Use seu Twitter em Português

Uma das maiores críticas dos usuários do Twitter sempre foi a de que a rede social ainda não está disponível oficialmente em português. Mas e que tal usá-la no nosso idioma? O Grupo Dicas em Geral criou uma solução para o problema. Veja como é fácil de usá-la.





 Deseja conferir a Dica em modo Vídeo? Veja abaixo!




Primeiramente, você precisa ter o navegador Mozilla Firefox versão 3.6.10 instalado e rodando em seu computador. Se você ainda não tem, clique aqui, baixe e instale-o (em breve será apresentada a tradução para outros navegadores, aguarde).

Um dos recursos interessantes do Firefox é a possibilidade de instalar Add-ons, ou seja, plugins que tornam o navegador ainda mais funcional. Utilizaremos uma para esta dica, chamada de FoxReplace, mas se você preferir ou estiver encontrando problemas clique aqui e baixe o Add-on específico para a tradução (observação: não é tão eficiente quanto o outro método). Clique aqui para acessar a página de download do FoxReplace. Assim que a página carregar, clique no botão verde nomeado Add to Firefox.



Por medidas de segurança, o Firefox não instala automaticamente as extensões. Então, você verá uma barra amarela no topo da página. Clique no botão Permitir.



Novamente, o Firefox não instalará automaticamente a extensão. Mas desta vez aparecerá uma pequena janela, com breves informações sobre o Add-on. Espere por quatro segundos e clique no botão Instalar Agora.



Aguarde até que seu computador faça o download e instale a extensão. Dependendo de sua conexão com a Internet e da carga da rede, o processo pode demorar alguns minutos. Por favor, seja paciente. Caso apareça algum erro, repita os procedimentos descritos acima.



Para que o Add-on passe a funcionar, é preciso reiniciar o navegador. Para fazer isso, clique no botão Reiniciar o Firefox que o navegador automaticamente se fechará e abrirá.


Assim que o navegador for iniciado, uma pequena janela será exibida no canto superior esquerdo da tela, indicando os complementos que você tem instalado e também que foram instalados novos complementos.

Mas, como nosso objetivo é usar o FoxReplace, encontre-o na lista, clique sobre seu título (em negrito) e clique no botão Opções.


Uma janela se abrirá. Nesta janela, iremos configurar as opções do Add-on, indicando como ele trabalhará para nós.


O primeiro passo é marcar a opção Update from URL, para importarmos as preferências de um dos servidores do Grupo Dicas em Geral (por meio de uma URL). Lembre-se: Se clicar no botão Import from URL provavelmente dará algum erro. Portanto, insira os valores informados sem clicar ali.

Vamos preencher os campos com as seguintes informações:

URL: http://www.dicasemgeral.xpg.com.br/TwitterEmPortugues.php

Period (minutes): 1440

Marque (selecione) também as opções Substituir automaticamente no carregamento da página e Substituir endereços (links e fontes de imagem) e clique no botão Fechar.


Feito isso, reinicie seu Firefox (navegador) para que ele possa baixar o dicionário online.

A partir de agora, todas as vezes que você acessar o Twitter basta esperar alguns segundos que a mágica se fará realidade, ou seja, ele se auto-traduzirá. Veja só o resultado:


Pode ser que o navegador pareça “travado”. Mas não se preocupe, ele está apenas fazendo o trabalho pesado por você. Após alguns segundos ele voltará ao normal. E caso você carregue mais Tweets ou mesmo use o novo Twitter, pode apertar a tecla F2 do seu teclado para traduzir a página manualmente.

Google Chrome

Se você é usuário do Google Chrome, clique aqui e, na janela que aparecer, clique em Continuar.


Agora, clique em Instalar.


Um pequeno balão surgirá no canto superior direito, informando sobre a conclusão da instalação.


Feito isso, abra o Twitter no navegador e confira o resultado!


Opera

Se você usa o navegador Opera, veja este passo-a-passo para traduzir seu Twitter.
Primeiro, clique com o botão direito do mouse aqui e selecione a opção Salvar conteúdo do link como…


Agora, selecione a pasta Documentos (ou Meus Documentos) e, dentro dela, crie uma nova pasta chamada TWITTERPT. Salve dentro desta nova pasta.


Agora, vamos configurar o Opera para encontrar nosso Script de Tradução. Clique no Menu Principal > Configurações > Preferências.


Na aba Avançado, Selecione Conteúdo e clique em Opções do Javascript.


Então, definiremos a pasta do nosso Dicionário de tradução. Portanto, em Pasta JavaScript do usuário, clique em Escolher e selecione aquela pasta criada dentro dos documentos, denominada TWITTERPT e clique em OK.


Abra o Twitter e confira o resultado (Observação: podem surgir travamentos durante a tradução e a página ficar em branco. Não se preocupe, aguarde que logo volta ao normal – dependendo da página, se tiver muito texto a ser traduzido, pode ser que ela fique totalmente travada, portanto a tradução ainda não funciona perfeitamente).


A tradução não é Perfeita, mas com o tempo ela será aprimorada (na medida do possível).

Caso surjam novas alterações no Twitter, você receberá a atualização da tradução automaticamente. E se por acaso você notar algum erro na tradução, por favor, entre em contato conosco e notifique-nos.

Aproveite o Twitter em Português! Ah, não se esqueça de divulgar a ideia para seus amigos!

Fonte: Dicas em Geral




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Feed Orkut Fórum Facebook Twitter
 

Copyright © Caixa de dicas | Política de Privacidade | Todos os direitos reservados |