Discos Virtuais em seu PC




Hoje o armazenamento de arquivos na internet está alta, com os anexos de email chegando a aproximadamente 20MB -disponível no Gmail- é possível guardar diversos arquivos de relevância em ambiente seguro sem que o mesmo precise permanecer em seu PC.

Serviços como este podem substituir inclusive a utilização de pendrives, sendo nos dias atuais até uma melhor forma de compartilhamento de arquivos entre PC’s, tendo certa margem de segurança quando o assunto é os malwares oriundos da utilização de pendrives.

Dropbox

Um destes serviços é o Dropox que oferece armazenamento grauíto de 2GB. Para a utilização do serviço é necessário um pequeno cadastro que pode ser feito na própria página do serviço ou através do download do software para a criação da unidade virtual.

link https://www.getdropbox.com/

Após o download do programa temos a tela inicial do programa com as opções I’m new to Dropbox para criação de uma conta no serviço ou I already have a Dropbox account para quem criou a conta diretamente do site.

sshot-12

Escolha uma das opções e siga as instruções do programa para a instalação que não requer maiores configurações.

Após a instalação já será possível acessar seus arquivos através da pastaMeus Documentos\My Dropbox. A pasta Public como o próprio nome já diz, irá permitir o compartilhamento de arquivos com outras pessoas. Para que as pessoas tenham acesso a esta pasta, clique com o botão direito em cima da pasta Public em seguida Copy plubic link.

sshot-32

Você poderá também mover a localização da pasta Dropbox, basta para isso editar as configurações do programa clicando com o botão direito em cima do ícone do programa no system tray -ao lado do relógio- em seguidaPreferences. Só será possível mover esta pasta para a raiz de alguma partição que possua.

Além desta opção é possível definir se o programa irá iniciar junto com o Windows além da exibição de informações na área de notificação do sistema.

sshot-22

O compartilhamento de arquivos é muito simples, basta apenas utilizar as pastas como se estivesse utilizando no próprio PC. As ações para criação de pastas e remoção é a mesma. Inclusive a pasta Plubic e Photos além do arquivo de texto, podem ser excluídas.

Gmail Drive

link http://www.viksoe.dk/code/gmail.htm

Este pequeno shell extension cria de fato uma unidade virtual presente em Meu computador. Todo arquivo copiado para esta unidade irá diretamente para uma conta do Gmail que for definida no primeiro acesso a unidade.

Hoje como o Gmail já permite a criação de novas pastas para organização das mensagens, é possível a criação de um filtro para que os “emails” com arquivos recebidos deste recurso já sejam direcionados para uma pasta pré-definida, sendo assim uma melhor opção de organização dos arquivos.

A transferência de arquivos deverá ser sempre limitada unicamente pela velocidade da conexão e o tamanho do arquivo a ser enviado.

Fonte: Blog do Ciro Mota


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Feed Orkut Fórum Facebook Twitter
 

Copyright © Caixa de dicas | Política de Privacidade | Todos os direitos reservados |