Proteja seu PC usando uma Conta Limitada





O que é uma conta de usuário?

No sistema operacional Windows XP, uma conta de usuário é um conjunto de informações que relata ao Windows quais arquivos e pastas você tem a permissão de acessar, quais mudanças você pode fazer no computador, e suas preferências pessoais, tais como o tema e o plano de fundo da área de trabalho.

As contas de usuário podem auxiliá-lo a usar o computador em conjunto com outras pessoas e ainda ter seus próprios arquivos e configurações. Cada usuário tem acesso à sua conta com uma senha e nome de usuário.
____________________________________

Veja que tipo de conta você está usando agora

Se você estiver utilizando o sistema operacional Windows XP, clique com o botão direito do mouse no relógio do Windows (na parte inferior direita da área de trabalho) e escolha a opção Ajustar data/hora, como mostra esta imagem:

OBSERVAÇÃO: É SÓ CLICAR SOBRE AS IMAGENS QUE ELAS SERÃO MOSTRADAS EM TAMANHO MAIOR.


• Caso você esteja utilizando uma conta de Usuário Limitada, surgirá uma caixa de diálogo com a informação: “Você não tem o nível de privilégio necessário para alterar a hora do sistema”, como mostra esta figura:


• Caso você esteja utilizando uma conta de Administrador, será mostrada uma pequena janela com controles que podem ser utilizados para mudar a hora e a data em seu PC, como mostra esta imagem:

____________________________________

Quais os benefícios de se utilizar uma conta limitada?

Se você passar a trabalhar usando uma conta Limitada, pode reduzir os danos causados por vírus e outros programas nocivos.

Mas caso a invasão aconteça enquanto você estiver usando com uma conta de Administrador, o invasor poderá ter acesso total ao seu PC e os prejuízos podem ir de uma simples interferência no ritmo de trabalho até à catástrofe completa.

Usar o tipo de conta adequado na medida certa é uma ótima forma de proteger o PC, e a configuração de contas é uma tarefa simples de se executar.

As contas de usuário limitadas do Windows tem a capacidade de eliminar ou, ao menos, diminuir os problemas causados por vários virus, spywares e malwares em geral. Em outras situações, funcionam como “fatores atenuantes” em falhas de segurança do sistema, reduzindo a gravidade dos problemas.

Usuários de contas limitadas não conseguem criar arquivos em pastas de sistema, como a pasta Windows ou Arquivos de Programas, por exemplo, nem na raiz do drive (“C:\”). Ao invés disto, os arquivos devem ser colocados na pasta pessoal, geralmente “Meus documentos”. Também não são possíveis mudanças que atinjam outros usuários no chamado registro HKLM do Windows.

Mesmo asssim é perfeitamente possível baixar e executar arquivos e programas baixados da internet, embora esses programas (sejam perigosos ou não) possuirão as mesmas restrições. Até mesmo os softwares que já estejam instalados no PC passarão a ter estas limitações, sempre que forem executados por uma conta limitada.

Mas na maioria das situações isso não faz diferença. O software ainda tem a capacidade de armazenar as configurações ou alterações feitas pelo usuário em sua chave pessoal no registro do Windows (também chamada de HKCU). Relatórios de erros, plug-ins, dentre outros também tem uma localização correta, chamada de “Application Data” ou “Dados dos Aplicativos”, o qual é específico para cada usuário do sistema.

Sendo assim, as contas de usuário limitadas influenciam pouco na utilização de programas seguros, quando estes são desenvolvidos de forma correta. Já os virus, malwares e softwares mal-intencionados perdem grande parte de sua capacidade de prejudicar o sistema. Eles ficam impedidos de instalar drivers (softwares especiais que são executados com altas permissões e que são comuns na atualidade para tornar mais difícil a eliminação de ameaças digitais. Também é importante notar que usando-se uma conta limitada o malware não terá como se transmitir para os outros usuários e nem para arquivos importantes do sistema, sendo assim os prejuízos ocasionados pela ameaça são muito menores.
_____________________________

Qual é a diferença entre contas de Administrador e Usuário Limitado?

Uma conta de Administrador permite que você faça alterações que afetarão outros usuários, como mudar as configurações de segurança, por exemplo. Você pode acessar todos os arquivos do computador com uma conta de Administrador.
Quando trabalha em uma conta de Administrador, você pode:
• Instalar seu computador e o software e hardware iniciais.
• Definir preferências e fazer reparos.
• Adicionar novos programas e hardwares, como um software de compartilhamento de música ou uma impressora.
As contas de Administrador são o tipo padrão de conta do Windows XP.

Uma conta de Usuário Limitado permite que você utilize a maior parte dos recursos do PC, mas somente um Administrador pode fazer mudanças que afetem outros usuários. Por exemplo, em uma conta de Usuário Limitado, você pode usar:
• Navegadores da Web e programas de email.
• Programas de produtividade como o Microsoft Word, o Microsoft Excel e o Microsoft PowerPoint
• Programas de entretenimento que permitem reproduzir música e vídeo, editar fotografias e muito mais.
_____________________________

Como criar uma conta limitada:

Agora que já vimos algumas das vantagens de se usar uma conta limitada, vamos criá-la. Para isto, vá no menu: Iniciar / Painel de Controle / Contas de usuário e clique na opção Criar uma nova conta, como mostra esta imagem:


Será mostrada uma nova tela como esta abaixo, na qual você digitará um nome qualquer que você escolher para esta conta e clicará no botão Avançar:

Surgirá mais uma tela, na qual você selecionará a opção Limitado e clicará no botão Criar conta, como mostra esta imagem:

_____________________________

Como instalar programas, executar programas que precisem de privilégios de Administrador ou fazer alterações importantes no sistema utilizando-se uma conta limitada:

Caso seja necessária a instalação de programas ou outras tarefas que exijam privilégios de Administrador (o que normalmente não é possível com contas limitadas), é só você utilizar a opção “Executar como”, clicando-se com o botão direito do mouse sobre o programa, arquivo ou item desejado. Para dar um exemplo, usando uma conta limitada não seria possível fazer a desfragmentação do computador, pois não teríamos os privilégios necessários para isto. Mas basta executarmos esta opção de “Executar como”, como mostra esta imagem:


Agora basta selecionarmos um usuário que tenha a conta com privilégios de Administrador, digitar a senha deste usuário e clicar no botão OK, como mostra esta figura:


Note que depois de efetuarmos os procedimentos acima poderemos executar normalmente a desfragmentação, como mostra esta imagem:


Obs: Se mesmo clicando-se com o botão direito do mouse sobre o item desejado não aparecer esta opção de “Executar como”, fique segurando a tecla Shift ao dar o clique com o botão direito do mouse sobre o item. A tecla Shift é esta que fica acima da tecla Ctrl (Control) aí no seu teclado, como mostra esta imagem:


Aí você selecionará um usuário que tenha permissões de Administrador, e assim o software ou item desejado será executado com as permissões desta conta de Administrador.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Feed Orkut Fórum Facebook Twitter
 

Copyright © Caixa de dicas | Política de Privacidade | Todos os direitos reservados |