Instalando ambiente de desenvolvimento Android

A instalação do ambiente de desenvolvimento para Android é um pouco longa e complicada. Por isso, é comum surgirem dúvidas no meio do caminho. Este passo a passo tem como objetivo ajudar a todos a instalar e configurar corretamente o seu ambiente para desenvolvimento.
Por Renan Protector






Passo 1: Baixar componentes necessários


Precisaremos de alguns componentes para a instalação:
Eclipe Galileo Classic 3.5.0
Android SDK
Java SDK

Passo 2: Instalações Eclipse

Instalar o Java SDK, instalar o Eclipse.

Passo 3: Baixar Android SDK?s

Coloque a pasta que você baixou em um local seguro, onde você tenha certeza que ninguém irá alterá-la e que você saiba exatamente aonde ela está. Ela é essencial para o desenvolvimento das aplicações, e caso a perda, terá que baixar tudo novamente. Feito isso, abra a pasta e vá para a pasta tools. Dentro da pasta tools clique em android. Uma nova janela será aberta.

Nesta nova Janela clique em Avaiable Packages e selecione o item mostrado como mostrado na figura abaixo:



Ao selecionar, o programa irá verificar por todos os pacotes que podem ser instalados. Selecione os que você deseja. Recomendo baixar todos, pois mesmo você não utilizando neste momento, você pode vir a utilizar em algum momento futuro.

Feito isso, clique em install selected. Uma nova janela se abrirá, pedindo para você aceitar os termos de uso. Ao aceitar, o programa começará o download do que você pediu e os instalará dentro da própria pasta de SDK?s. Por isso que disse anteriormente para mantê-la num local seguro.

Passo 4: Configurar AVD (Android Virtual Device)

Precisamos configurar um AVD para podermos simular nossas aplicações. Vamos acessar o mesmo caminho que acessamos no passo anterior. Abra a pasta de sdks, entre na pasta tools e selecione android.

A mesma janela se abriu, mas agora vamos selecionar Virtual Devices:



Clique em New para criar um novo Virtual Device:


Após configurar o nome do dispositivo, qual versão do android ele roda (target), o tamanho do cartão SD e o tipo de tela, podemos ?colocar mais hardware? nele, especificando se ele possui câmera, teclado qwerty, etc. Para iso, basta clicar em NEW na parte de Hardware:


Clique em Create AVD para terminar a criação do seu dispositivo virtual.

Passo 5: Instalar ADT Plugin

Já Instalamos Java SDK, Eclipse IDE, Android SDK e configuramos nosso AVD. Para terminarmos a instalação de nosso ambiente de desenvolvimento precisamos dizer para a IDE, aonde estão os arquivos necessários. Para isso vamos abrir a parte de Preferências no Eclipse e clicar em Install/Update e Avaiable Softwares Sites:


Clique em Add. Coloque um nome para este link (utilizo o nome de ADT-Android) e coloque o link: https://dl-ssl.google.com/android/eclipse/ Caso ocorra algum problema, tente com o link sem https ou seja, tente o seguinte link: http://dl-ssl.google.com/android/eclipse/


Agora vá em Help > Install New Software. Selecione o site que especificamos anteriormente em Work With e selecione o campo "Developer Tools". Clique em next e aceite os termos de uso. Após isso, o download a instalação do ADT plugin irá iniciar. Reinicie o Eclipse após o término da instalação.


Após a instalação ser concluída temos um último passo a seguir. Devemos configurar o ADT plugin para a pasta aonde instalamos os SDKs. Vá em Eclipse > Preferences novamente. Agora vemos Android como uma das opções, selecione-o. Coloque o caminho até a pasta dos sdks, clique em Apply e depois em OK.


Pronto, agora temos nosso ambiente de desenvolvimento devidamente instalado e configurando. Já podemos começar a desenvolver nossas aplicações.

Fonte: Dev Mobi




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Feed Orkut Fórum Facebook Twitter
 

Copyright © Caixa de dicas | Política de Privacidade | Todos os direitos reservados |