Tutorial do Microsoft Security Essentials (instalação e configuração)




Hoje estaremos postando o tutorial do Microsoft Security Essentials, que é a nova solução de proteção antivirus, antispyware e antimalware da Microsoft. Ele é totalmente gratuito, em português, além de ser muito eficiente e seguro.

Este antivírus escaneia seu computador à procura de programas maliciosos como vírus, rootkits, spywares, trojans e outros tipos de malwares, removendo os problemas encontrados e agindo como preventido contra estas infecções. Além disso, a empresa oferece, gratuitamente, atualizações constantes para o antivírus proteger o sistema contra novas ameaças.

Observação importante: O Microsoft Security Essentials só funciona em Windows originais, ou seja: não funciona em Windows pirata.

Download


Você encontra o download do Microsoft Security Essentials no link abaixo:

Requisitos do sistema para rodar este programa:

Roda em Windows XP, Vista, 7


Instalação:
Quando você terminar de baixá-lo, surgirá o seu ícone em sua área de trabalho (caso você tenha optado por deixar os seus downloads na área de trabalho (desktop)).

Dê um duplo clique sobre esse ícone e começará o processo de instalação do Microsoft Security Essentials.

A próxima tela que surgirá é esta abaixo, então é só você clicar no botão Avançar:
OBSERVAÇÃO: É SÓ CLICAR SOBRE AS IMAGENS QUE ELAS SERÃO MOSTRADAS EM TAMANHO MAIOR.


Surgirá mais esta tela abaixo onde será mostrado o contrato de licença do Microsoft Security Essentials, clique no botão Aceito para prosseguir com a instalação:


Depois disso, a próxima etapa é a validação de seu Windows, que é um procedimento para certificar que seu Windows é original. Clique no botão Validar > para executar este procedimento:


Aguarde até que a validação seja concluída:

Se o seu Windows for original, surgirá uma tela como esta abaixo informando que você está pronto para instalar o Microsoft Security Essentials. Mas antes disto é recomendável que você desinstale outro(s) antivirus que já existam em seu PC para evitar conflitos entre eles. Depois de desinstalar o(s) outro(s) antivirus, caso você tenha algum, clique no botão Instalar > conforme mostra a figura abaixo:

Aguarde até que a sua instalação seja concluida:


Surgirá então mais uma tela onde você deixará marcada a opção Após obter as atualizações mais recentes, verificar se há possíveis ameaças no meu computador. Deixe marcada esta caixinha, e clique no botão Concluir:


O Microsoft Security Essentials automaticamente verificará se existem atualizações mais recentes e examinará o computador em busca de possíveis ameaças. Ele será iniciado automaticamente e, caso você queira, você poderá minimizar esta janela, enquanto poderá continuar a utilizar normalmente seu PC enquanto ele realiza a sua atualização e o escaneamento:



Configurando o Microsoft Security Essentials para fazer um escaneamento completo e automático semanalmente em seu computador:

Uma ótima opção oferecida por este antivirus é esta de escanear o seu PC automaticamente no dia e horário que você preferir. Para isto é só fazer o seguinte:
Clique com o botão direito do mouse sobre o símbolo do Microsoft Security Essentials (ao lado do relógio do Windows) e escolha a opção Abrir, conforme mostra a imagem abaixo:

Depois disto, clique na aba Configurações e clique na opção Verificação agendada:

* Deixe marcada a opção Executar uma verificação agendada no meu computador (recomendável).

* Logo abaixo você verá a palavra Quando: e abaixo desta palavra você terá a opção de selecionar o dia e horário no qual será feito o escaneamento de seu PC pelo antivirus. Clique na setinha voltada para baixo ao lado do dia e serão mostrados todos os dias da semana para que você possa selecionar o dia de sua preferência. Você também tem a opção de escanear o PC diariamente, mas não há a necessidade de escanear todo o computador todos os dias. Basta que você deixe o seu antivirus sempre atualizado e faça um escaneamento completo uma vez por semana, ou quando notar que há algo de errado em seu computador.
Se você, assim como eu, prefere fazer o escaneamento uma vez por semana ou quando desejar, é só selecionar o dia de sua preferência no qual deverá ser realizado este escaneamento.
* Depois disto clique na setinha voltada para baixo ao lado do horário (abaixo da opção Por volta de: e selecione o horário no qual será feita a verificação.
* Na opção Tipo de verificação selecione a opção Verificação completa.
* Deixe marcada a caixinha ao lado da opção Verificar as definições mais recentes de vírus e spyware antes de executar uma verificação agendada.
* Desmarque a caixinha ao lado da opção Iniciar a verificação agendada apenas quando meu computador apenas quando meu computador estiver ligado mas não em uso.
* Após ter realizado estas etapas acima clique no botão Salvar alterações.

Configurando o seu antivirus desta forma acima ele ficará da forma que mostra esta imagem:

Note que, no meu caso, optei por fazer uma verificação todos os domingos às 15:00 h.

Observação: Embora tenha preferido este dia e horário acima, você pode definir o dia e horário de sua preferência para que este escaneamento seja feito. Este foi só um exemplo.


Outras configurações importantes:
Clique na aba Configurações e depois disto clique na opção Ações padrão.
Deixe todas as opções configuradas como Ação Recomendada.

E marque a caixinha ao lado da frase Aplicar ações recomendadas: ajude a proteger o seu computador aplicando as ações acima quando o Microsoft Security Essentials detectar possíveis ameaças.
Após este procedimento acima clique no botão Salvar alterações.

Isto é demonstrado na figura abaixo:

Ainda permanecendo na aba Configurações, clique na opção Proteção em Tempo real e deixe marcadas as seguintes opções:
* Ativar proteção em tempo real (recomendável);
* Monitorar atividades de arquivos e programas no seu computador;
* Verificar todos os anexos e arquivos baixados.
E, caso esteja disponível, clique no botão Salvar alterações.

Deixando marcadas estas opções acima ficará da forma abaixo:



Continuando na aba Configurações, clique na opção Avançado e deixe marcadas todas as opções:

* Verificar arquivos mortos;
* Verificar unidades de disco removíveis;
* Criar um ponto de restauração do sistema;
Já esta opção abaixo é opcional e você pode decidir se quer marcá-la ou não:

* Permitir que todos os usuários vejam os resultados completos do Histórico.
Ao marcar as opções acima clique no botão Salvar alterações, como mostra esta imagem:

Permanecendo na aba Configurações, clique na opção Microsoft SpyNet. Marque a opção Associação básica e clique no botão Salvar alterações, caso este botão esteja disponível. Isto é demonstrado na figura abaixo:




Suporte do Microsoft Security Essentials:

Você encontra mais instruções, inclusive com vídeos instrutivos sobre o Microsoft Security Essentials, documentos com informações importantes, suporte técnico por e-mail e o fórum (Comunidade) oficial deste antivirus nos links abaixo:

Vídeos de instruções: Assista aos vídeos para aproveitar ao máximo o Microsoft Security Essentials.

Ajuda e instruções: Obtenha respostas às perguntas mais frequentes sobre o Microsoft Security Essentials.

Pergunte à Comunidade: Se você tem uma pergunta não respondida em nossos tutoriais ou pela Ajuda Online da Microsoft, é possível encontrar respostas de outros usuários, incluindo os especialistas da comunidade do Microsoft Security Essentials. A comunidade online fornece soluções rápidas para diversos problemas, respostas a perguntas gerais e etapas detalhadas não incluídas nas dicas online.

Suporte pelo e-mail: Caso o seu problema não tenha sido resolvido nas opções acima, você também esta opção de receber um suporte da Microsoft por e-mail.

Relate um possível problema de malware à Microsoft: Se você acredita que alguns arquivos no seu computador sejam vírus, spywares, cavalos de Troia, worms ou outros softwares mal-intencionados que devam ser detectados pelo Microsoft Security Essentials, mas não tenham sido detectados, use esta opção para enviar esses arquivos à Microsoft.
Pronto! O seu Microsoft Security Essentials já está bem configurado e pronto para ser utilizado.


2 comentários:

Anônimo disse...

obrigada! esses seus tutoriais ajudam muito! vcs poderiam fazer um teste com esses antivírus gratuitos (MSE, avira, avast e avg) pra saber qual eh o melhor!

Roberto2 disse...

O tutorial do Avira Antivir Personal Free do Caixa de Dicas é o melhor da internet.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Feed Orkut Fórum Facebook Twitter
 

Copyright © Caixa de dicas | Política de Privacidade | Todos os direitos reservados |