A Importância das Atualizações

Você dá realmente o devido valor as questões de segurança que envolvem o seu PC?





A exploração de falhas através de softwares desatualizados tem crescido assustadoramente nos últimos tempos e negligenciar esta situação pode estar colocando sua privacidade seriamente em risco.

Recentemente em uma análise de Exploits a Maria Cristina,  Analista do Linha Defensiva teve sua VM invadida. O conteúdo completo deste fato pode ser lido aqui.

Obviamente que por se tratar de uma VM de análises as questões que envolvam segurança são deixadas de lado, afinal, a intenção de uma VM de testes é exatamente testar o comportamento das infecções.

Mas assim como ocorreu em um ambiente de testes, isso pode acontecer tranquilamente em seu PC ao negligenciar a utilização de softwares atualizados.

Muitas vezes nos deparamos nas análises de logs com Windows XP ainda na sua versão SP2, que é completamente vulnerável na atualidade e em muitos casos a desculpa (ou empecilho) de atualizar o Windows XP para o SP3 são das mais diversas como os problemas com o WGA, compatibilidade e até por negligencia mesmo.

Além do Internet Explorer 6 que inclusive em alguns locais já há campanhas para “abolição” do navegador fazendo com que as pessoas utilizem sua versão atual, o Internet Explorer 8.

Hoje não basta estar conectado para estar suscetível a problemas com malwares visto o alarmante índice de crescimento de infecções através de pendrives/dispositivos removíveis porém ao estar sempre na grande rede os cuidados devem ser sempre redobrados.

Abaixo farei um ‘checklist’ daquilo que sempre deverão estar atualizados no PC.

- Windows

Este é o principal ponto de um PC (com exceção dos itens de hardware) já que é através dele que os demais programas irão funcionar. Então é de suma importância que mantenha o Windows sempre em dias com as atualizações disponíveis.

Não basta somente baixar e instalar as atualizações críticas, TODAS as atualizações são de importância e devem ser sempre instaladas.

Ficar atento sempre a correções temporárias (Fix IT) é interessante, pois muitas vezes o tempo entre a descoberta da falha e a atualização efetiva pode demorar um pouco.

As atualizações para o Windows estão sempre disponíveis em toda primeira Terça-feira de cada mês, em caso de atualizações emergenciais as atualizações são enviadas não respeitando este prazo.

- Programas de Segurança (antivírus, antispywares, firewall…)

Sem dúvida o be-a-ba do PC é manter os softwares de segurança sempre atualizados onde muitas vezes isso é feito de forma automática eliminando assim uma preocupação a mais dos usuários.

Ao ser lançada novas versões dos softwares, verifique a possibilidade de migração para estas novas versões pois sem dúvida trarão novos recursos para combate as pragas.

Nas versões pagas/licenciadas, o ideal é entrar em contato com o revendedor ou companhia para verificação de upgrades gratuitos.

- Office

Sim, o Office também está suscetível a problemas na abertura de seus arquivos e sempre que possível deverá ter suas atualizações e Services Pack instalados.

- Navegadores (citarei os principais)

Sem dúvida um dos principais itens de exploração de falhas através de exploits, manter o navegador atualizado hoje é tão importante quanto manter o Windows atualizado.

Atualizações para o Internet Explorer virão sempre através do Windows Update.

O Firefox possui seu update automático sendo uma ótima opção onde o próprio baixa e instala as suas atualizações. Os complementos também devem ser atualizados quando informado da existência de atualizações.

O Google Chrome também possui um recurso de autoupdate assim como o Firefox.

- Adobe Reader/Flash Player

Um dos principais softwares com falhas ultimamente, no entanto suas falhas ainda demoram de serem corrigidas por parte da Adobe. Mesmo partindo deste ponto, mantenha sempre sua versão do Adobe Reader e Flash Player atualizados.

- Java

Hoje mantido apenas pela Sun (A Microsoft já não disponibiliza seu Java há alguns anos), também ocasionalmente tem sido vítima de falhas e também deve sempre manter sua versão atualizada.

Tanto atualizações como nova versões de programas estão disponíveis nos sites dos desenvolvedores ou se ficar muito completo esta procura, sites como o Baixaki e Superdownloads disponibilizam sempre os links diretos para os programas.

Fonte: Blog do Ciro Mota




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Feed Orkut Fórum Facebook Twitter
 

Copyright © Caixa de dicas | Política de Privacidade | Todos os direitos reservados |