Cuidados com o Windows




Um dos maiores problemas que as pessoas se queixam com o passar do tempo de uso do Windows é que o mesmo acaba tendo seu desempenho comprometido. No entanto, o que diferencia de um sistema estável com todas as suas atividades em pleno funcionamento para aquele sistema completamente instável, lento e com dificuldades para execução das variadas ações diárias é exatamente os cuidados impostos por parte do utilizador.

Se alguns cuidados forem seguidos é possível manter o sistema estável e totalmente funcional por bastante tempo. Dividirei as dicas de cuidados com o Windows em duas partes. Neste artigo eu abordarei alguns ações preventivas para evitar problemas de instabilidade.

Primeiro ponto de tudo é manter o Windows sempre atualizado. A maioria das atualizações do Windows são destinadas a segurança, e segurança é o ponto principal para manter a estabilidade do sistema. Antivírus e firewalls são essenciais para a segurança de um PC nos dias atuais.

Espaço disponível em Disco: Para que o Windows funcione normalmente, é necessário que se possua pelo menos 15% de espaço na partição do sistema. Abaixo deste valor é notável na maioria dos casos o quanto o sistema se torna instável. Portanto se você possui menos de 15% de espaço livre na partição do sistema, é interessante encontrar uma forma de conseguir este espaço deletando alguns arquivos pessoais que julgar desnecessários.

Limpeza de disco: Este pequeno utilitário presente no Windows nos ajuda a realizar uma limpeza de arquivos desnecessários que são encontrados no sistema, como por exemplo cookies e arquivos temporários do navegador, arquivos temporários resultantes da instalação de programas e afins. O uso frequente deste utilitário também ajuda a manter a estabilidade do sistema.

Para acessar o utilitário de limpeza de disco vamos em Iniciar ->Programas -> Acessórios -> Ferramentas do sistema -> Limpeza de disco.

A primeira tela do aplicativo nos solicita que seja informado qual disco iremos verificar e possivelmente limpar. Se o seu HD for particionado, é necessário apenas apontar a partição do sistema.

limp1

Ao clicar em Ok é feita uma breve verificação e em seguida temos a segunda tema com algumas opções para serem marcadas ou desmarcadas. Falaremos um pouco sobre estas opções:

Downloaded Program Files: A utilidade desta pasta é salvar programas baseados em ActiveX do navegador.
Temporary Internet Files: Esta pasta armazena todos os arquivos temporários do Internet Explorer.
Páginas da Web Offline: Utilizada para armazenamento de páginas completas que foram salvas no modo off-line a partir do Internet Explorer.
Lixeira: Lixeira.
Arquivos temporários: Arquivos temporários do sistema, como arquivos temporários de instalação de programas, arquivos de log entre outros.
Arquivos temporários WebClient/Publish: CAche de arquivos acessados em disco.
Compactar arquivos antigos: Esta é uma função muito útil, onde irá compactar arquivos que não possuíram quaisquer acessos por mais de 50 dias. Esta função está disponível apenas para utilizadores de partições em NTFS.
Catalogar arquivos para o “Indexador de conteúdo: Esta opção só mostrará valores se o Serviço de Indexação estiver ativo.

Para executar a limpeza, basta marcar todos os itens em seguida clicar em Ok para concluir a limpeza.

Desfragmentador de disco: Imagine uma pessoa completamente desorganizada que coloca por exemplo, a carteira em um local e após a bagunça levará o dobro do tempo para encontrar novamente a carteira. É desta forma que funciona o processador. Na busca por informação o mesmo acaba fragmentando a partição e mesmo com as memórias cache para auxiliá-lo, chegará um certo momento em que haverá demora no acesso aos arquivos.

O desfragmentador de disco é de alta importância para manter a estabilidade do sistema, onde irá reorganizar os dados da partição tornando-os melhor acessível. A tarefa de desfragmentar o PC é bastante simples bastando apenas acessar o utilitário de desfragmentador de disco através do Iniciar -> Programas -> Acessórios -> Ferramentas do sistema -> Desfragmentador de disco.

Será aberta a tela principal, basta clicar no botão Desfragmentar e aguardar o término da verificação.

defrag-150x150

Poderá ser um processo bem demorado variando da situação de fragmentação da partição.

Não abordarei neste artigo medidas para melhorias no desempenho visto que é facilmente encontrado em sites. No próximo artigo abordarei medidas ainda preventivas e corretivas com programas proprietários.

Fonte: Blog do Ciro Mota


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Feed Orkut Fórum Facebook Twitter
 

Copyright © Caixa de dicas | Política de Privacidade | Todos os direitos reservados |