Tutorial do Malwarebytes Anti-Malware

Ferramenta anti-malware poderosa na detecção e remoção de vários tipos de pragas virtuais como: adwares, spywares, trojans, rogues, keyloggers e etc. Na versão gratuita o MBAM não possui proteção em tempo real, mas é um ótimo programa para se fazer um escaneamento do PC de tempos em tempos para remoção dos malwares que possam estar infectando-o.


Links para download do Malwarebytes Anti-Malware:

http://www.malwarebytes.org/mbam/program/mbam-setup.exe

http://downloads.malwarebytes.org/mbam-download.php


Obs: Depois de acessar um destes links acima, o download do Malwarebytes deverá começar automaticamente. Caso ele não inicie de forma automática, clique no botão DOWNLOAD NOW, como mostra a imagem abaixo:


Instalação:

- Assim que o download for concluído, dê um duplo clique com o botão esquerdo do mouse em seu instalador para executar o programa.

- Neste momento poderá surgir uma mensagem de confirmação do Windows, semelhante a esta abaixo, na qual você clicará em Executar:


Caso surja uma mensagem do Windows com a pergunta "Deseja permitir que o programa a seguir faça alterações neste computador?" clique em Sim.

- Selecione o idioma Português (Brasil) e dê um OK:


- Surgirá esta tela abaixo na qual você clicará em Avançar:


- Aceite o contrato de licença para o uso do programa. Marque a opção "Eu aceito os termos do Contrato" e clique em Avançar:


- Clique em Avançar novamente nesta outra tela:


- Clique em Avançar:


- Clique no botão Avançar mais uma vez:


- Clique em Avançar de novo:


- Clique em Instalar:


Aguarde alguns instantes enquanto o programa é instalado.

Na próxima tela que surgirá, desmarque a caixinha com a opção "Ativar trial gratuito do Malwarebytes Anti-Malware PRO"

E deixe marcada esta opção:

Executar Malwarebytes Anti-Malware

Depois disto, clique em Concluir, como mostra a imagem abaixo:


- Neste momento o programa será atualizado. Após este update, surgirá a tela principal do Malwarebytes:


Alterando o idioma do Malwarebytes para o português:

Caso o idioma do seu Malwarebytes esteja em inglês é bem simples mudá-lo para nossa língua. Para isto abra o Malwarebytes e clique em Settings > Clique na palavra English > Clique na opção Português (Brasil) > como mostra esta imagem:


Como executar uma verificação personalizada com o Malwarebytes:

- Ao concluir a instalação como mostramos acima, abra o Malwarebytes > Clique em Verificar > clique em Personalizar verificação > Clique em Configurar verificação:


Surgirá mais uma tela na qual você marcará todas as caixinhas do lado direito da tela para que todas as áreas de seu PC e mídias removíveis ligadas a ele possam ser escaneadas. E do lado esquerdo da tela deixe marcadas todas estas opções:

Verificar objetos na memória
Verificar inicialização e as configurações de registro
Verificar arquivos
Procurar rootkits


Quanto ao restante, deixe da forma já pré-configurada pelo Malwarebytes.

Depois disto clique no botão Verificar agora como mostra a imagem abaixo:


Aguarde enquanto o escaneamento é realizado. Ele demora de acordo com a quantidade de arquivos que você possua em seu computador:


Assim que a verificação terminar, aparecerá a frase Personalizar verificação completada com sucesso. Caso seu PC esteja seguro e sem ameaças, uma mensagem parecida com esta abaixo aparecerá informando que "Ameaças Identificadas: 0" (Ou seja: Nenhum ítem malicioso foi detectado). Neste caso tudo está certo, seu computador está normal e você clicará no botão Terminar:


Caso seja detectada alguma ameaça em seu PC surgirá uma mensagem como esta abaixo próximo ao relógio do Windows com a frase Verificação Terminada - Malware Detectado na qual você clicará nela:


Neste momento aparecerá quais os malwares e itens potencialmente indesejáveis que foram detectados e os locais onde eles se encontram.

Caso você fique em dúvida se algum arquivo que ele encontrou é perigoso ou não, siga as dicas deste tutorial para enviá-lo(s) para análise mais detalhada:

Analise arquivos e links suspeitos de forma online e totalmente gratuita

Neste site acima o(s) arquivo(s) será(o) escaneado(s) por vários antivirus ao mesmo tempo, o que dará muito mais segurança no resultado.

Para remover a infecção, deixe todas as caixinhas marcadas em todos os itens que queira remover e clique no botão Remover Selecionadas, como mostra esta imagem:


Surgirá então uma outra tela parecida com esta abaixo informando que as ameaças foram enviadas à quarentena, na qual você clicará no botão Terminar:


Alguns malwares são rebeldes e podem necessitar de uma reinicialização do PC para que sejam removidos. Caso isto seja solicitado pelo Malwarebytes, aceite esta reinicialização pelo Malwarebytes.

Execute este procedimento Personalizar verificação da forma explicada acima de tempos em tempos para manter o seu PC protegido.

Como acessar o Log (relatório) do Malwarebytes:

Para isto abra o Malwarebytes > Clique no botão Histórico > Clique em Registros do aplicativo > E dê um duplo clique com o botão esquerdo do mouse sobre o Registro de verificação mais atual para abri-lo. Isto é mostrado nesta imagem:


Na próxima tela que surgirá clique no botão Exportar > e clique na opção Arquivo texto (*.txt):


Na outra tela que vai aparecer dê um nome para este relatório (como LOG por exemplo) > Clique em Área de Trabalho (para que ele seja salvo no seu Desktop) > Clique em Salvar:


Clique em OK na próxima mensagem que aparece:



Como excluir os malwares que estão na quarentena do Malwarebytes:

Depois de algumas semanas, se o seu PC estiver funcionando normalmente sem estes arquivos que foram excluídos pelo Malwarebytes, você já poderá excluir definitivamente os itens que estão na sua quarentena. Para isto abra (execute) o Malwarebytes > clique no botão Histórico > Clique no botão Quarentena > Selecione todos os itens que queira excluir e clique no botão Excluir.

Surgirá então uma mensagem de confirmação, parecida com esta abaixo, na qual você clicará no botão Sim:


Como fazer a atualização (update) do Malwarebytes:

Para atualizá-lo é simples: Execute o Malwarebytes > Na tela principal dele clique na opção Atualizar Agora > e aí é só aguardar até que a atualização seja concluída, como mostra a imagem abaixo:

53 comentários:

Anônimo disse...

vlw ai

Joaquim da Costa disse...

Excelente tutorial! Agora já pude usar este ótimo programa corretamente e remover vários virus e malwares que estavam no meu computador. Valeu mesmo!!!!

Anônimo disse...

muito obrigado mano e show a tutorial.

Anônimo disse...

esse tutorial salvou me pc,muito bom!!!!!

Anônimo disse...

OBRIGADA POR ESTE TUTORIAL, TINHA ALGUMAS DÚVIDAS , SE O PROGRAMA EXCLUIA OS VÍRUS DETECTADOS, AGORA TUDO FICOU ESCLARECIDO...ABRAÇO

Anônimo disse...

bom tutorial valeu no computador do meu irmão achou 6 virus e outros malicios e o avira não achou otimo programae quero instalar no meu .

Patty disse...

Se eu clicar em "remover selecionados" os meus arquivos seram removidos do pc ou só os vírus?

Antonio Vieira disse...

Oi Patty! Quando você clica na opção "Remover selecionados", os virus e malwares detectados pelo Malwarebytes serão excluidos.

Anônimo disse...

Antonio, fiz toda a verificação completa, e tinha um arquivo infectado. Pediu pra reiniciar o computador, e reiniciei. Mas, quando eu cliquei na quarentena, não tinha nada. O Malwarebytes excluiu o trojan de vez então? Obrigada, e parabéns pelo blog.

By: Isabela.

Antonio Vieira disse...

Oi Isabela! Neste caso, tudo indica que o trojan foi removido. Mas para ter certeza absoluta disto, faça uma nova verificação completa com o Malwarebytes.

Felicidades e seja sempre bem-vinda ao Caixa de Dicas!

Anônimo disse...

Adorei as dicas!
Com uma lingugem simples ajudou-me a resolver um problema para escanear. E olha que assumo ser bem limitada quanto ao uso dessas ferramentas...rs
Muito obrigada por disponibilizar tais dicas.
Abraços. Boas festas, bom Natal (etc.)
Lucineide.

Anônimo disse...

Antonio, fiz a verificação completa novamente, e não apareceu nenhum arquivo infectado. Então quer dizer que estou livre mesmo desse trojan? sem preocupações?
Obrigada por responder! Fica com Deus, e novamente, parabéns pelo blog. Muito bom!

By: Isabela.

Antonio Vieira disse...

Sim, Isabela. Então já está tudo bem. Mantenha o seu Malwarebytes atualizado e faça uma verificação completa semanalmente com ele e com seu antivirus para manter tudo em ordem.

Tudo de bom.

SPEED99 disse...

Muito obrigado ao criador do Tuto.. Resolveu aqui o problema que eu tinha para entrar no site do Itaú e outros.
Como participo de outros fóruns, sei que o pagamento que recebemos pela ajuda prestada são os agradecimentos e o reconhecimento. Então vai de novo: MUITO OBRIGADO!!!!

Abraços,

Marcelo Fogaça

Amanda disse...

Muito bom o tutorial!
me ajudou a achar e remover o virus, coisa q eu não estava conseguindo com o avira!
agradeço mto!

Anônimo disse...

the best!!!!!!!!!
helinux disse!!!!!

Anônimo disse...

to com um virus chato no meu pc chamado tr spy.gen

diz que o arquivo que esta infectado é o \c:\\reinicio.exe

ja passei o anti virus , tirei e o avira esta sempre mostrando que ele ta afetando meu pc ainda , e sempre da pra mover para quarentena e excluir , so que ele nao para de aparecer , qual seria o ideal progama pra mim tirar- lo?

Antonio Vieira disse...

Olá! tente removê-lo utilizando o Malwarebytes, para isto é só seguir as dicas deste tutorial.
___________________

Se mesmo assim não resolver, siga as dicas deste nosso outro tutorial:

Dicas para remover os vírus e outros tipos de malwares (para aqueles que já possuem um antivírus):
http://www.caixadedicas.com/2008/07/sugiro-que-voc-salve-ou-imprima-essas.html
_______________

Se mesmo seguindo as dicas dos tutoriais acima o problema continuar, vá no endereço abaixo e siga as instruções para se cadastrar no BlindPCs e poste sua dúvida na área que esteja mais de acordo com o seu problema e siga as instruções que os técnicos de lá te passarem:
http://blindpcs.forumeiros.com

Em pouco tempo os analistas do Fórum lhe orientarão na solução desta questão.

Anônimo disse...

vlw cara

Alenir Cordovil disse...

Após a verificação realizada no meu PC, taí o log para analise e, espero resposta...

Malwarebytes Anti-Malware (Trial) 1.61.0.1400
www.malwarebytes.org

Versão da Base de Dados: v2012.05.31.03

Windows 7 Service Pack 1 x86 NTFS
Internet Explorer 9.0.8112.16421
Usuario :: FAMILIACORDOVIL [administrador]

Proteção: Permitir

31/05/2012 09:49:07
mbam-log-2012-05-31 (11-34-55).txt

Tipo de Verificação: Verificação Completa
Opções de verificações ativadas: Memória | Inicialização | Registro | Sistema de arquivos | Heurística/Extra | Heurística/Shuriken | PUP | PUM
Opções de verificação desativadas: P2P
Objetos escaneados: 362425
Tempo decorrido: 1 hora(s), 44 minuto(s), 59 segundo(s)

Processos de Memória Detectados: 0
(Não foram detectados ítens maliciosos)

Módulos de Memória Detectados: 0
(Não foram detectados ítens maliciosos)

Chaves de Registro Detectadas: 0
(Não foram detectados ítens maliciosos)

Valores de Registro Detectadas: 0
(Não foram detectados ítens maliciosos)

Itens de Dados no Registro Detectadas: 0
(Não foram detectados ítens maliciosos)

Pastas Detectadas: 0
(Não foram detectados ítens maliciosos)

Arquivos Detectados: 8
C:\Users\Usuario\AppData\Local\Temp\Aceleradorb_Setup.exe (Adware.Bundler) -> Nenhuma ação foi feita.
D:\Meus Arquivos\documentos michel\jogo p p.exe (Adware.Bundler) -> Nenhuma ação foi feita.
D:\Meus Arquivos\documentos michel\jogo.exe (Adware.Bundler) -> Nenhuma ação foi feita.
D:\Meus Arquivos\documentos michel\jogoaviao.exe (Adware.Bundler) -> Nenhuma ação foi feita.
D:\Meus Arquivos\documentos michel\jogobike.exe (Adware.Bundler) -> Nenhuma ação foi feita.
D:\Meus Arquivos\documentos michel\jogorally.exe (Adware.Bundler) -> Nenhuma ação foi feita.
D:\Meus Arquivos\Downloads\pcmegarapido.exe (Trojan.RepackSMS) -> Nenhuma ação foi feita.
D:\Meus Arquivos\Downloads\PDFConverterSetup.exe (Adware.InstallCore) -> Nenhuma ação foi feita.

(fim)

Antonio Vieira disse...

Olá Alenir!

Alguns problemas foram detectados pelo Malwarebytes, mas ainda não foram removidos. Caso você estiver em dúvida se deve ou não excluir estes itens, sugiro que acesse o site abaixo e envie cada um destes arquivos para análise:
https://www.virustotal.com

Neste site acima os arquivos serão escaneados por dezenas de antivirus ao mesmo tempo, o que dará muito mais certeza se são perigosos ou não.

E aí caso sejam realmente perigosos, o ideal é removê-los com o Malwarebytes.

Depois de alguns dias, se o seu PC estiver funcionando normalmente sem estes arquivos que foram excluidos pelo Malwarebytes, abra (execute) o Malwarebytes > clique na aba Quarentena > e clique no botão Remover tudo, como é explicado no tutorial acima.

George Viana disse...

Se eu Remover as infecçoes, vao remover todos os arquivos, tipo, imagens, musicas, videos, etc..?
pq a infeçao aki, ela deixa as pastas como proteçao de tela.
se puder me ajudar, eu agradeço

Caixa de Dicas disse...

Olá George! Ele irá remover somente os arquivos que estiverem infectados, os que estiverem normais ele deixará da mesma forma que estão atualmente.

Eduardo Leão disse...

Olá, soube que esse programa não é recomendável para o windows 7 64 bits.
Essa informação é correta?
Obrigado.

Caixa de Dicas disse...

Olá Eduardo!

O meu sistema é o Windows 7 64 bits e uso ele normalmente.

Anônimo disse...

mto bom esse anti virus é o melhor que ja instalei no meu pc ate hoje funciona mesmo o resto é conversa fiada, nao tem avast,avg nem avira e mto menos o kaspersky.o malwarebytes é joia.

Anônimo disse...

Oi!
precisava de uma ajudinha!!!
O malware... detecta-me um vírus no pc já há muito tempo, e eu faço exactammente como tem nas dicas, o problema é que torno a verificar o pc e ele continua lá, não consigo me livar dele é um "torjan" :(
Aqui atrasado já vai pa um ano tive bastantes problemas com o pc e aconselharam-me este anti-malware e foi a minha salvação mesmo, nenhum outro até então tinha removido eficazmente como este, só que agora este vírus está-me a por doida..... :/
Se me poderem ajudar agradecia,
cumprimentos "Maria"

Caixa de Dicas disse...

Olá Maria!

Em casos de infecções mais fortes só o Malwarebytes pode não conseguir remover o problema completamente. Nestes casos é importante seguir também as dicas dos tutoriais abaixo para eliminar estes problemas:

Dicas para remover os vírus e outros tipos de malwares

Escolhendo Programas que Iniciam com o PC

Airto disse...

Nota DEZZZZ, estava com 21 arquivos indesejados que o AVG não detectou e ele mandou para quarentena. ÒTIMO, EXCELENTE,........

Anônimo disse...

Boa Tarde!
Instalei o Malwarebytes, e com isso também instalei o baidu, qual seria o melhor para verificação de vírus?
Pois gostaria de desinstalar um, pq dizem q ter dois em um mesmo PC não é recomendado..
Isso é mesmo correto?
Aguardo a resposta..
Obrigada e parabéns pelo tutorial..
Marcelly

Caixa de Dicas disse...

Olá Marcelly.

Sugiro que você desinstale o Baidu e continue usando o Malwarebytes.
___________________

E para complementar a segurança que o Malwarebytes oferece é importante usar um bom antivirus, como o Avira Free Antivirus, por exemplo.

Para instalar, configurar e usar corretamente o Avira Free Antivirus é só seguir as dicas destes tutoriais:

Guia completo do Avira Free Antivirus (instalação e configuração)

Guia completo do Avira Fee Antivirus (como usá-lo corretamente)

Jessica Cristina dos anjos disse...

Antonio eu instalei antes de vir aqui nesta pag..só que eu deixei ativada a opção do Trial gratuito e agora o que eu faço...?

Caixa de Dicas disse...

Oi Jessica. Não tem problema você ter instalado o trial dele. O ocorre neste caso é que você vai ficar com a versão de testes dele por um tempo (normalmente é por trinta dias). Aí neste período você pode experimentar as funções disponíveis na versão paga do Malwarebytes, como a proteção em tempo real por exemplo.

E aí quando este período de testes terminar, você tem duas opções: ou pagar para continuar com as vantagens da versão paga, ou escolher a opção de voltar para versão gratuita. E aí se você não quiser pagar, é só escolher a opção de voltar para a proteção gratuita dele.

Jessica Cristina dos anjos disse...

Obrigado pela informação e só mais uma coisa...durante o processo de instalação eu coloquei o idioma em português só que tá tudo em inglês más o problema é que eu coloquei pra verificar igual está mostrando ai na pag só que tem mais de 5 hs que está verificando e não acaba eu vou ir dormir e vai ficar verificando pq não acaba parou no obj verificados 338233 e já tem 330 obj detectados só que parou no 338233 já tem um tempão....

Caixa de Dicas disse...

Oi Jessica. Se o Malwarebytes já encontrou 330 malwares nesta verificação dele, é porque seu PC está muito contaminado.

Neste caso, sugiro que você vá no endereço abaixo e siga as instruções para se cadastrar no Fórum PC Brasil e poste sua dúvida na área de Remoção de Malwares e siga as instruções que os técnicos de lá te passarem:
http://www.forumpcbrasil.com

Em pouco tempo os analistas do Fórum lhe orientarão na solução desta questão.

Jessica Cristina dos anjos disse...

Obrigado de novo ...Vou fazer isso amanha estou morta, será que formatar resolve ?

Caixa de Dicas disse...

Formatar também resolve, mas lá no Fórum temos outras formas e programas para analisar que são mais rápidos e se pode resolver mais eficientemente o problema.

Jessica Cristina dos anjos disse...

O pior é que não entendo muito de computador ...obrigado novamente!

Caixa de Dicas disse...

Não tem problema, lá o pessoal vai te orientando passo a passo até o problema ser resolvido.

Felicidades para você!

Sara Sousa disse...

Otimo, mt bem explicado, tirei varias duvidas. Parabéns!!!! Abraço

Mylena de Araujo disse...

Instalei o programa sem ter lido as instruções, selecionando a opção do Trial Pro. Tem problema?

Caixa de Dicas disse...

Oi Mylena.

Não tem problema, pode usar a versão trial dele. Isto significa que você irá experimentar a versão paga dele por um tempo, depois deste período ele deverá perguntar se você quer comprar ela ou irá querer ficar com a versão gratuita.

E aí, se não quiser comprar a versão paga, é só escolher ficar com a versão grátis.

Anônimo disse...

ola amigo pode me ajudar. estou com um virus em meu note. chama 123rede este programa consegue encontrar e remover este virus?? ja tentei varios: adwcleaner, ccleaner entre outros anti virus. mais o unico q encontrou foi o spyhunter. mas descobri q para remover tinha q pagar =(. espero resposta desde ja obrigado

Caixa de Dicas disse...

Olá. É bem provável que o Malwarebytes elimine este problema.

Mas se mesmo assim não resolver totalmente, siga também as dicas deste tutorial:

Exclua adwares e outras ameaças de seu PC e browsers com o aplicativo Zoek
http://www.caixadedicas.com/2013/10/remova-adwares-e-outros-problemas-de.html

Juliano disse...

Estamos indicando o tutorial de vocês. Ficou muito bom, parabéns!
https://www.superagendador.com/meu-navegador-esta-lento-e-nao-funciona-direito-o-que-devo-fazer/

Naírlla disse...

Gente , socorro , instalei o Malwarebytes no meu computador e foi localizado 4039 itens infectados no meu note , só que toda vez que vou na quarentena excluí os vírus o programa trava e não consigo tirá-los do meu computador , me ajude por favor :'(

Caixa de Dicas disse...

Olá Naírlla.

Neste caso é preciso uma análise mais completa para identificar a causa deste problema e resolvê-lo. Para isto sugerimos que você vá no endereço abaixo e siga as instruções para se cadastrar no Fórum PC Brasil e poste sua dúvida na área que esteja mais de acordo com o seu problema e siga as instruções que os técnicos de lá te passarem:
http://www.forumpcbrasil.com

Em pouco tempo os analistas do Fórum lhe orientarão na solução desta questão.

carlosayres disse...

Parabéns. Até esta data, foi a explicação mais pormenorizada que encontrei, nada ficando por dizer, não restando dúvidas a quem leia tal explicação. Se for preciso dar uma nota de 0 a 20, não tenho qualquer dúvida em dar 20+. Assim todos fizessem , não deixando as pessoas na dúvida ou com mais, na maioria das vezes. Carlosayres.

Anônimo disse...

TINHA 404 MALWAREAS FORAM TODOS REMOVIDOS

Cristina Massoterapia disse...

:B Oi

Confesso que eu estou vindo após eliminar um turbilhão de adware / pragas / malwares do meu note pq esse, sem dúvidas nenhuma, #malwarebytes é o melhor programa para eliminar essas doenças do sistema!
Muito me serviu esse tópico "Como executar uma verificação personalizada com o Malwarebytes:" , não estava conseguindo configura-lo para fazer a varredura em outras unidades.
Obrigada pelo post e um Feliz Ano Novo a equipe Caixa de Dicas :D

Annielle Mendes disse...

Ola!
Já fiz a verificação com o MalwareBytes 3 vezes e cada vez foram retirados cerca de 200 arquivos suspeitos ou infectados. Meu pc estava bem lento antes e travando muito. Eu estava com a versão trial que é válida por 15 dias. Só que hoje fez o tempo e resolvi desinstalar o MalwareBytes para que não fique cobrando. Dai voltou tudo de novo.
O computador está travando, o Windows demora muito a iniciar e fica com a tela preta por muito tempo.
Você sabe se quando desinstala o MalwareBytes os vírus voltam?

Maria Teresa Zambello Quadros disse...

Bom dia. Instalei o programa Malwarebytes, mas tenho também instalado no meu PC o anti vírus Avast. Posso continuar com os dois ou preciso desinstalar meu Avast? Se caso não precisar posso desabilitar meu Avast antes de passar o Malwarebytes e depois habilitá-lo novamente?
Obrigada desde já.

Caixa de Dicas disse...

Oi Maria Teresa. Você pode usar o Malwarebytes em conjunto com seu antivirus, eles são compatíveis. E nesta versão gratuita mostrada em nosso tutorial não tem a proteção em tempo real, então você pode mantê-lo atualizado e usá-lo de tempos em tempos para fazer um escaneamento e limpeza das ameaças que possam estar em seu computador.
Um abraço!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Feed Orkut Fórum Facebook Twitter
 

Copyright © Caixa de dicas | Política de Privacidade | Todos os direitos reservados |