Fraudes via SMS




Após os scams* feitos por e-mails entramos em uma nova forma mais sútil e tão perigosa quanto, agora esses criminisos online resolveram atacar por SMS (Short Message Service o famoso Torpedo).
O fraudário envia uma mensagem em nome de uma empresa como SBT, Record, Avón, etc e faz a vítima acreditar que foi contemplada a um prêmio, algumas vezes sendo carro, moto, casa, dizendo que deverá entrar em contato o mais breve possível. Os telefones geralmente vem com DDD de estados do norte/nordeste do país, e o/a atendente dirá que para retirar o prêmio será necessário um depósito de 10% para alguma entidade social, quando na verdade o depósito é enviado para os tratantes.

Aqui temos uma amostra do SMS:

De: 085 9957 6925

*parabens*voce foi sorteado a um ford fiesta na recara premiada sbt 25 anos entre em contato de seu fixo ao sbt f/0318 596/47/95/96ou/0318 599/57/96/25/

Conforme pode ser notado a parte do telefone ficou bem confusa, vamos reescrever para ficar mais visível:

031 85 9647 9596
ou
031 85 9957 9625

A operadora 31 trata-se da Telemar, o DDD 85 é do estado Ceará.

* Fraudes que buscam estritamente ganhos finaceiros. Nas fraudes do tipo scam, diferente do phishing, é oferecido um serviço ao usuário, que paga pelo serviço mas nunca o recebe. Existem outros scams onde o usuário deve pagar uma taxa para a transação do dinheiro de uma conta para outra, mas a transação nunca é efetuada, fazendo com que o usuário perca o dinheiro.

Por: Renato Victor Mejias.

Renato é Assistente do Fórum Linha Defensiva, Monitor do Fórum Script Brasil e também atualmente é Hijackthis Senior do Fórum BleepingComputer. Membro ASAP e Unite.

Fonte: Blog do Ciro Mota


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Feed Orkut Fórum Facebook Twitter
 

Copyright © Caixa de dicas | Política de Privacidade | Todos os direitos reservados |