Cuidados com os cartuchos de impressão e impressoras




printer Apesar de ser ‘um cubo plástico’ com a tinha dentro e por fora conectores, os cartuchos de imprssão são produtos sensíveis e que merecem um cuidado especial. Cada impressora possui o seu modelo de cartucho de impressão e além disso temos os cartuchos genéricos, que são mais baratos e possuem o mesmo efeito.

De várias cores, várias marcas, vários modelos e funções, vários preços, as impressoras se tornaram um item extremamente essencial tanto em nossas casas, como locais de trabalho e etc…

Indepentente do cartucho, da impressora e de seus valores, alguns cuidados são essenciais para a sua conservação e durabilidade de ambos. Vejamos alguns deles:

  • Durante a instalação do cartucho, jamais toque na parte metálica ou cabeça de impressão do cartucho devido ao risco de queima, tornando o cartucho inutilizável.
  • Não deixe o cartucho muito tempo parado, se já o começou a utilizar, utilize-o completamente ou a tinta poderá ‘empedrar’ também tornando o cartucho inutilizável. O ideal é semanalmente imprimir uma página para movimentação não só da impressora como do próprio cartucho.
  • Ao receber o aviso de pouca tinta, evite insistir na impressão. As impressoras Epson exibem um aviso, onde informa quantas páginas (iguais a ultima impressa) ainda poderão ser impressas, não utilize o cartucho baseado neste valor total, providêncie assim que possivel sua substição ou recarga. Se possível utilize combinações de cores, como o azul escuro por exemplo, para realizar as impressões até que seja possivel comprar ou recarregar o cartucho.
  • Ao instalar um novo cartucho realize o alinhamento e limpeza das cabeças de impressão, em alguns casos irá consumir um pouco de tinta, mais principalmente a limpeza se faz necessário para a conservação da impressora.
  • Algumas impressoras detectam e não funcionam com cartuchos genéricos, se isto ocorrer com você, não insista no uso e substitua o cartucho por um original ou o cartucho anterior recarregado. Insistindo no uso, você poderá danificar permanentemente as cabeças de impressão. Impressoras Epson possuem cartuchos originais apartir de R$29, com isso não compensa a compra de um cartucho genérico. Nada contra a eles, é claro.
  • Ao imprimir imagens que não seja necessário seu total foco, utilize o modo de Rascunho ou Normal Rascunho, presente nas preferências de impressão de cada impressora (Arquivo -> Imprimir -> Preferências.). Esta configuração, em alguns casos, será válida somente para a impressão que está sendo feita, retornando ao normal durante a próxima impressão.
  • Multifuncionais HP possuem o modo de configuração de cópia (Central de Soluções -> Configurações -> Configuração de cópia) onde pode ser configurado nívels de brilho dos documentos a serem copiados, se bem configurado poderá economizar tinta. Obviamente que se for realizar um numero alto de cópias de um documento por exemplo, é mais rentável ir a uma cópiadora para realizar estas cópias. Afinal, uma multifuncional não é uma copiadora profissional.
  • Evite deixar cartuchos e impressora expostos a poeira e umidade. Cubra sempre a impressora e mantenha os cartuchos, se não estiverem sendo utilizados, em sua embalagem original.
  • Não utilize softwares para gerenciamento dos cartuchos de impressão, utilize e configure sempre com o software da própria impressora.
  • Cartuchos HP geralmente só permitem que sejam recarregados apenas uma vez, chegando em alguns casos a apresentar alguns erros quando estiverem próximos de acabar a tinta, ou até mesmo após a recarga, como a não visualização do nível de tinta disponível.

Espero que estas dicas sejam úteis para uma melhor conservação do seu material.

Fonte: Blog do Ciro Mota


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Feed Orkut Fórum Facebook Twitter
 

Copyright © Caixa de dicas | Política de Privacidade | Todos os direitos reservados |