As diferenças entre Engenharia da Computação, Ciência da Computação e Sistemas de Informação

Por PAULO SEIKISHI HIGA





É muito comum, no ensino médio, termos dúvidas quanto a área que vamos seguir na faculdade. Para uma pessoa que pretende seguir na área de computação, as dúvidas são ainda maiores, já que existem diversos cursos superiores de TI. Os mais comuns são Engenharia da Computação, Ciência da Computação e Sistemas de Informação.

O autor desta postagem ainda não é mestre no assunto, afinal, estava passando pelo mesmo problema há algum tempo e ainda está no terceiro (e último) ano do ensino médio: ano de vestibulares, decisões e muita tensão. Vamos à matéria escrita por ele (Paulo Higa):


Cursos de computação

"Pesquisando um pouco, encontrei gráficos bem interessantes, feitos pela Association for Computing Machinery, que facilitarão a escolha dos interessados em um curso superior de computação. Eles estão em inglês, mas não é difícil entendê-los. E, se você não compreende um inglês basicão, está escolhendo a área errada, afinal, a maioria das documentações e fontes de pesquisa dos cursos de tecnologia da informação está em inglês. Vamos lá:

Engenharia da Computação

Engenharia da Computação

Ciência da Computação

Ciência da Computação

Sistemas de Informação

Sistemas de Informação

Devo fazer um curso da área de TI?


Antes de tudo, é importante lembrar que, para fazer um curso de TI, você precisa ser um bom desenvolvedor. Se você quer seguir na área de computação porque “sabe tudo sobre Windows” ou “quer aprender a consertar computadores”, provavelmente se dará mal.

Atualmente, estou no último semestre do curso técnico de Informática pelo Centro Paula Souza. É até comum vermos alunos usuários de computadores passarem no “vestibulinho”, assistirem alguns dias de aula e, depois, quando as matérias de banco de dados e lógica de programação começam a surgir, se perdem e acabam desistindo do curso.

Diferenças entre Engenharia da Computação, Ciência da Computação e Sistemas de Informação

As diferenças entre os cursos superiores de tecnologia da informação estão no foco deles. Em Ciência da Computação, as matérias são focadas em programação e análise de sistemas, com pouco conteúdo em relação ao hardware e arquitetura de computadores. Isso fica para o curso de Engenharia de Computação, que trabalha mais com a parte física da coisa. Sistemas de Informação é um curso mais “humano”. Além de abordar desenvolvimento de software, o curso pode aplicar matérias envolvendo administração e relações humanas.

Conclusão

Depois de ler estas informações básicas deste artigo, é importante pesquisar as grades curriculares dos diversos cursos disponíveis, sendo eles de computação ou não. Mas lembre-se de que você não conseguirá concluir um curso de graduação se não gostar do assunto. Dinheiro é importante, mas não é muito inteligente fazer um curso superior pensando somente na remuneração."

Mais informações



Fonte: Paulo Higa




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Feed Orkut Fórum Facebook Twitter
 

Copyright © Caixa de dicas | Política de Privacidade | Todos os direitos reservados |