Lista das mais perigosas ameças dos últimos 20 anos








A Panda Security chega ao seu 20º aniversário e para comemorar a data foi elaborado um lista das ameaças mais perigosas para os usuários nos últimos 20 anos. As ameaças foram selecionadas de acordo com a evidência com que estes malwares estiveram.
Vamos conhecer a lista traduzida abaixo:
Sexta-feira 13 ou Jerusalém: Criado em 1988 em Israel e reportado pela primeira vez em Jerusalém, supostamente comemorava o 40º aniversário de Israel. Em todas as sexta-feiras que coincidiam com o dia 13, eliminava todos os programas que se executava no computador infectado.
Barrotes: O primeiro vírus de origem Espanhola surgido em 1993. Após infectar os PC’s, permanecia oculto até à chegada do dia 5 de Janeiro, data em que seria ativado mostrando uma série de barras no monitor, como se o sistema estivesse preso em uma cela.
Cascade ou Falling Letters: Criado na Alemanha em 1997. Sempre que infectava um computador, todas as letras exibidas na tela caíam em formato cascata.
CIH ou Chernobyl: Vírus produzido em Taiwan em 1998, em comemoração do aniversário ao desastre de Chernobyl, demorou apenas uma semana para se propagar e infectar milhares de computadores eliminando não só arquivos como a BIOS.
Melissa: Surgiu em 26 de Março de 1999 nos EUA. Possuía código malicioso extremamente inteligente e utilizava técnicas de engenharia social para se propagar com uma mensagem que dizia: “Here is that document you asked for… don’t show anyone else ;-) ”. Infectava arquivos do Word e realizava a distribuição para os primeiros 50 contatos cadastrados no Outlook dos computadores infectados.
ILoveYou ou Loveletter: Vírus bastante conhecido. Este vírus romântico teve origem nas Filipinas no ano 2000, onde chegava através de email com o assunto “I love You”, infectando milhões de computadores em todo o mundo, e até organizações como o Pentágono, possuiu diversas variantes que dificultaram a vida dos laboratórios de detecção e análise de vírus.
Klez: Criado em 2001 na Alemanha, apenas infectava computadores no 13º dia dos meses ímpares. Corrompia arquivos com dados aleatórios impossibilitando a sua recuperação.
Nimda: Origem na China em 18 de Setembro de 2001, o nome é um anagrama da palavra “admin” escrita em ordem inversa, possuía recursos capaz de criar compartilhamentos de rede, possibilitando o acesso à mesma e à criação de contas com privilégios de administrador do sistema.
SQLSlammer: Uma das principais dores de cabeça para as empresas, surgiu em 25 de Janeiro de 2003 e afetou mais de meio milhão de servidores em apenas alguns dias, gerava endereços IP aleatórios onde iniciava-se a sua distribuição.
Blaster: Vírus criado nos EUA em 11 de Agosto de 2003 e que continha uma mensagem no seu código: “I just want to say LOVE YOU SAN!!” e “Billy gates, why do you make this possible? Stop making money and fix your software”. Muito conhecido por mostrar uma mensagem do sistema com contagem regressiva de 60 segundos para reiniciar o computador além de lançar ataques de negação de serviços -DDos- ao windowsupdate.com em dias específicos.
Sobig: Vírus Alemão que ficou famoso no verão de 2003. A variante ‘F’ foi a mais destrutiva onde atacou em 19 de Agosto desse mesmo ano, gerando mais de um milhão de cópias. A Microsoft chegou a oferecer 250.000 dólares de recompensa por informações sobre o criador, porém o mesmo se desativou permanentemente em 10 de Setembro do mesmo ano deixando de representar uma ameaça.
Bagle: Ameaça surgida em 18 de Janeiro de 2004, foi um dos vírus que mais gerou número de variantes causando inúmeras infecções. Sua propagação era através de anexos de emails.
Netsky: Worm também vindo da Alemanha em 2004 onde explorava vulnerabilidades no Internet Explorer, sendo seu criador também o responsável pelo vírus Sasser onde propagava-se por email e por redes com compartilhamento de arquivos ativo.
Conficker: O último da lista e o mais recente que surgiu em Novembro de 2008, onde utiliza de uma falha no Windows para atacar além de propagação por dispositivos USB. A Microsoft também chegou a oferecer recompensa para identificar seus criadores. Dados de Junho apontam o Brasil com 13% de infecções por este vírus.
Dentre todos estes malwares, não poderia deixar de citar os Bankers Brasileiros que tiveram início em 2006 onde possui interesses financeiros, com propagação principal o email.
Para conferir a página comemorativa, acesse o link abaixo:

http://www.pandasecurity.com/20anniversary


Fonte: Blog do Ciro Mota



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Feed Orkut Fórum Facebook Twitter
 

Copyright © Caixa de dicas | Política de Privacidade | Todos os direitos reservados |