A alternativa das compras on-line





De acordo com a coluna de Tecnologia do Portal Terra, o comércio on-line cresceu cerca de 49% no primeiro trimestre do ano de 2008, numero este que tende a crescer com o passar do tempo.

No entanto uma parcela dos internautas ainda não se sentem confortável para compras na internet devido ao risco de roubo dos dados pessoais ou problemas com pagamento e entrega das mercadorias.

A principio para compras on-line a recomendação é comprar de lojas fixas e com tradição de mercado como por exemplo o Submarino e Americanas.com, lojas de livros como Siciliano e Saraiva, ou magazines como o Magazine Luiza e Ponto Frio.

Escolhido o produto desejado e consultada a forma de pagamento por parte do cliente, para não correr riscos o ideal é consultar um Fórum onde preste o serviço de Remoção de Malwares para que possa ser verificada a integridade do PC.

Desde quando seu PC esteja integro o risco de perda dos dados em uma instituição como estas citadas acima são praticamente nulas. Sua mercadoria chegará no prazo estipulado na página do anuncio. Com relação a trocas, as empresas costumam a dar um prazo de 7 a 30 dias para a troca do produto deste que o mesmo apresente defeitos de fabricação para produtos eletro/eletrônicos sendo necessário que o comprador entre em contato com o suporte telefônico da empresa para maiores informações.

Este é um outro ponto que pesa a respeito das compras on-line, porém creio que os mesmos riscos de problemas existem tanto em uma venda presencial quanto em uma venda on-line.

Mercado Livre

Por na maioria das vezes possuir preços bem atrativos, muitas pessoas recorrem a compras no Mercado Livre. É também uma outra fonte de comércio on-line mais devido há alguns estigmas muitas pessoas evitam realizar compras por lá. Tenho poucas experiências com o Mercado Livre, realizei duas compras lá e as mesmas foram concretizadas sem maiores complicações.

Porém alguns cuidados devem ser tomados para a compra no Mercado Livre, citarei os principais pontos abaixo:

  • Desconfie sempre de produtos fora da faixa de preços dos outros vendedores, lembrem-se sempre que o barato poderá sair caro.
  • Confira sempre a data de cadastro do vendedor no Mercado Livre e opte sempre pelos vendedores mais antigos.
  • Confira sempre as últimas qualificações negativas do vendedor e verifique os problemas recentes ocorridos e as explicações do vendedor feitas no campo Réplica. Avalie se as resposta são plausíveis e se merecem sua confiança. Há muitos vendedores por lá com 100% de qualificações positivas, o que pode tornar a compra recomendada.
  • Opte sempre por vendedores MercadoLider Platinum e Gold respectivamente. Estes possuem numero elevado de qualificações positivas e são recomendados para compra.
  • Se o vendedor que disponibiliza o produto desejado não se encaixar no perfil acima não o torna um potencial golpista e que poderá também ser avaliado nas qualificações negativas recentes.
  • Tire todas as suas dúvidas diretamente com o vendedor antes de concretizar a compra. Por se tratar muitas vezes de produtos importados, procure sempre saber dos prazos de garantia para os produtos vendidos.
  • Tente contato por telefone com o vendedor para esclarecimento das demais dúvidas que possua.
  • Verifique sempre no anuncio se trata-se de um produto novo, a menos que realmente deseje um produto usado.
  • A principio, opte por produtos vendidos por vendedores no seu estado/cidade de origem, assim você poderá adquirir o produto diretamente na loja física (caso exista) pagando diretamente pelo produto e sem a necessidade de frete.
  • Opte sempre por compras com o pagamento pelo Mercado Pago, onde o pagamento é feito diretamente ao Mercado Livre e só é repassado para o vendedor após a sua mercadoria já estiver em mãos.
  • Verifique também com o vendedor se o mesmo disponibiliza nota fiscal para os produtos e se o mesmo posta via Correios as mercadorias com seguro, o que elimina assim o risco de perda para ambos.

Estas são algumas dicas para compras na internet, poderá haver muitas outras e quem tiver sugestão de mais algumas boas dicas é só deixar um comentário.

Fonte: Blog do Ciro Mota

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Feed Orkut Fórum Facebook Twitter
 

Copyright © Caixa de dicas | Política de Privacidade | Todos os direitos reservados |