PC reiniciando. Isto é virus? Acredito que não!




A primeira impressão que um dono de PC’s tem quando o seu PC reinicia misteriosamente é de que está infectado por algum vírus, seria uma teoria natural devido ao estigma ruim que os vírus carregam a muito tempo. Mais neste caso, quem pode estar sofrendo é seu Windows, por algum problema em algum hardware.

Em minhas andanças como técnico, fui indicado por amigos, a visitar uma escola em um bairro próximo ao meu, onde nesta escola estaria um problema praticamente “insolúvel”, onde os vários (Pseudo Técnicos em sua grande maioria) que passaram não conseguiram resolver o problema.

Ao chegar na escola, me dirigi com a diretora até o auditório onde estaria o PC. O gabinete do PC, ***3 baias, estava acomodado em uma caixa de madeira de mais ou menos 70cm de altura, por 40cm de largura e 80cm de comprimento, e o mais importante, apenas a frente desta caixa era aberta, havia apenas um furo no fundo para passar os cabos.

Ao iniciar um uso qualquer deste PC, o mesmo funcionava bem por alguns minutos, depois o mesmo travava, tendo que reiniciar, e após reiniciar, o PC não ligava mais, só após alguns minutos.

Causa: Aquecimento. Como não havia ventilação dentro da caixa de madeira, o hardware, principalmente o processador entrava em aquecimento extremo, causando assim os travamentos ou possivelmente um *reboot do sistema.

A diretora me informou que se tratava de uma medida para evitar um possível roubo, apesar de que esta escola estava situada em uma área movimentada e tinha sua segurança significativamente boa. Após conversamos a convenci a mudar o local do gabinete, sandando assim os problemas com este PC.

As únicas causas em que um PC pode reiniciar proveniente de malwares, aconteceu e ainda acontecem, em sistemas não atualizados, pela famosa falha do Worm Blaster ou Sasser, falha essa herdada do Windows 2000. Ataque esse onde vários e vários sistemas foram infectados, ocorreu no auge da era Windows XP. Para quem tem os sistemas Windows 2000 e Windows XP até o Service Pack 1, que não estejam atualizados, podem sofrer ainda com este malware, que faz com que o PC abra uma contagem e reinicie em 60 segundos:

th_84465_isass_122_66lo

Uma outra forma para o PC reiniciar causado por um malware, é se o mesmo estiver infectado por um **rootkit. O Rustock para ser mais preciso, onde o mesmo irá causar a famosa ****BSOD. Abaixo um exemplo do que ocorre. Como os rootkits usam diversas táticas para se camuflar no sistema, sua remoção é um tanto quanto mais trabalhosa do que os outros malwares.

EX:

*** STOP: 0X0000008E (0XC0000005, 0XB7FB23D7, 0XB7550A20, 0X00000000)
*** system32: lzx32.sys – Adress B7FB23D7 base at B7FB0000, Datestamp 458c2c44

Não quero defender os malwares, mais pense bem antes de acusá-lo, pois quem pode estar sofrendo é o seu Hardware e você perderá mais tempo tentando resolver o problema achando que seus travamentos ou reboots são causados por um malware.

Outro fator importante é quanto a lentidão excessiva que alguns PC’s apresentam com o tempo. E novamente o usuário pensa que pode ser causado por malwares. Em parte sim, mais nem sempre a causa das lentidões no sistema são malwares.

Os fatores mais comuns para lentidão são:

- Hardware de qualidade ruim em um PC sub-dimensionado. Os famosos PC’s com preços acessíveis encontrados por ai.

- Excesso de programas em execução, visto que um PC sub-dimensionado não irá suportar grande quantidade de programas executando ao mesmo tempo.

- Espaço insuficiente em disco. Isto se encaixa nos usuários que lotam o HD até os últimos MB possíveis.

- Fragmentação excessiva do disco. Neste caso o usuário não tem muita culpa, mais cabe a ele sempre que possível realizar a desfragmentação completa do disco.

* Reboot: Em computação, boot é o termo em inglês para o processo de reiniciazilação do computador que recarrega o sistema operacional quando a máquina é reiniciada.

** Rootkit: Rootkits seriam uma nova “raça” de vírus surgida nos últimos anos. A principal intenção dele é se camuflar, impedindo que seu código seja encontrado por qualquer anti-vírus, mas isso é possível?? Sim! Quando o Windows faz um pedido para a leitura ou abertura de um arquivo(seja a mando do anti-vírus ou pelo próprio usuário) o vírus intercepta os dados que são requisitados(intercepção via API) e faz uma filtragem dessa informação, deixando passar apenas o código não infectado, impossibilitando o anti-vírus ou outra ferramenta de encontrar o arquivo malicioso.

Origem do nome rootkit:

Os rootkits possuem esse nome por serem, inicialmente, “kits” de programas para a plataforma UNIX para manter o acesso total ao sistema previamente comprometido, agindo como backdoor. Como “root” é o usuário com o controle total do computador nas plataformas Unix, originou-se o nome “rootkit” para denominar estes conjuntos de aplicativos.

*** Gabinetes sub-dimensionados com muito pouco espaço em suas dimensões.

**** BSOD: Tela azul da morte. Tão temida pelos técnicos. Surge quando algo grave está ocorrendo com o hardware ou com o Windows.

Fonte: Blog do Ciro Mota


2 comentários:

Franklin G. disse...

"BSOD: Tela azul da morte,,,"

Dei altas gargalhadas ao ler essa citação.

----
bom blog kra, gostei do post falando do "técnicos de info"

t+
Franklin G.

Anônimo disse...

Thanks :)
--
http://www.miriadafilms.ru/ приобрести кино
для сайта www.caixadedicas.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Feed Orkut Fórum Facebook Twitter
 

Copyright © Caixa de dicas | Política de Privacidade | Todos os direitos reservados |