Tutorial do Kaspersky Virus Removal Tool

Kaspersky Virus Removal Tool é um utilitário com a finalidade de remover todos os tipos de infecções em seu computador, usando os mesmos algoritmos de detecção do Kaspersky Antivirus

É importante lembrar que este programa não oferece proteção em tempo real como um antivírus, a sua finalidade é apenas a de remover as infecções de seu PC.

A ferramenta é constantemente atualizada, desta forma, se você clicar no link para download amanhã, baixará um novo arquivo atualizado. Além disso, sua interface é bem fácil de usar e você poderá instalar em uma máquina altamente infectada, pois a aplicação possui um modo de uso seguro (Safe Mode). Para acessar o tutorial da versão mais atual deste programa, confira este nosso vídeo no YouTube:


Kaspersky Virus Removal Tool limpa vírus, backdoors, trojans, malwares, spywares e também possui suporte para combater as mais novas ameaças: os rootkits.




Para usá-lo corretamente é só seguir as dicas abaixo:

* Acesse este link http://www.kaspersky.com/antivirus-removal-tool?form=1

Surgirá uma tela semelhante a esta abaixo na qual você clicará com o botão direito do mouse sobre o botão Download e escolherá a opção Salvar link como... (clique no botão download referente à versão mais atual do Kasperky Virus Removal Tool. Na data em que estamos fazendo este tutorial a versão mais recente é a versão 11). Portanto, estaremos clicando com o botão direito do mouse no botão Download desta versão mais nova do programa e escolhendo a opção Salvar link como... como mostra esta imagem:


Surgirá então uma tela semelhante a esta abaixo na qual você dará um nome qualquer para este programa e no qual terá a extensão .com (como por exemplo: campeao.com) e clicará então no botão Salvar:


Esta medida acima é importante para evitar que virus e/ou malwares bloqueiem o download e/ou execução do Kaspersky Virus Removal Tool ou que contaminem o instalador deste programa antes de sua utilização.

Sugiro que você salve ou imprima essas instruções abaixo, pois em alguns momentos você poderá precisar usar o computador sem o acesso à internet:

* Dê um duplo clique no instalador do Kaspersky Virus Removal Tool (Campeao.com) e aparecerá esta tela abaixo, na qual você clicará no botão Next:



* Obs: Caso os virus e/ou malwares que estejam em seu PC fiquem bloqueando a utilização do Kaspersky Virus Removal Tool, reinicie o PC em Modo Seguro - (veja mais informações de como iniciar em Modo Seguro neste Link).

* Neste caso de ser necessário executar o Kaspersky no Modo Seguro, assim que o seu PC estiver no Modo Seguro, execute o Kaspersky Virus Removal Tool.

Mais esta outra tela abaixo surgirá, na qual você marcará a opção I accept the agreement, e depois disto clicará no botão Next:


Mais esta tela abaixo aparecerá, e nela você clicará no botão Next para que o programa seja salvo em seu Desktop (área de trabalho):
A instalação dele será iniciada, aguarde até que ela seja concluida:

Uma pasta chamada Virus Removal Tool será criada no desktop.
Na tela do programa marque todas as caixas disponíveis e clique no botão Start Scan, como mostra a imagem abaixo:


* Seja paciente, o Scan pode demorar.
  • Conforme for scaneando provavelmente abrirá algumas janelas pequenas ao lado do relógio, não clique em nada.
  • Também há uma possibilidade de abrir janelas maiores, semelhantes à esta abaixo, contendo as seguintes opções:

    • Desinfection (quando possível)
    • Delete
    • Skip

  • Quando aparecer estas grandes janelas semelhantes a esta acima, clique na opção Desinfection (quando possível). Caso não seja possível esta desinfecção (como neste exemplo da figura acima), clique na opção (Delete).
  • Caso forem surgindo outras janelas grandes como esta acima vá clicando sempre na opção Desinfection (quando for possível), e quando não for possível a Desinfection (desinfecção), clique na opção Delete.
  • Após completar tudo, clique no botão Report, na janela que abrir deixe selecionado desta forma:

    • Autoscan
    • Do not group
    • Important events

    Isto é mostrado na imagem abaixo:

  • Expanda Autoscan clicando no sinal ao lado de +, como é mostrado nesta imagem abaixo:

  • Depois disto clique com o botão direito do mouse sobre estes resultados que serão exibidos na tela e escolha a opção Select all, como é mostrado nesta imagem abaixo:

  • Depois disto, clique sobre esta seleção com o botão direito do mouse e escolha Copy, como mostra esta figura:

  • Abra o Bloco de Notas e cole nele este conteúdo que você acabou de copiar (teclando ctrl + v)
  • Dê um nome para o arquivo e salve numa pasta de sua preferência.
  • Feche o resultado clicando no botão Close.
  • Feche também o Kaspersky Virus Removal Tool clicando no botão Exit.
  • Reinicie o computador caso seja pedido.
  • Caso você esteja recebendo auxílio em um fórum de informática, poste o conteúdo desse arquivo que você salvou no Bloco de Notas em sua próxima resposta neste fórum.
OBSERVAÇÃO1: Atente para as janelas durante o scan elas possuem cores diferentes dependendo do risco. Portanto,
  • verde: baixo risco
  • amarelo: médio risco
  • vermelho: alto risco
Antes de tomar qualquer medida verifique com cuidado o caminho/nome do arquivo para ver é de seu conhecimento. Caso seja de seu conhecimento e você tenha certeza absoluta de que o arquivo seja seguro, clique em Skip.
OBSERVAÇÃO2: Se no resultado final do scan apenas tiver Result: OK, não precisa gerar um relatório, apenas informe no fórum (caso você esteja sendo auxiliado em algum fórum) sobre este resultado.

12 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom cara, meus parabens!

carneiro disse...

parabens colega bom trabalho comprimentos da suiça

Anônimo disse...

parabêns,me ajudou muito Deus o abençoe!

Anônimo disse...

Exelente tutorial !!! Grato pela sua ajuda !!!

Abraços.

Helô disse...

olá, eu posso usar esse programa se já tiver um antivirus instalado no computador? Muito obrigada!

Antonio Vieira disse...

Oi Helô!

Sim, mesmo já tendo um antivirus você pode executar o Kaspersky Virus Removal Tool. Só é bom desativar temporariamente a proteção residente de seu antivirus para evitar conflitos. Aí depois da utilização do Kaspersky Virus Removal Tool você volta a ativar a proteção de seu antivirus.

Riane disse...

No tutorial você indica que o arquivo seja enviado para quarentena, mas gostaria de saber o que acontece caso eu decida deletar ao invés de enviar para quarentena. Por ser necessário desativar o antivirus para que essa ferramenta rode. Porém, após o uso é necessário desinstalar a ferramenta para que o antivirus volte a funcionar, ou seja, desfazendo a quarentena.

Caixa de Dicas disse...

Olá Riane! é sempre bom o envio dos arquivos infectados para a quarentena pelo fato de que nenhum antivirus ou ferramenta de remoção de virus é infalível, e por isto estão sujeitos a se enganarem, qualificando arquivos importantes como sendo vírus. Daí o melhor sempre é enviar para a quarentena, e você observa por alguns dias se o PC funciona normalmente sem os arquivos removidos. Caso depois de alguns dias estiver tudo certo, aí é só desinstalar o Kaspersky Virus Removal Tool, removendo assim junto com ele os vírus excluídos.

Clayton Henrique disse...

Bom dia... após seguir todos os passos aqui recomendados, foram detectados 02 vírus em meu PC onde ambos foram deletados pelo antivírus.
Gostaria de saber o que faço após todos os passos sendo feitos com êxito? Na verdade minha dúvida maior é... posso deletar a informação do vírus detectado e deletado que foi salvo como solicitado com o nome "log"?

Caixa de Dicas disse...

Olá Clayton!

O bom agora é você esperar mais ou menos uma semana e ver se seu PC fica normal sem estes arquivos excluídos (por precaução). Aí depois destes dias se estiver tudo certo, é só você desinstalar o Kaspersky Virus Removal Tool que serão também excluídos juntamente com ele estes arquivos que estão na sua quarentena.

Quanto ao log que você citou, ele é só um relatório que serve para você ver os arquivos que foram excluídos e também para postar em fóruns de informática quando está recebendo auxílio em algum deles.

Forefy disse...

Muito Bom!

Luan disse...

Eu tenho o kaspersky total security professional. Serve também como o tools ou t enho que ter o dois?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Feed Orkut Fórum Facebook Twitter
 

Copyright © Caixa de dicas | Política de Privacidade | Todos os direitos reservados |