Tutorial do Microsoft Security Essentials (como usá-lo corretamente)




Agora que você instalou e configurou corretamente o Microsoft Security Essentials seguindo as dicas de nosso outro tutorial siga as dicas abaixo para usá-lo corretamente:

Escaneando manualmente seu computador com o Microsoft Security Essentials

Ao configurar o Microsoft Security Essentials através de nosso outro tutorial o seu antivirus já está programado para fazer um escaneamento semanal completo do seu PC. Mas caso você queira fazer um escaneamento manual com ele, clique com o botão direito do mouse sobre o símbolo do Microsoft Security Essentials (ao lado do relógio do Windows) e escolha a opção Abrir, como está mostrando a figura abaixo:
OBSERVAÇÃO: É SÓ CLICAR SOBRE AS IMAGENS QUE ELAS SERÃO MOSTRADAS EM TAMANHO MAIOR.


Então será aberta essa nova tela:


Veja na imagem acima que você tem três opções de verificações (rápida, completa e personalizada). Para fazer uma Verificação Completa (a qual é mais indicada por ser mais eficiente e escanear todo o computador) é só marcar a opção Completa e clicar no botão Verificar agora, conforme mostra esta imagem:


Caso você queira fazer uma varredura em algum local ou pasta específico do PC é só marcar a opção Personalizar... e clicar no botão Verificar agora:


Depois disto será aberta uma nova tela onde você irá marcar a(s) caixinha(s) ao lado do(s) locais ou pasta(s) que você deseja escanear e clicará no botão OK, conforme mostra esta imagem:


Depois de clicar no botão OK a verificação ocorrerá automaticamente.

Você pode minimizar ou até fechar a janela principal do antivirus enquanto ele faz o escaneamento. Se o Microsoft Security Essentials encontrar alguma ameaça durante a verificação, ele o notificará. Neste caso aparecerá uma tela como esta abaixo com a mensagem Status do computador - Em risco e nesta tela você clicará no botão Limpar computador para que os problemas sejam solucionados:


Ao clicar na opção Limpar computador, caso você tenha configurado o antivirus para automaticamente tomar a Ação Recomendada, conforme as dicas de nosso outro tutorial, ele automaticamente tomará as medidas necessárias para que os problemas sejam resolvidos e a tela do antivirus volte a ficar verde, indicando que Suas ações foram aplicadas com êxito e na tela principal do antivirus voltará a aparecer a frase: Status do computador - Protegido, o que é o certo:


Mas se durante o escaneamento estiver tudo certo e não houver ameaças, aparecerá uma tela como esta abaixo onde você verá a frase: Não foram detectadas ameaças no seu computador durante esta verificação:


Escaneando os arquivos baixados (downloads) com o Microsoft Security Essentials:

Uma medida muito importante de segurança é escanear cada arquivo que baixamos da internet ou que nos chega por disquetes, pendrives, cds ou qualquer outra fonte com o antivírus antes de usá-lo.

Para isto, clique
sobre ele com o botão direito do mouse e selecione a opção: Verificar com o Microsoft Security Essentials..., como está demonstrado nesta imagem:

Como já dissemos acima, caso seja encontrado alguma ameaça neste escaneamento surgirá uma tela com a mensagem: Status do computador - Em risco e nesta tela você clicará no botão Limpar computador para que os problemas sejam solucionados:


Depois disto ele automaticamente tomará as medidas necessárias para que os problemas sejam resolvidos e a tela do antivirus voltará a ficar verde, indicando que Suas ações foram aplicadas com êxito e na tela principal do antivirus voltará a aparecer a frase: Status do computador - Protegido, o que é o certo:

Mas se durante o escaneamento estiver tudo certo e não houver ameaças, aparecerá uma tela como esta abaixo onde você verá a frase: Não foram detectadas ameaças no seu computador durante esta verificação:


Proteção residente: o seu computador protegido 24 horas por dia

Uma ótima característica oferecida pelo Microsoft Security Essentials (assim como todos os bons antivirus) é a sua proteção residente que protege o seu computador em tempo real 24 horas por dia.

Se em algum momento a proteção residente detectar algum vírus ou algo mal intencionado tentando se instalar no seu computador surgirá um alerta ao lado do relógio do Windows e neste alerta você verá a opção Limpar computador. Você também notará que o símbolo do Microsoft Security Essentials ficará vermelho. Basta que você clique neste botão Limpar computador para que os problemas sejam resolvidos e o símbolo do antivirus volte a ficar verde, indicando que o PC está protegido. A figura abaixo demonstra como realizar este procedimento:



Note que ao clicar no botão Limpar computador o símbolo do antivirus voltará a ficar verde e surgirá uma mensagem dizendo que o Microsoft Security Essentials limpou com êxito o computador:



Mas caso você queira saber mais detalhes sobre a ameaça detectada pelo antivirus antes de removê-la, basta clicar no botão Mostrar detalhes, conforme mostra esta imagem:



Surgirá então esta nova tela abaixo onde você poderá clicar no botão Mostrar detalhes >> para ter acesso a mais informações sobre o perigo:



A próxima tela que aparece é esta com maiores informações sobre o problema, na qual você clicará no botão Limpar computador para que o problema seja resolvido:










Note que ao clicar no botão Limpar computador aparecerá uma mensagem dizendo que Suas ações foram aplicadas com êxito e o status do computador novamente ficará verde, indicando que seu PC está protegido:
Atualizando o Microsoft Security Essentials:
É muito importante manter o seu Microsoft Security Essentials sempre bem atualizado, pois só assim é que ele poderá manter o seu computador protegido contra os vírus e malwares existentes, pois sabemos que novos vírus são criados a cada dia e quando um antivírus está bem atualizado ele está preparado para detectar e eliminar essas ameaças.
Para isto clique com o botão direito do mouse sobre o símbolo do Microsoft Security Essentials (ao lado do relógio do Windows) e escolha a opção Abrir, conforme mostra a imagem abaixo:

Depois disso clique na aba Atualizar e clique no botão Atualizar, conforme mostra esta imagem:



Removendo os virus da quarentena do Microsoft Security Essentials:

Quando os virus e/ou malwares tiverem sido enviados para a quarentena, depois de algumas semanas, se o seu computador estiver funcionando normalmente sem estes arquivos que foram para a quarentena, você pode ir na quarentena e excluí-los definitivamente.

Quando chegar o momento de excluir definitivamente estes virus é só clicar
com o botão direito do mouse sobre o símbolo do Microsoft Security Essentials (ao lado do relógio do Windows) e escolha a opção Abrir, como está mostrando a figura abaixo:


Então será aberta essa nova tela:


Clique na aba Histórico e marque a opção Itens em quarentena. Veja que você tem a opção de marcar, alguns ou até todos os virus marcando a(s) caixinha(s) ao lado dos itens.

Logo mais abaixo você verá três botões:

Remover tudo - esta opção remove todos os itens de uma só vez. Depois de removidos os itens não há como restaurá-los de volta.

Remover - esta opção removerá somente o(s) item(s) que você tenha selecionado marcando a(s) caixinha(s) de verificação ao lado deste(s) item(s).

Restaurar - esta opção restaura o(s) item(s) selecionado(s) de volta ao seu computador, portanto só use esta opção se você tiver certeza absoluta de que este(s) item(s) seja(m) seguro(s), pois caso contrário ele(s) irá voltar a infectar o seu computador.


Dicas para se adicionar um item à exceção do Microsoft Security Essentials (para ser ignorado no escaneamento):


Em alguns casos você pode possuir algum arquivo ou pasta e não quer que o mesmo seja detectado pelo Microsoft Security Essentials. Neste caso é só adicionar uma exceção em seu antivirus para que este(s) itens(s) não seja(m) mais escaneado(s).

Para isto clique com o botão direito do mouse sobre o símbolo
do Microsoft Security Essentials (ao lado do relógio do Windows) e escolha a opção Abrir, como está mostrando a figura abaixo:


Então será aberta essa nova tela:


Clique na aba Configurações > clique na opção Arquivos e locais excluídos > clique no botão Adicionar... >


Surgirá então esta outra tela onde é só selecionar o(s) item(s) que você deseja que o antivirus não escaneie e clique no botão OK:


Caso existam outros itens a serem ignorados durante o escaneamento basta que você repita o procedimento acima acrescentando um item de cada vez.

Suporte do Microsoft Security Essentials:

Você encontra mais instruções, inclusive com vídeos instrutivos sobre o Microsoft Security Essentials, documentos com informações importantes, suporte técnico por e-mail e o fórum (Comunidade) oficial deste antivirus nos links abaixo:

Vídeos de instruções: Assista aos vídeos para aproveitar ao máximo o Microsoft Security Essentials.

Ajuda e instruções: Obtenha respostas às perguntas mais frequentes sobre o Microsoft Security Essentials.

Pergunte à Comunidade: Se você tem uma pergunta não respondida em nossos tutoriais ou pela Ajuda Online da Microsoft, é possível encontrar respostas de outros usuários, incluindo os especialistas da comunidade do Microsoft Security Essentials. A comunidade online fornece soluções rápidas para diversos problemas, respostas a perguntas gerais e etapas detalhadas não incluídas nas dicas online.

Suporte pelo e-mail: Caso o seu problema não tenha sido resolvido nas opções acima, você também esta opção de receber o suporte da Microsoft por e-mail.

Relate um possível problema de malware à Microsoft: Se você acredita que alguns arquivos no seu computador sejam vírus, spywares, cavalos de Troia, worms ou outros softwares mal-intencionados que devam ser detectados pelo Microsoft Security Essentials, mas não tenham sido detectados, use esta opção para enviar esses arquivos à Microsoft.

Não mostramos todas as opções disponíveis do Microsoft Security Essentials neste tutorial, mas com ele você já poderá manter o seu antivírus bem atualizado e fazendo um escaneamento semanal completo no seu computador para eliminar os vírus e outros malwares e também para impedir que eles contaminem o seu PC. Também é importante fazer este escaneamento quando você desconfiar que haja algo errado em seu computador e quando você suspeite que ele esteja infectado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Feed Orkut Fórum Facebook Twitter
 

Copyright © Caixa de dicas | Política de Privacidade | Todos os direitos reservados |