincronização poderá ser definida de acordo com as necessidades do utilizador, para configurá-la basta pressionar a combinação de teclas Crtl + Shift + O e teremos a tela abaixo:


A guia Tipos encontra-se as opções de sincronização além das opções de sincronização:


Na guia Restaurar, você encontrará os dados da última sincronização efetuada, podendo a partir dai visualizar ou restaurar os favoritos.

Como segurança hoje em dia é tudo, na guia Avançado poderá ser definida as opções de criptografia para a conexão:


Conclusão: Sem dúvida um serviço muito interessante para quem utiliza mais de um PC ou quer mesmo manter um backup dos favoritos.

Fonte: Blog do Ciro Mota




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Feed Orkut Fórum Facebook Twitter
 

Copyright © Caixa de dicas | Política de Privacidade | Todos os direitos reservados |