Trabalhando com Sandboxie




Uma excelente forma de testar programas em seu PC sem a necessidade de que os mesmos sejam efetivamente instalados no seu PC é através da SandBoxie.

SandBoxie nada mais é do que uma área virtual de armazenamento no HD, permitindo que se instale quaisquer aplicativos sem que para isso seja modificado o sistema com a inclusão de chaves no registro além de arquivos e pastas.

Todos os dados são salvos em uma pasta no HD, podendo ser removida após a utilização do programa que optou por testar na SandBoxie.

Apesar de ser um armazenamento virtual a mesma não é recomendada para o teste com malwares e/ou programas do gênero. Para tal é recomendado a utilização de uma Virtual Machine -máquina virtual- onde terá um ambiente completamente livre do sistema principal.

dw Download

De instalação simples e prática onde inclui o nosso Português Brasil, não requer configurações adicionais. Basta seguir as instruções do instalador normalmente. Será necessário instalar um driver para o correto funcionamento do programa, quando solicitado clique em Avançar para que seja realizada a instalação.

sshot-11 (1)

Será aberta uma janela, clique em Close para fechá-la. Após a instalação será aberta a janela principal do programa:

sshot-21

Para começar a utilizar, clique no menu Caixa -> DefaultBox -> Rodar nesta caixa -> Opção desejada. Ou simplesmente clicar com o botão direito em Caixa de Areia Defaultbox -> Rodar nesta caixa -> Opção desejada. Vamos utilizar a opção Qualquer programa.

Botão direito em Caixa de Areia Defaultbox -> Rodar nesta caixa ->Qualquer programa.

sshot-31

Será aberta uma caixa de dialogo onde devemos localizar o programa com o qual queremos testar. Pode estar localizado em qualquer pasta do seu HD ou até mesmo em unidades de CD/DVD ou PenDrive. Clique no botão Procurar e localize o arquivo do programa desejado.

sshot-4 (1)

Prossiga normalmente com a instalação do programa como se estivesse instalado-o no seu próprio PC. No meu caso, optei pela instalação do Browser da Apple, o Safari 4:

sshot-5 (1)

Percebam que o nome da aplicação possui sustenidos entre cochetes “[#]“, ilustrando que o programa está sendo rodado sob a SandBoxie.

sshot-6

Caso feche o programa e deseje voltar a executar o programa pela SandBoxie, clique com o botão direito em cima de Caixa de Areia Defaultbox -> Explorar conteúdo -> será aberta uma janela do Windows Explorer com algumas pastas.

A localização padrão da instalação dos programas é a mesma de um PC normal, acesse então a pasta drive -> C -> Arquivos de programas -> pasta do programa instalado -> execute o arquivo do programa desejado.

Todos os arquivos serão armazenados por padrão em C:\Sandbox. Você poderá seguramente apagar todas as instalações como a que fizemos acima, eliminando todas as pastas e arquivos dentro desta pasta Sandbox.

A pasta Sandbox não deverá ser apagada, somente após a desinstalação do próprio programa SandBoxie.

Fonte: Blog do Ciro Mota


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Feed Orkut Fórum Facebook Twitter
 

Copyright © Caixa de dicas | Política de Privacidade | Todos os direitos reservados |