[TUTORIAL]: Firewall no Windows Vista


O que é um firewall?

Um firewall é um software ou hardware que verifica informações que entram no PC pela internet ou por uma rede. Ele bloqueia ou permite que estas inforamações entrem em sua máquina, dependendo de como está configurado seu PC.

Um firewall pode ajudar a impedir que hackers ou softwares mal-intencionados (como worms) obtenham acesso ao seu computador através de uma rede ou da Internet, sendo utilizado para evitar que o tráfego não autorizado possa fluir de um domínio de rede para o outro.


O termo inglês "firewall" significa: Parede corta-fogo. A imagem a baixo mostra como o firewall funciona:



NOTA: O Firewall do Windows Vista está mais completo que o Firewall do XP SP2, dando suporte à conexões de entrada e saída, enquanto o do XP SP2 dá suporte apenas às conexões de entrada.

Configuração do firewall Windows (aba Geral).

Iniciar > Painel de Controle > Modo de Exibição Clássico > Firewall Windows.
Ou digite no Executar: FirewallSettings.exe




Deixe marcada a opção: Ativado (recomendável).

Esta configuração é selecionada por padrão no Windows Vista. Quando o Firewall do Windows está ativado, a maioria dos programas estará impedido de se comunicar através do firewall. Para desbloquear um programa que esteja com o acesso bloqueado pelo Firewall, você pode adicioná-lo à lista de exceções na guia Exceções. Um exemplo: você quer enviar uma foto para um de seus contatos no MSN e não consegue enviar esta foto. Neste caso você precisará liberar o MSN para que possa enviar esta foto para seu contato do MSN.

Bloquear todas as conexões de entrada

Com esta configuração ativada, vai ser bloqueada qualquer tentativa que não foi solicitada de conexão no seu PC.

Esta configuração é indicada para quando você estiver conectado em uma rede pública, como por exemplo: um bar, café, hotel, aeroporto, etc.

Desativado (não recomendável)

Evite usar esta configuração quando você não tiver um outro firewall pessoal instalado em sua máquina, pois sem um firewall no PC você deixará seu computador vulnerável a ataques hackers e a softwares maliciosos, como worms.

Configuração do firewall Windows (aba Exceções)



É preciso muito cuidado ao se liberar itens nesta aba Exceções, pois toda vez que você dá permissão para um novo acesso no firewall você vai dar mais uma brecha para um hacker invadir o seu PC, por causa deste problema tome muito cuidado com as liberações desta aba Exceções. Nunca libere um programa que você não conhece ou não confie.

Deixe sempre marcada a caixa Avisar-me quando o Firewall do Windows bloquear um programa novo, com esta opção habilitada vai aparecer uma tela com o nome do executável que está pedindo permissão de acesso em sua máquina, para que você verifique se é um arquivo ou programa que não traga risco para seu computador. Em caso de dúvida, faça uma busca no Google com o nome do arquivo. Fazendo assim, em mais de 90% das vezes você terá sucesso em descobrir se é um executável bom ou malicioso.

Há também a opção de Adicionar porta..., este é outro local crítico. Liberando portas você vai estar dando aos invasores um caminho para tentativa de invasão na sua máquina. Eles usam programas que localizam estas portas abertas no seu PC, dai e só forçar ela para ter acesso ao seu computador. No caso de você ter liberado a porta no firewall, não há mais nada a fazer a não ser torcer para que ele não consiga entrar. Por isto é indicado não deixar portas abertas em seu computador.

Direitos Autorais: DicasWeb.com.br

Fonte: PC Fórum

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Feed Orkut Fórum Facebook Twitter
 

Copyright © Caixa de dicas | Política de Privacidade | Todos os direitos reservados |