Você conhece o robô lagartixa?





SÃO PAULO – Robô com design inspirado na lagartixa escala paredes com facilidade – só não espere que o rabo dele cresça de volta quando cortado...

O protótipo é de autoria do hoje professor do Massachusetts Institute of Technology (MIT) Sangbae Kim, e foi desenvolvido enquanto ainda era aluno da Universidade de Stanford.

Na época, quando decidiu construir um robô capaz de escalar paredes, Kim e sua equipe de graduação imaginaram ser necessário criar pés grudentos. O problema era que substâncias desse tipo não se soltavam com facilidade – um problema para a locomoção do robô.

Em 2006, no entanto, eles se depararam com uma pesquisa a respeito da aderência nas patas de lagartixas que mudou o rumo do projeto: ao invés de utilizar uma substância química, o animal possui propriedades mecânicas e geométricas que garantem a escalada.

A sola de seus pés é recoberta de pequenos fios vinte vezes mais finos que o cabelo humano. Cada um deles se ramifica em partes menores ainda, que se agarram a superfícies usando forças moleculares conhecidas como “van der Waals forces” e suportam o peso durante uma escalada vertical.
Inspirada pela natureza, a equipe criou um adesivo coberto de fios de silicone de borracha quatro vezes mais espessos que o cabelo humano. Como fios mais grossos só podem escalar superfícies mais lisas, os criados por Kim funcionam apenas no vidro ou similares.

As aplicações possíveis para o robô-lagartixa variam desde a reparação externa de oleodutos até a limpeza de janelas. Com a tecnologia desenvolvida, Kim também planeja criar um equipamento de escalada para humanos – no melhor estilo Homem-Aranha.

A equipe também se dedica a outros robôs inspirados em animais, como um voltado para grandes velocidades com design baseado no leopardo. Nos próximos dois anos, o professor e seus orientandos esperam criar um protótipo capaz de correr a 56 quilômetros por hora.

Fonte: Info Online

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Feed Orkut Fórum Facebook Twitter
 

Copyright © Caixa de dicas | Política de Privacidade | Todos os direitos reservados |