Proteja seu pen-drive de infecções




malware

Com o completo desuso dos disquetes chegamos a era dos pen-drives, objeto de armazenamento de arquivos simples, rápido e super prático. Bastou plugar em um PC qualquer e já estará funcionando.

Devido a esta alta mobilidade dos pen-drives, é cada vez mais comum as infecções nestes dispositivos onde possuem um poder muito grande de disseminação. Pode parecer um artigo muito maçante e muito longo, mais que valerá a pena ser lido.

Entenda como funciona:

Ao plugar o seu pen-drive em um PC que já infectado, o seu pen-drive carregará a infecção para o seu próprio PC ou um outro PC no qual o seu pen-drive for plugado, formado uma cadeia.

Isto também é válido para cartões de memória, telefones celulares, mp3/mp4 e demais dispositivos de armazenamento USB.

Sintomas da infecção:

  • A Unidade fica inacessível
  • Erros de Autorun são comuns na tela
  • A opção de ver arquivos Ocultos fica desabilitada e/ou nunca fica ativada
  • Incapacidade de apagar/mover arquivos do pendrive

Remoção da infecção:

Há algumas ferramentas para o tratamento desta infecção, dentre elas podemos destacar a PenClean que remove os arquivos mais comuns para esta infecção. É possível ver a lista de arquivos que são removidos pela PenClean e correções efetuadas neste link.

dw Download PenClean

Para executar a ferramenta PenClean basta seguir os passos abaixo:

penclean

  • Primeiramente adicione ao PC seus pen-drives, mp3/mp4 e demais dispositivos USB que possua.
  • Dê dois cliques no arquivo PenClean.exe onde será aberta a tela inicial do programa.
  • Selecione a opção Verificar o unidade, na caixa de lista suspensa, selecione Todas unidades.
  • Clique no botão Verificar.
  • Aguarde alguns instantes, o exame é rápido.
  • Será informado se algo foi encontrado, é possível que a ferramenta solicite para reiniciar, clique em Sim. O computador será reiniciado normalmente.

Serão gerados relatórios onde informarão o que foi removido. Basta para isso, visualizar o arquivo PenClean.txt localizado na pasta C:\PenClean.

OBS: A ferramenta PenClean não é 100% precisa, podendo ainda restar alguns arquivos maliciosos nas raízes dos discos locais. Se desconfiar de certos arquivos com extensão .exe; .com; .bat; .pif; .cmd e .vbs, poderão ser apagados, caso realmente não os identifique.

Caso contrário, a sugestão é que procure um fórum onde tenha o serviço de Remoção de Malwares disponível para realizar uma limpeza nos dispositivos e remoção dos resquícios da infecção.

Como posso me proteger?

Algumas instruções se forem seguidas corretamente poderão contribuir para uma não-infecção ou re-infecção do seu pen-drive e/ou PC. Abaixo veremos algumas:

Se necessitar usar o seu pen-drive em locais públicos, há uma ferramenta onde poderá ser impedido o uso do pen-drive para escrita assim impedindo a infecção. Trata-se da ferramenta USB WriteProtector.

Ferramenta gratuita e simples onde você poderá levá-la no seu próprio pen-drive, além de ativa-la e desativá-la sempre que necessário.

dw Download USB WriteProtector

O programa não requer instalação apenas crie uma pasta no seu pen-drive com o nome de UsbWriteProtect e descompacte os arquivos para esta pasta.

A ferramenta possui o idioma Português de Portugal, o que não será um empecilho de uso para as pessoas que não possuem conhecimento em Inglês. Para mudar o idioma, na caixa Sprache / Language: clique na caixa de lista suspensa e selecione Portuguese.

O uso desta ferramenta é muito simples. Acesse sua pasta no seu pen-drive e execute o arquivo UsbWriteProtect.exe onde será aberta a janela abaixo:

usbwp

Para ativar a proteção, clique em Proteção de escrita USB – Activa
Para desativar a proteção, clique em Proteção de escrita USB – Inactiva

Aguarde alguns instantes até que a ferramenta aplique a restrição.

É recomendado que efetue a restrição de escrita no seu PC pessoal, depois que obtiver a certeza de que está com o PC limpo.

OBS: Com a proteção ativa, não será possível salvar arquivos no pen-drive, apenas cópia e leitura.

Para PC’s compartilhados:

Faculdades, lan-houses, empresas e demais locais onde se utilizam vários PC’s e são usados por várias pessoas também devem seguir algumas orientações básicas para evitar infecções.

A primeira delas e ter um bom antivirus devidamente configurado. Alguns antivírus realizam a detecção destas infecções, porém não conseguem remover por completo, por estarem mal configurados ou sua base de dados é insuficiente. Mais de qualquer forma, já é um diferencial para conter a infecção.

Atualmente o mercado já possui algumas soluções antivírus que são dedicadas a tratar deste tipo de infecções, porém ainda não estão completamente precisas.

Segundo ponto é desabilitar o Autorun das unidades, impedindo assim que o malware seja instalado no momento do uso do pen-drive. Há um utilitário simples para esta função:

dw Download AutoPlayConfig

Descompacte o arquivo em seguida execute o arquivo AutoPlayConfig.exe.

Clique em Disable para ativar a restrição.

Para verificar se há alguma restrição, clique no botão Check Autoplay Status.

autoplayconfig

Creio que seguindo estas dicas, será possível reduzir ou até mesmo zerar (um pouco otimista) o índice deste tipo de infecção.

Fonte: Blog do Ciro Mota


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Feed Orkut Fórum Facebook Twitter
 

Copyright © Caixa de dicas | Política de Privacidade | Todos os direitos reservados |