Dica: Qual a melhor forma de se fazer backup?


Não tem escapatória: uma hora ou outra seu computador lhe deixará na mão. Pode ser um vírus (ou centenas, milhares!), um programa que não funcionou direito e danificou seu sistema, uma configuração mal-sucedida, um driver em conflito e muitas outras diversas situações.





A solução definitiva para tudo isso é, sem dúvida, a formatação. Ok, se você é um usuário experiente já terá o seu disco de instalação guardado em um canto, pronto para ser utilizado. Se você não é, já tem o telefone do técnico em informática anotadinho aí na agenda telefônica.

Mas e quanto às informações que estão no seu computador, como fazer o backup (salvar) de forma total e descomplicada? Bem, isso pode ser um pouco complicado de responder (para alguns). Mas o Grupo Dicas em Geral selecionou um programinha muito interessante para você estar utilizando nessas horas, chamado de Cobian Backup. Você pode até ter ouvido muito se falar desse programa, mas se até hoje não parou para avaliar como realmente este “rapaz” trabalha, nesta dica você saberá tudo o que precisa para sair resgatando todos os seus dados antes que eles lhe digam “adeus”. Vamos lá.

Primeiro de tudo, vamos fazer o Download do software. Clique aqui e salve o instalador em seu computador, ou simplesmente execute-o. Terminado o Download, você irá executar o instalador. Nesta primeira tela selecione o nosso idioma padrão PORTUGUES-BR e clique em Avançar.
OBSERVAÇÃO: É SÓ CLICAR SOBRE AS IMAGENS QUE ELAS SERÃO MOSTRADAS EM TAMANHO MAIOR.

Aceite os termos de compromisso (se tiver um tempo extra e souber inglês, leia antes) e clique em Próximo.


Nesta próxima tela desmarque a opção Instalar o Serviço de Cópia de Sombra de Volume, pois faremos o backup de apenas algumas pastas e não do disco rígido inteiro. Clique em Próximo.


Agora, em Tipos de Instalação, selecione apenas a primeira opção e clique em Próximo.


O que aparecer é apenas uma confirmação. Caso você tenha errado as configurações anteriores, poderá estar voltando e corrigindo, ou simplesmente clique em Próximo para a instalação iniciar imediatamente.


Depois de copiar todos os arquivos o programa estará instalado e pronto para usar. Basta clicar em Feito que o instalador se fechará.


Agora que o programa já está instalado, vamos executá-lo. Um pequeno ícone aparecerá ao lado do relógio padrão do Windows na barra de tarefas, no cantinho da tela. Clique com o botão direito sobre este ícone e, em seguida, clique em Abrir.


Com o programa aberto, clique no menu Lista e depois em Nova Lista. Com isso criaremos a lista para informações sobre o que salvaremos e onde salvaremos.


No campo Nome, digite o nome para a sua lista (pode ser qualquer nome, exemplo: Meu Backup) e clique no botão Salvar.


Agora que sua lista está criada vamos às suas configurações. Primeiro de tudo devemos criar uma tarefa, indicando ao programa o que ele deverá fazer, onde encontrar os arquivos para salvar, o que fazer com eles e onde salvá-los. O programa não vai advinhar sozinho, não é mesmo? Então vamos criar uma nova tarefa. Clique no menu Tarefa e depois em Nova Tarefa.


Agora passaremos a preencher várias informações. Começaremos pela aba Geral (as abas encontram-se no lado esquerdo da janela). O primeiro passo é inserir o nome da tarefa. Pode ser algo como “Meu Backup” ou qualquer nome que você queira. Desmarque a opção Utilizar Cópia Sombra de Volume.


Agora passaremos para a aba Arquivos. Nesta temos duas partes importantes: em cima, Origem (onde o programa encontrará os arquivos para salvar) e, embaixo, Destino (onde o programa salvará o backup). É muito importante configurar corretamente essas duas partes, uma vez que qualquer erro poderá ser crucial, comprometendo todo o seu backup. Em nosso exemplo adicionaremos apenas a pasta Documentos, do próprio Windows. Então na parte Origem basta clicar no botão Adicionar - Diretório.


Selecionamos, agora, a pasta a ser salva. No nosso caso, a Documentos. Então basta navegar, encontrar e clicar no botão Ok.


Em Destino, devemos selecionar a pasta onde será armazenado o nosso backup. Para isso, clique no botão Adicionar - Diretório.


Criei uma pasta chamada Backup em outra partição do disco rígido. Você também poderá fazer isso, como também poderá salvar em um Pen Drive, por exemplo. Basta criar uma pasta dentro da unidade e selecioná-la. Lembre-se de que o backup pode ocupar um bom espaço. Então, tenha um bom espaço livre na unidade de destino.


Na aba Programar, iremos configurar se o backup começará manualmente ou automaticamente. No nosso caso selecionaremos a opção Única vez, mas caso você queira deixar o backup agendado para iniciar-se automaticamente, fica a seu critério.


Vamos até a aba Arquivo Compactado. Nesta sessão poderemos definir as informações para o arquivo de backup. Eu sugiro, em Tipo de compactação, selecionar a opção Compactação Zip, uma vez que esse formato é muito compatível com diversos programas de compactação (WinRAR, por exemplo). Dessa forma ficará muito fácil restaurar o backup. Você também pode separar o backup em partes. Em Opções de partir, basta selecionar e configurar a seu gosto.


Chegamos à aba Exclusões. Esta serve, por exemplo, para você remover uma pasta ou arquivo de dentro da(s) pasta(s) que você selecionou para fazer o backup. No nosso caso não usaremos exclusões, mas caso você queira, fica a seu critério.


Em Eventos, podemos selecionar quais tarefas automatizadas serão realizadas antes ou depois do backup. Por exemplo, vamos supor que você queira fechar o MSN Messenger antes do backup iniciar. Basta adicionar a tarefa, na parte Eventos pré-backup, clicando no botão Adicionar - Encerrar Programa.


Você vai digitar o nome do programa para que o Cobian Backup faça a busca dele em seu computador e feche-o automaticamente para você. Lembrando que esse recurso não se restringe unicamente a um programa. Você poderá selecionar qualquer programa que ele fechará automaticamente para você.


Agora, em Avançado, iremos definir as últimas configurações. Eu sugiro deixar como já está pré-configurado. Mas se você sentir a necessidade de mudar algo, fique à vontade. Feito isso clique em Ok.


Sua tarefa de backup já está configurada. Podemos vê-la do lado esquerdo da janela principal do programa.


Clicando sobre a sua tarefa, você poderá estar visualizando no painel direito todas as informações que você definiu.


Então, finalmente, chegou a hora de executar esta tarefa e começar a fazer o backup, não é mesmo? Clique no menu Tarefa e em Executar Todas as Tarefas AGORA!.


O programa vai lhe perguntar se você realmente deseja iniciar. Nesta “pergunta” terá a opção de Desligar o computador. Isso é útil, por exemplo, se você vai deixar o backup perdurar uma madrugada. Quando acabar, o computador automaticamente se desligará, poupando energia elétrica. Se este for o seu caso, marque a opção e clique em Ok. Do contrário, apenas clique em Ok para o backup iniciar.


Iniciado o backup, você poderá acompanhar o log de eventos e as barras de progresso na janela do próprio programa.


Assim que terminar, você poderá acompanhar ali pela barra de status do programa (rodapé) a quantidade de arquivos processados e o tamanho final.


É interessante abrir a pasta onde você configurou para salvar o backup e conferir o arquivo, se está tudo Ok.


Se quiser fazer um teste com o arquivo abrindo com um programa de compactação (WinRAR, por exemplo), também é muito interessante, uma vez que se houver algum erro você já verá e poderá corrigir o backup.


No nosso caso, como está tudo Ok, podemos fechar a janela e guardar o backup para, num futuro próximo, estar restaurando-o. Para restaurar, basta extrair pelo WinRAR (download) para suas devidas localidades.

Este método aqui apresentado representa apenas uma das diversas maneiras nas quais você poderá estar efetuando o backup das informações de seu computador. O Cobian Backup é uma ótima escolha, uma vez que seu uso é simplificado e não exige tantos conhecimentos técnicos.

Fonte: Dicas em Geral

Veja também:

Backup: é bom se preocupar! 

Backupify: salve todo o seu conteúdo online! 

RDilly (software para backup do registro) 

Tutorial do Erunt




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Feed Orkut Fórum Facebook Twitter
 

Copyright © Caixa de dicas | Política de Privacidade | Todos os direitos reservados |