Proteja seu ouvido




sound

Com o alto índice de crescimento de iPods, celulares e mp3/mp4 pelos jovens, além de muito entreterimento nos momentos de lazer, também requer alguns cuidados que na maioria das vezes não são seguidos pela população. Neste artigo abordarei alguns cuidados que devem ser levados em conta para uma prevenção de doenças auditivas.

Uma atitude freqüente das pessoas que utilizam estes aparelhos é utilizar o fone em apenas um dos ouvidos podendo ou não estar compartilhando o fone restante com uma outra pessoa. Nos tempos modernos o alto índice de infecções contidas neste compartilhamento é bastante elevado (vide telefones públicos, os famosos orelhões), portanto, evitar compartilhar os fones de ouvido com outra pessoa se faz necessário para evitar otites (clique e saiba mais).

Evitar utilizar somente de forma excessiva e com som alto um dos fones. Com a exposição somente em um dos ouvidos, a audição poderá ser prejudicada em apenas um deles.

Evite o tempo excessivo com os fones no ouvido. Resuma o tempo para ouvir suas músicas favoritas a apenas algumas horas por dia. O que nos leva para:

Evitar o uso do som muito alto, com isso há um risco alto de perda de audição. Lembre-se que sua audição é sua poupança, poupe hoje para ter no futuro.

Fones com protetores de borracha, semelhantes aos protetores auriculares e também presentes em alguns fones dos Sony Ericsson (HPM-70 por exemplo), devem ser lavados com água e sabão a cada semana. Já os fones sem esta proteção podem ser limpos com um cotonete úmido com álcool.

Para trabalhadores:

Funcionários de empresas que trabalham exposto a altos níveis de barulho também devem tomar alguns cuidados para com a audição:

Utilizar sempre o protetor auricular durante o período de trabalho.

Assim como os protetores de borracha dos fones, porém com uma intensidade maior, os protetores auriculares também devem ser lavados pelo menos diariamente com água e sabão.

Seu protetor é pessoal e intransferível, não empreste-o para colegas de trabalho, com isto evita-se o risco de infecções.

Creio que estas dicas são suficientes, visto que trata-se de um assunto um tanto técnico e bastante amplo, o que fugiria um pouco do nosso propósito.

Fonte: Blog do Ciro Mota


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Feed Orkut Fórum Facebook Twitter
 

Copyright © Caixa de dicas | Política de Privacidade | Todos os direitos reservados |