Tutorial do antivirus Avast free (instalação e configuração)





Instalando o avast!:

Você encontra o Avast gratuito para download no site abaixo:

Avast! Free Antivirus (em português)

Depois de fazer o seu download, dê um duplo clique com o botão esquerdo do mouse sobre o instalador do avast!

Caso surja uma mensagem do Windows com a pergunta "Deseja permitir que o programa a seguir faça alterações neste computador?" clique em Sim.

Surgirá uma tela como esta abaixo na qual você clicará em Instalação personalizada:


Será então mostrada esta tela abaixo onde você pode deixar ele ser instalado na pasta padrão (recomendado) ou pode escolher uma pasta à sua escolha para a instalação do antivírus. Caso queira deixar ele ser instalado no local padrão, clique em Continuar:


Será então aberta esta outra tela, na qual você clicará em Personalizada > Deixe todas as opções marcadas desmarcando só a opção Gadget do avast!, e então clique no botão Continuar, como ilustra a imagem abaixo:


Clique em Continuar nesta próxima tela que surge:


Clique em Continuar nessa próxima tela também:


Aguarde enquanto ele é instalado, o que pode demorar algum tempo:


Nesta próxima tela clique em Próxima:


Clique, então, no botão Terminar:


Será então iniciado um breve escaneamento do PC para conferir se há algo de perigoso nele, onde basta esperar a sua conclusão:


Instalando o plugin de segurança do Avast em seus navegadores:

Também será aberta uma página de seu navegador principal na qual o Avast irá pedir que você instale o Plugin de Segurança On-line avast!, que é importante para garantir uma navegação mais segura em seus browsers. Para instalá-lo é só clicar no botão Instale Agora:


Caso o seu navegador seja o Google Chrome, surgirá então esta tela de confirmação abaixo na qual clicará em Adicionar:


Caso surja esta outra tela de confirmação no canto inferior direito de seu desktop (área de trabalho), clique em Instalar:


Se você tem outros navegadores além do Chrome, ao acessá-los será solicitado também que você permita a instalação desta proteção do avast! então é só confirmar a sua instalação, caso queira. No caso do Mozila Firefox, será mostrada esta tela abaixo ao acessá-lo, na qual você marcará a caixinha com a frase "Allow this instalattion" e clicará em Continue:


Clique então em Restart Firefox para reiniciar o navegador e assim concluir a instalação do plugin de segurança do Avast:


O Firefox será então reiniciado já com o complemento do Avast inserido nele.

No caso do navegador Opera e o Safari, o complemento já estará instalado automaticamente, sem precisar de sua interação para isto.

No Internet Explorer, ao abri-lo aparecerá esta mensagem em sua parte inferior, na qual você clicará no botão Habilitar:


Pronto! Seus navegadores já estarão com mais esta opção de segurança. Nela você pode ver a classificação de cada site que acessar e ainda pode também fazer a sua própria classificação.

Registrando o avast!:

Você tem duas formas de registrar o avast!. A opção mais prática e recomendada é esta: Clique com o botão direito do mouse sobre o ícone do avast! (aquele "a" laranja ao lado do relógio do Windows) e escolha a opção Abrir a interface do avast!, como mostra a imagem abaixo:


Surgirá a tela principal do avast!, na qual você clicará na opção MANUTENÇÃO > logo depois clique na opção Registro, como mostra esta imagem:

Surgirá esta tela abaixo, na qual você clicará no botão Registrar agora:


Na próxima tela você irá preencher um pequeno formulário com algumas informações básicas, como estas abaixo:

* No campo Title: basta você selecionar a opção Mr. (se você é homem), Ms. se você é mulher, ou Mrs. se você é uma mulher casada.
* No campo Name: digite o seu primeiro nome.
* No campo E-mail: digite o seu e-mail completo.
* No campo Country: Selecione o país em que você vive.
* No campo Age: selecione a faixa de idade que você tem.
* No campo Computer ability: selecione o nível de habilidade que você tem no uso do PC (escolha Beginner se você é iniciante, Average User se você é um usuário intermediário ou Advanced User se você é um usuário avançado).

Logo abaixo você verá duas perguntas, a primeira é esta:
Why did you choose avast? (Porque você escolheu o avast?) Aí basta você selecionar uma destas opções:
Recommended by friend or relative (recomendado por amigo ou parente)
Found it on internet (Achei na internet)
Pre-instaled on my computer (já estava pré-instalado em meu computador)
Positive media review (Análise positiva da mídia)

A outra pergunta a ser respondida é esta:
Did you already have antivirus or internet security software on this computer? (Você já tem antivírus ou internet security no computador?)

Caso o avast! seja o seu primeiro antivirus, selecione a opção No, avast! is my first one. Caso você estava com outro antivirus e está trocando ele pelo avast!, selecione na lista qual antivirus você tinha instalado em seu PC.

Após preencher todos os campos citados acima clique no botão Register for free license, como mostra esta imagem abaixo:



Surgirá, então, uma pequena tela como esta abaixo na qual você clicará no botão OK:


A outra opção para registrar o avast! é usando o Registro offline (recomendada somente para inserir a chave do avast! em computadores que não tenham acesso à internet). Para isto, ao acessar a tela principal do avast! você clicará na opção MANUTENÇÃO > logo depois clique na opção Registro, como mostra esta imagem:


Clique no botão Formulário de registro:

Aí você preencherá um pequeno formulário em inglês no site do avast! e então a chave de licença será enviada para seu e-mail.

Neste caso basta você anotar esta chave de licença > acessar o computador que não tem acesso à internet > ir à tela principal do avast! onde você clicará na opção MANUTENÇÃO > logo depois clique na opção Registro, como mostra esta imagem:


Clique no botão Insira a chave de licença:


Aí surge uma nova tela, como esta abaixo, na qual você digitará o número de licença que terá sido enviado ao seu e-mail e clicará no botão OK:


Pronto! Seu avast! já estará registrado.

Configurando o avast!:

Clique novamente com o botão direito do mouse sobre o ícone do avast! (aquele "a" laranja ao lado do relógio do Windows) e escolha a opção Abrir a interface do avast!, como mostra a imagem abaixo:


Na tela principal do avast!, clique na opção CONFIGURAÇÕES:


Na tela que se abrir, clique na opção Básico (do lado esquerdo da tela do avast!) e você verá uma tela com algumas opções de configuração. Deixe marcadas as duas primeiras opções:

Mostrar o ícone do avast! na bandeja do sistema (para que o ícone do avast! (aquele "a" laranja) seja sempre mostrado ao lado do relógio do Windows.

Animar o ícone quando estiver escaneando (para que o ícone do avast! fique girando sempre que o avast! estiver fazendo algum escaneamento).

Você também, caso queira, pode selecionar a opção Utilizar efeitos de transparência (eles deixam o seu avast! com efeitos visuais mais bonitos e elegantes, mas podem deixar o computador mais lento. Portanto, se o seu PC tiver uma ótima memória e um ótimo processador pode deixar marcada esta opção. Mas se o seu PC tiver uma configuração mais simples, desmarque esta opção).

A última opção (Mostrar escaneamentos especiais na interface de usuário do avast!) tem pouca importância. Pode deixar ela desmarcada.

Seguindo as dicas acima, ficará configurado desta forma:


***********************************

Depois disto clique na opção Atualizações (do lado esquerdo da tela do avast!) . Nas opções de DEFINIÇÕES DE VIRUS e de PROGRAMA deixe marcada a opção Atualização automática, como mostra esta tela:


Depois disto você ainda tem a opção de marcar uma destas opções abaixo:
Eu somente me conecto à internet através de um modem (dial-up) (no caso de você usar uma internet discada ou equivalente);
Meu computador está permanentemente conectado à internet (caso você use ADSL ou semelhante);

*************************************

Após ter realizado estes procedimentos acima, clique na opção Quarentena (do lado esquerdo da tela do avast!) . Nesta etapa você pode estabelecer a capacidade de armazenamento da quarentena do avast! e o tamanho máximo dos arquivos que poderão ser enviados para ela.

Sugiro que na opção Tamanho máximo da quarentena você coloque 0 (pois o zero significa que a quarentena não terá limite. Isto é importante pois quando ela tem um limite, um virus poderá não ser enviado para ela no caso de já estar preenchido este limite. Já quando se deixa marcado como 0 (zero), não haverá este tipo de problema).

E na opção Tamanho máximo do arquivo a ser enviado, sugiro que você coloque um número alto (pois assim, caso um arquivo maior esteja contaminado ele poderá ser enviado para a quarentena normalmente, assim como os arquivos menores). Sugiro, então, que você coloque nesta opção um número alto, tal como 160.000 (o que significa que os arquivos contaminados que tenham um tamanho de até 160 Mb poderão ser enviados para a quarentena do avast!. O tamanho dos arquivos que poderão ser enviados para a quarentena fica a seu critério, esta é só uma sugestão que considero suficiente.

Assim, ficará configurado desta forma:


********************************

Em alguns casos você pode possuir algum arquivo ou pasta e não quer que o mesmo seja detectado pelo avast!. Neste caso é só adicionar uma exceção em seu antivirus para que este(s) arquivo(s), pasta(s), ou algum(s) outro(s) item(s) não seja(m) mais escaneado(s).

Para isto, clique na opção Exclusões (do lado esquerdo da tela do avast!).

Para se adicionar estas exclusões no escaneamento você tem duas opções, a primeira é clicar sobre a frase (digite o caminho) e digitar (ou colar) o caminho completo do arquivo ou pasta a ser ignorado pelo escaneamento do avast!, como por exemplo:
C:\WINDOWS\system32\ctfmon.exe

Neste exemplo acima, o arquivo ctfmon.exe não será mais escaneado pelo avast!.

A segunda opção é clicando no botão navegar > selecionar o item que não deverá mais ser escaneado > e após selecioná-lo, clicar no botão OK.

Mas não se preocupe, caso no futuro você decida que este arquivo ou item deva voltar a ser escaneado, basta voltar neste local > clicar com o botão esquerdo sobre o arquivo > e clicar no botão excluir. Assim o item voltará a ser escaneado normalmente.

******************************

Outra medida importante para proteger o seu avast! é inserir uma senha nele, para evitar que pessoas mal-intencionadas (ou sem conhecimentos suficientes) ou até mesmo virus e malwares possam desativar o avast! ou desconfigurá-lo. Para isto, clique na opção Senha (do lado esquerdo da tela do avast!) > marque a opção:

Proteja o avast! com uma senha

No campo Senha é só digitar uma senha de sua preferência (sugiro que você anote esta senha e guarde em um local seguro de sua residência (para que no caso de você esquecê-la tenha como relembrá-la).

No campo Digite novamente a senha você deve repetir a mesma senha que colocou no campo acima.

E deixe marcadas também as opções abaixo:

Configurações do programa
Controle da proteção

Configurações da proteção

Controle do escaneamento

Configurações do escaneamento

Controle da quarentena

******************************

Clique na opção Modo Silencioso/Jogos (do lado esquerdo da tela do avast!) e será aberta esta tela abaixo:


Como o próprio nome já diz, esta opção é muito útil para aqueles que gostam de jogos, pois os alertas de atualizações, de detecções de virus, dentre outros alertas do antivirus podem ficar incomodando e atrapalhando a execução de determinadas atividades. Para a maioria das pessoas, o ideal é que seja marcada somente a opção Modo silencioso se um aplicativo de tela inteira estiver sendo executado (assim, no caso em que algum jogo, apresentação de slides, vídeos ou outros aplicativos que ocupam toda a tela do PC estiverem sendo executados, o avast! agirá discretamente sem exibir telas ou avisos que possam prejudicar a execução do aplicativo que você está utilizando).

Uma outra forma rápida de se bloquear momentaneamente os alertas do avast! é clicar com o botão direito do mouse sobre o ícone dele (aquele "a" laranja ao lado do relógio do Windows) e marcar a opção Modo Silencioso/Jogos, como mostra esta imagem:


E aí, assim que o jogo ou aplicativo tiver sido encerrado, basta você se lembrar de clicar novamente com o botão direito do mouse sobre o ícone do avast! e desmarcar a opção Modo Silencioso/Jogos, como mostra a imagem abaixo:


******************************

Nas opções Painel, Sons, Manutenção, Comunidade e Solucionando problemas sugiro que você deixe configurado da forma que já vem pré-configurada pelo avast!.

******************************

Depois de efetuar as configurações acima, clique no botão OK (no canto inferior direito da tela):

Configurando a proteção residente do avast!:

Para configurar a proteção residente (em tempo real) do avast! clique com o botão direito do mouse sobre o ícone do avast! (aquele "a" laranja ao lado do relógio do Windows) e escolha a opção Abrir a interface do avast!, como mostra a imagem abaixo:

Na tela principal do avast!, clique na opção MÓDULOS RESIDENTES, como mostra esta imagem:


Clique, então, na opção Módulo Arquivos e deixe marcadas as opções:

Escanear documentos ao abrir
Escanear arquivos ao modificar


Isto é mostrado na imagem abaixo:


Logo depois disto, nesta mesma tela, clique no botão Configurações avançadas:


Clique no item Escanear ao executar e deixe configurado da forma que é mostrado na imagem abaixo:


Clique no item Escanear ao abrir e deixe configurado da forma que é mostrado na imagem abaixo:


Clique no item Escanear ao salvar e deixe configurado da forma que é mostrado na imagem abaixo:


Clique no item Escanear ao anexar e deixe configurado da forma que é mostrado na imagem abaixo:


Clique no item Exclusões e deixe configurado da forma que é mostrado na imagem abaixo:


Clique no item Avançado e deixe configurado da forma que é mostrado na imagem abaixo:


Clique no item Ações > clique na aba Vírus > e deixe configurado da forma que é mostrado na imagem abaixo:



Continuando no item Ações > clique na aba PUP > e deixe configurado da forma que é mostrado na imagem abaixo:

Continuando no item Ações > clique na aba Suspeito > e deixe configurado da forma que é mostrado na imagem abaixo:


Clique no item Arquivos compactados > e marque a opção Todos os compactadores, como é mostrado nesta imagem:


Clique no item Sensibilidade > e deixe configurado da forma que é mostrado na imagem abaixo:


No item Relatório pode deixar conforme já vem pré-configurado pelo avast! e clique no botão OK, como é mostrado nesta imagem:


Depois de efetuar as configurações acima, clique no botão OK (no canto inferior direito da tela):



***************************

Após isto, volte no menu: MÓDULOS RESIDENTES > clique no item Módulo Email > e deixe marcado como já vem pré-configurado pelo avast!, como também mostra a imagem abaixo:


***************************

Continuando no menu: MÓDULOS RESIDENTES > clique no item Módulo Internet > Deixe marcada a opção Escanear tráfego da internet (HTTP) > e clique no botão Configurações avançadas, como mostra esta imagem:


Clique, então, no item Configurações principais e deixe marcado como já vem pré-configurado pelo avast!, como mostra a imagem abaixo:


Clique no item Escaneamento da Internet e deixe marcado também como já vem pré-configurado pelo avast!, como mostra a imagem abaixo:


Clique no item Exclusões e deixe marcado também como já vem pré-configurado pelo avast!, como mostra a imagem abaixo:


Clique no item Ações > clique na aba Vírus > e deixe marcado também como já vem pré-configurado pelo avast!, como mostra a imagem abaixo:


Continuando no item Ações > clique na aba PUP > e deixe marcado também como já vem pré-configurado pelo avast!, como mostra a imagem abaixo:


Continuando no item Ações > clique na aba Suspeito > e deixe marcado também como já vem pré-configurado pelo avast!, como mostra a imagem abaixo:


Clique no item Arquivos compactados > deixe marcada a opção Todos os compactadores, a qual já vem pré-configurada pelo avast!, como mostra a imagem abaixo:


Clique no item Sensibilidade > e deixe configurado da forma que é mostrado na imagem abaixo:


Clique no item Relatório > e deixe marcado como já vem pré-configurado pelo avast! e clique no botão OK, como mostra a imagem abaixo:


Depois de efetuar as configurações acima, clique no botão OK (no canto inferior direito da tela):



***************************

Continuando no menu: MÓDULOS RESIDENTES > clique no item Módulo P2P > e clique no botão Configurações avançadas, como mostra esta imagem:



Clique, então, no item Programas e deixe marcadas todas as caixinhas, inclusive a do uTorrent (que não vem marcada pelo avast!, mas que também é importante marcar):


Clique no item Ações > clique na aba Vírus > e deixe configurado da forma que é mostrado na imagem abaixo:



Continuando no item Ações > clique na aba PUP > e deixe configurado da forma que é mostrado na imagem abaixo:


Continuando no item Ações > clique na aba Suspeito > e deixe configurado da forma que é mostrado na imagem abaixo:


Clique no item Arquivos compactados > e marque a opção Todos os compactadores, como é mostrado nesta imagem:


Clique no item Sensibilidade > e deixe configurado da forma que é mostrado na imagem abaixo:


Clique no item Relatório > deixe marcado como já vem pré-configurado pelo avast! e clique no botão OK, como mostra a imagem abaixo:


Depois de efetuar as configurações acima, clique no botão OK (no canto inferior direito da tela):



***************************

Continuando no menu: MÓDULOS RESIDENTES > clique no item Módulo Mensagens > e clique no botão Configurações avançadas, como mostra esta imagem:


Clique no item Programas > deixe todas as caixinhas marcadas, como já vem pré-configurado pelo avast!:


Clique no item Ações > clique na aba Vírus > e deixe configurado da forma que é mostrado na imagem abaixo:



Continuando no item Ações > clique na aba PUP > e deixe configurado da forma que é mostrado na imagem abaixo:


Continuando no item Ações > clique na aba Suspeito > e deixe configurado da forma que é mostrado na imagem abaixo:


Clique no item Arquivos compactados > e deixe marcada a opção Todos os compactadores, como é mostrado nesta imagem:


Clique no item Sensibilidade > e deixe configurado da forma que é mostrado na imagem abaixo:


Clique no item Relatório > deixe marcado como já vem pré-configurado pelo avast! e clique no botão OK, como mostra a imagem abaixo:


Depois de efetuar as configurações acima, clique no botão OK (no canto inferior direito da tela):



***************************

Continuando no menu: MÓDULOS RESIDENTES > os itens Módulo Rede e Módulo Comportamento não precisam ser configurados, basta mantê-los ativados para que eles protejam o seu PC.

***************************

Se mesmo seguindo as dicas deste tutorial ainda surgir alguma dúvida e precisar de mais informações e esclarecimentos, basta você clicar na opção CENTRO DE AJUDA:


Ou, dependendo da ocasião, clique no sinal de interrogação para ver mais detalhes sobre alguma questão:


Pronto! Seu avast! já está instalado, configurado e pronto para ser usado. E para usá-lo corretamente, siga as dicas deste nosso outro tutorial:

Tutorial do Avast 5 free (como usá-lo corretamente)

20 comentários:

Aline Gomes disse...

Muito obrigada, Antonio! Acabei de instalar e configurar meu Avast seguindo as suas dicas e está funcionando perfeitamente.

Beijos!

Ronaldo disse...

valeu mesmo, Antonio pelo seu tutorial segui suas dicas e estou me sentindo mais protegido com o pc obrigado e um grande abraço.valeuuuu.

Maria Fernanda disse...

Suas dicas foram essenciais para configurar meu avast esta fucionando perfertamente vlw msm... MUITO OBG..

jeff1.wow disse...

Cara esse seu tuto é perfeito, vc está de parebens

Anônimo disse...

Po, ta de parabéns ! Obrigado pelo tutorial que me ajudou muito; abraços!

Anônimo disse...

muitoo obrigado, me ajudou muito a configurar o avast agora me sinto mas protegido em relação a virus, eu amo voces vlww...

Anônimo disse...

Meus parabéns! Este passo á passo está perfeito.


abçs =D

Anônimo disse...

Parabéns, Antonio! Perfeito! A Internet precisa de pessoas assim como você. Pessoas que doam informações sadias e ensinam os procedimentos a serem adotados. Continue assim, nobre colega. Atenciosamente, fadigoso.

Conrado disse...

Perfeito \o/
Vlw muito obrigado

João Paulo disse...

AGRADEÇO PELA AJUDA, VLW !

Raphael disse...

Bom Demais !
Ajudou bastante .

Anônimo disse...

Parabéns Antonio por este tutorial. Foi explidado passo-a-passo.
Valeu!!!

Lukas disse...

Nossa,mutio bom,excelente!
Consegui configurar finalmente graças às suas dicas.

gabriel_ferreiro00 disse...

valeu brother parabéns isso me ajudo muito mesmo, obrigado

Anônimo disse...

VALEU MESMO A FORÇA PELAS DICAS.AGORA TAMBEM TO SEGURO PARA MEXER NA INTERNET. JA QUE DIZEM QUE ELA E UMA CAIXINHA DE SURPRESAS (AS VEZES DESAGRADAVEIS) E O MAXIMO PODER CONTAR COM PESSOAS QUE NEM VOCE QUE NOS AUXILIAM NESTA HORA.VALEU MESMO.

Carlos disse...

Mais uma vez obrigado pelas dicas, que Deus te abenções sempre mais e mais.
Pessoal além do antivirus usam outros programs de segurança para o computador também ...

Anônimo disse...

Thank goodness some bloggers can write. Thank you for this blog post

Anônimo disse...

Probably this blogs greatest article yet...

Anônimo disse...

ae já favoritei teu site cara ! vlw mesmo ...

Anônimo disse...

Parabéns por este tutorial. passo-a-passo. Agora vou utilizar o Avast de forma correta. Ainda não olhei o seu site, mas já valeu pela explicação do Avast. Ótimo parabéns.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Feed Orkut Fórum Facebook Twitter
 

Copyright © Caixa de dicas | Política de Privacidade | Todos os direitos reservados |