Tutorial do Avira Free Antivirus (como usá-lo corretamente)

Confira neste artigo como utilizar corretamente este ótimo antivirus na proteção de seu computador.


Obs: Antes de executar o Avira, instale-o e configure-o conforme as instruções de nosso outro tutorial.

Escaneando seu computador com o Avira Free Antivirus 

Para fazer um scan, clique com o botão direito do mouse sobre o símbolo do Avira (aquele guarda-chuva vermelho aberto ao lado do relógio do Windows) e selecione a opção Iniciar o Avira Free Antivirus, como está mostrando a figura abaixo:


Então será aberta essa nova tela:


Se todas as opções estiverem em verde (como no exemplo da figura acima) é porque está tudo normal. Mas se alguma das opções estiver em vermelho é porque é necessária a sua atenção sobre este item. Neste caso, clique no quadrado vermelho e siga as opções para normalizar a situação.

Se esta for a primeira vez que você está usando este antivírus, é normal que a opção Última varredura esteja sinalizada como Não executado  (porque você ainda não fez um escaneamento completo em seu computador usando o Avira).

Para fazer uma verificação completa é só clicar com o botão esquerdo do mouse no menu System Scanner > Clique na opção Verificação completa do sistema e clique na lupa com o símbolo do Windows logo acima no centro para ser iniciado o escaneamento com o perfil de administrador, como mostra esta imagem:


Neste momento poderá surgir uma mensagem do Windows com a pergunta "Deseja permitir que o programa a seguir faça alterações neste computador?" clique em Sim.

Aguarde até que o Avira escaneie 100% de seu computador.

O resultado do escaneamento dependerá da forma como você configurou o Avira AntiVir. Caso você tenha escolhido o modo Automático (conforme as instruções de nosso outro tutorial) surgirá uma tela como esta abaixo mostrando o resultado do escaneamento:


Veja que neste exemplo acima foram detectados 3 virus (Detecções: 3). Por questões de segurança, uma cópia de cada um destes arquivos contaminados foi enviada para a quarentena (Movidos: 3) e após estes procedimentos os 3 arquivos contaminados foram removidos (Excluído: 3).

Neste ponto já terá acabado o escaneamento e você tem a opção de clicar no botão: Fechar (que fecha essa caixa de diálogo) ou clicar no botão: Relatório (onde você terá acesso ao log do escaneamento mostrando os detalhes de tudo o que foi detectado pelo Avira Antivirus durante o escaneamento e outras informações importantes sobre esta varredura que acabou de ser realizada).

Escaneando manualmente arquivos e pastas com o Avira Antivirus

Sempre que você quizer escanear um arquivo ou uma pasta de arquivos manualmente é só clicar sobre ele com o botão direito do mouse e selecionar a opção: Varrer arquivos selecionados com o Avira, como está demonstrado nesta imagem:


Neste momento poderá surgir uma mensagem do Windows com a pergunta "Deseja permitir que o programa a seguir faça alterações neste computador?" clique em Sim.

Caso o arquivo ou pasta seja seguro e não existam vírus, aparecerá um resumo deste escaneamento, mostrando quantos arquivos foram escaneados (Arquivos), e mostrando que não houve detecção de virus (Detecções: 0), então o resultado será parecido com esta tela abaixo:


Mas caso haja um ou mais vírus no arquivo ou pasta que você escaneou, será mostrada uma tela como esta abaixo:


E, da mesma forma que no escaneamento completo,
será mostrado o resultado do trabalho efetuado pelo Avira, como neste exemplo acima em que foi detectado 1 virus (Detecções: 1). Por questões de segurança uma cópia deste arquivo contaminado foi enviada para a quarentena (Movidos: 1) e após estes procedimentos o arquivo contaminado foi removido (Excluído: 1).

Escaneando os arquivos baixados (downloads) com o Avira AntiVir

Uma medida muito importante de segurança é escanear cada arquivo que baixamos da internet ou que nos chega por disquetes, pendrives, CDs ou qualquer outra fonte com o antivírus antes de usá-lo. Caso você tenha configurado o seu Avira AntiVir seguindo
as instruções de nosso outro tutorial este escaneamento será feito automaticamente sempre que você baixar algum arquivo ou programa da internet.

Isso evita que instalemos vírus ou outros malwares em nosso computador, pois caso exista um arquivo infectado neste download que está sendo feito, o antivírus automaticamente te informará que este arquivo está contaminado e mostrará uma tela semelhante a esta abaixo, na qual você clicará no botão Remover:


Após ter clicado no botão Remover, o Avira fará um rápido escaneamento de seu PC para garantir que todos os problemas de segurança tenham sido resolvidos e efetuar a exclusão deste arquivo contaminado, como mostra a imagem abaixo, e basta você esperar o final desta breve verificação:


Obs: Em alguns casos, mesmo clicando-se no botão Remover, o arquivo contaminado não é removido automaticamente. Neste caso é só você clicar com o botão direito do mouse sobre o arquivo contaminado e selecionar a opção: Varrer arquivos selecionados com o Avira, como está demonstrado nesta imagem:


Neste momento poderá surgir uma mensagem do Windows com a pergunta "Deseja permitir que o programa a seguir faça alterações neste computador?" clique em Sim.

Será mostrada uma tela como esta abaixo mostrando o resultado da remoção. Como neste exemplo abaixo em que foi detectado 1 virus (Detecções: 1). Por questões de segurança uma cópia deste arquivo contaminado foi enviada para a quarentena (Movidos: 1) e após estes procedimentos o arquivo contaminado foi removido
(Excluído: 1).:


Atualizando o Avira Free Antivirus

Você tem duas maneiras de manter o seu antivírus atualizado. A primeira forma é atualizá-lo manualmente (clicando com botão direito do mouse sobre o símbolo do Avira (o guarda-chuva vermelho ao lado do relógio do Windows) e escolhendo a opção: Iniciar atualização. Aí é só aguardar até que ele seja atualizado. Este procedimento fica bem claro na imagem abaixo:


A outra opção é a atualização automática, e para programá-la é só seguir os procedimentos abaixo:

Clique com o botão direito do mouse sobre o símbolo do Avira (aquele guarda-chuva vermelho aberto ao lado do relógio do Windows) e escolha a opção: Iniciar o Avira Free Antivirus, assim como está mostrado na imagem abaixo:


Clique então com o botão esquerdo do mouse sobre a opção Agendamento (que está no canto inferior esquerdo da tela), conforme mostra esta figura:



Clique então com o botão esquerdo do mouse no botão + na parte superior da tela do Avira para inserir novo trabalho, conforme mostra esta figura:


Surgirá uma nova tela na qual, na opção Nome do trabalho, escreva um nome qualquer (como Update, por exemplo) --- e depois disto clique no botão Avançar, como mostra esta imagem:


Aparecerá mais esta tela abaixo, na qual você clicará com o botão esquerdo do mouse sobre a setinha voltada para baixo > Selecionará a opção Trabalho de atualização > e clicará no botão Avançar:


Outra tela aparecerá, na qual você clicará com o botão esquerdo do mouse sobre a setinha voltada para baixo > Selecionará a opção Diariamente (para que o Avira possa ser atualizado todos os dias) > no campo onde aparecem os números, você irá selecionar a hora e os minutos em que o seu PC esteja normalmente ligado e conectado à internet para que esta atualização seja feita (No meu caso, optei por atualizá-lo todos os dias, às 19:46 h, mas você pode configurar este horário de acordo com a sua preferência) > marcará a caixinha Repetir a tarefa se o tempo expirou (isto fará com que ele possa ser atualizado depois, caso naquele horário que você marcou não seja possível a atualização do Avira) > e clicará no botão Avançar, como mostra esta imagem:


Depois disto você pode deixar selecionada a opção Minimizado (para que a atualização do Avira seja feita de forma mais discreta) e clique no botão Concluir, como mostra esta imagem:


Depois disto, certifique-se de que a caixinha de verificação ao lado direito da opção Update esteja marcada, pois isto significa que ela está ativada e irá funcionar corretamente (caso não esteja marcada, marque a caixinha, como mostra esta imagem):


Pronto, agora seu Avira Antivir será atualizado todos os dias no horário que você o programou.

É muito importante manter o seu Avira Free Antivirus sempre bem atualizado, pois só assim é que ele poderá manter o seu computador protegido contra os vírus e malwares existentes, pois sabemos que novos vírus são criados a cada dia e quando um antivírus está bem atualizado ele está preparado para detectar e eliminar essas ameaças.

Configurando o Avira para fazer um escaneamento completo e automático semanalmente em seu computador:

Uma ótima opção que o Avira oferece é esta de escanear o seu PC automaticamente no(s) dia(s) e horário(s) que você preferir. Para isto é só fazer o seguinte:

Clique com o botão direito do mouse sobre o símbolo do Avira (aquele guarda-chuva vermelho aberto ao lado do relógio do Windows) e escolha a opção: Iniciar o Avira Free Antivirus, assim como está mostrado na imagem abaixo:


Clique então com o botão esquerdo do mouse sobre a opção Agendamento (que está no canto inferior esquerdo da tela), conforme mostra esta figura:


Clique então com o botão esquerdo do mouse no botão + na parte superior da tela do Avira para inserir novo trabalho, conforme mostra esta figura:


Surgirá uma nova tela na qual, na opção Nome do trabalho, escreva um nome qualquer (como Verificação Completa, por exemplo) e depois disto clique no botão Avançar, como mostra esta imagem:


Na próxima etapa que aparecerá, deixe marcada a opção Trabalho de verificação e clique no botão Avançar:


Aparecerá mais uma tela onde você deverá especificar quais as partes de seu computador deverão ser verificadas neste escaneamento. Clique na setinha voltada para baixo e selecione a opção Verificação completa do sistema. Depois disto clique no botão Avançar, conforme mostra esta imagem:


Após isto, surgirá mais uma tela onde você deverá especificar em quais dias e horários este escaneamento deverá ser realizado. O ideal é que você programe o Avira para fazer o escaneamento semanalmente. Para isto é só clicar com o botão esquerdo do mouse sobre a primeira setinha voltada para baixo e escolha a opção Semanalmente.

Logo mais abaixo há um pequeno quadro do lado esquerdo da tela com os dias da semana para você escolher em qual deles deseja fazer o escaneamento. Então é só clicar com o botão esquerdo do mouse no quadradinho referente ao dia escolhido.

Do lado direito da tela terá então a opção de escolher o horário em que será realizado este escaneamento. Clique com o botão esquerdo do mouse sobre as horas e digite o horário desejado, e depois clique com o botão esquerdo do mouse sobre os minutos e digite os minutos em que você deseja que seja feito este scan.

Marque também a opção Repetir a tarefa se o tempo expirou. Isto é importante pois se você não puder ligar o computador naquele horário exato em que o escaneamento está programado, ele será feito assim que for possível.

Após concluir as configurações citadas acima, clique no botão Avançar.

No meu caso preferi que o escaneamento seja feito semanalmente na segunda-feira, às 18:01 h. Ficou configurado então assim:


Observação: Embora tenha preferido este dia e horário acima, você pode definir o dia e horário de sua preferência para que este escaneamento seja feito. Este foi só um exemplo.

Depois disto basta você clicar no botão Avançar. Surgirá, então, uma nova tela onde você pode deixar selecionada a opção Minimizado (para que o escaneamento do Avira seja feita de forma mais discreta) e clique no botão Concluir, como mostra esta imagem:


Após os procedimentos acima, certifique-se de que a caixinha de verificação ao lado direito da opção Verificação Completa esteja marcada, pois isto significa que ela está ativada e irá funcionar corretamente (caso não esteja marcada, marque a caixinha. E quanto à verificação rápida do sistema, a qual já vem ativada por padrão no Avira, você pode deixar desmarcada, como mostra esta imagem):


Removendo os virus da quarentena do Avira AntiVir:

O ideal é sempre desinfectar (reparar) os arquivos contaminados ou enviar os vírus para a quarentena, sendo que esta quarentena funciona como uma prisão para os vírus. E no caso dos arquivos que forem enviados para a quarentena, depois de algumas semanas, se o seu computador estiver funcionando normalmente sem estes arquivos que foram para a quarentena, você pode ir na quarentena e excluí-los definitivamente.

Quando chegar o momento de excluir definitivamente estes virus que estarão na quarentena é só clicar com o botão direito do mouse sobre o símbolo do Avira Antivir (aquele guarda-chuva vermelho aberto ao lado do relógio do Windows) e escolha a opção: Iniciar o Avira Free Antivirus, assim como está mostrado na imagem abaixo:


Clique então com o botão esquerdo do mouse sobre a opção Quarentena (no canto inferior esquerdo) > Selecione os vírus que queira excluir definitivamente e clique no X na parte superior da tela, conforme mostra esta figura:


Ao fazer isto surgirá uma mensagem de confirmação, onde você deverá clicar na opção Sim, conforme mostra esta imagem:


Note que ao remover todos os virus da quarentena ela ficará totalmente limpa, conforme mostra esta imagem:




Dicas para se adicionar um arquivo à exceção do Avira (para ser ignorado no escaneamento):

Em alguns casos você pode possuir algum arquivo ou pasta e não quer que o mesmo seja detectado pelo Avira. Neste caso é só adicionar uma exceção em seu antivirus para que este(s) arquivo(s) não seja mais escaneado.

Para isto clique com o botão direito do mouse sobre o símbolo do Avira (aquele guarda-chuva vermelho aberto ao lado do relógio do Windows) e escolha a opção Configurar o Avira Free Antivirus:


Clique no sinal de + ao lado do menu System Scanner > Clique no sinal de + ao lado da opção Varrer > Clique em Exceções > clique no botão com três pontos (...) e encontre o arquivo, item ou parte do PC que você deseja que o Avira não escaneie mais, quando encontrá-lo selecione-o e clique em OK. Depois disso clique no botão Adicionar. Repita este procedimento para incluir outros itens na exceção do Avira, caso seja necessário.

Depois disso clique no sinal de + ao lado da opção Real-Time Protection > Clique no sinal de + ao lado da opção Varrer > Clique em Exceções. Caso você queira que algum processo seja excluído da verificação da proteção residente do Avira é só você clicar no botão Processos... > selecione o processo que você quer que o Avira ignore > e clique no botão OK. Repita este procedimento para incluir outros processos na exceção do Avira, caso seja necessário.

Outra maneira de incluir um processo na exceção do Avira é digitar o nome deste processo no campo em branco logo abaixo da frase Processos a serem omitidos pelo Real-Time Protection > E depois de digitar corretamente o nome deste processo é só clicar no botão Adicionar. Repita este procedimento para incluir outros processos na exceção do Avira, caso seja necessário.

Para incluir arquivos, pastas e outros itens à exceção da proteção residente do Avira é só clicar no botão com três pontos ... (abaixo da opção Objetos a serem omitidos pelo Real-Time Protection) e encontre o arquivo, item ou parte do PC que você deseja que Avira não escaneie mais, quando encontrá-lo selecione-o e clique em OK. Depois disso clique no botão Adicionar. Repita este procedimento para incluir outros arquivos, pastas e itens na exceção do Avira, caso seja necessário.

Depois disso clique no botão OK na parte de baixo da tela do Avira. Pronto! Agora ele já não deve mais acusar este(s) item(s) de ser(em) virus. Mas este procedimento deve ser feito somente se você tiver certeza que este(s) item(s) seja(m) seguro(s), pois fazendo este procedimento acima este(s) item(s) não será(o) mais escaneado(s) pelo Avira.

Seguindo as dicas acima você já poderá manter o seu antivírus bem atualizado e fazendo um escaneamento semanal completo no seu computador para eliminar os vírus e outros malwares e também para impedir que eles contaminem o seu PC. Também é importante fazer este escaneamento quando você desconfiar que haja algo errado em seu computador e quando você suspeite que ele esteja infectado.

38 comentários:

Adriana P. disse...

Muuuiitttooo obrigada por esse tutorial,eu ñ tava conseguindo usar direito o Avira.Agora eu sei,fiz o scaneamento no pc e agora meu pc tá seguro.Valeu mesmo Obrigado

Anônimo disse...

valeu meeeesmo!!!

brigada!

murfrei disse...

Valeu Muito Bom.

Anônimo disse...

BOM DIA, NÃO SOU MUITO DE TECER COMENTARIOS, MAS TEM UNS TEM SE DAR O VALOR DA POSTAGEM, ESTE TUTO FOI SIMPLESMENTE ARRASSADOR.FICOU OTIMO MEUS PARABENS!!MEU COMPUTADOR FICOU OTIMO. ABS.

Anônimo disse...

Olá!!!

Não imagina o quanto foi útil esta sua indicação.
Sempre deveria existir pessoas assim com capacidade e experiencia de mostrar e trasmitir sua competencia. Obrigado por sua imensa ajuda. Espero que continue e receba de alguma forma uma gratificação por esta sua colaboração.

Anônimo disse...

Adorei,muito obrigada..
já tinha esse anitivieus já um mes e nem sabia como passar ele no meu pc...
gostei mesmo....

Anônimo disse...

Vlw cara ajudo muito essas aulas.

Anônimo disse...

Simplesmente perfeito!

Muitoo Obrigada!

cazuza disse...

não eu queria dizerr
que muitoo obrigada grata mesmo..
me ajudou bastante pq naum ssabia usar i o pc ta infestado di virus i eu nem sabiia
valeu msm

Anônimo disse...

Olá.
perfeito seu tutorial
eu não estava conseguindo configurar a hora do scan, mais com esse tuto deu tudo certo
brigadu

Prô Cris disse...

Obrigada pela ajuda Viu.. e parabéns pela iniciativa !!!

Anônimo disse...

Muito Obrigado mesmo pela ajuda, eu estava mesmo precisando de uma força!

bina disse...

NOSSA MTO BOM ADOREI ! EU NÃO TINHA A MENOR NOÇÃO DE COMO MANUSEAR ESTE PROGRAMA DO ANTIVIR !!!! MTO OBRIGADA POR TUDO ! E PELA SUA DEDICAÇÃO ...

Jackson Araújo disse...

Adoreiii

Muiito bom mesmo de verdadee

esse e o primeiro anti virus que limpou todo meu pc, E sem seu tutorial eu não saberia mexer nele, muito obrigado de coração

Jão! disse...

Vcs são foda!
Blog excelente, altos tutorias ótimos.
Parabéns, Avira ta direitinho aqui agora!

Valeu!

Rodrigo disse...

Com um tutorial desses num tem como errar,até os mais experientes vão tirar nota 10, ele está muito,mas muito bem explicado,não tem como errar não. Inclusive gostaria de pedir permissão para fazer uma postagem em meu blog com essa matéria de vcs,achei muito interessante,se não se importarem deixem msg no meu mural.

www.massariolles.blogspot.com

Professora Márcia Cristiane disse...

Não tenho palavras para lhe agradecer. Você é muito iluminado!
Gostaria de saber se existe alguma forma de remover vírus de pen-drive sem precisar formatá-lo. Emprestei meu pen-drive a um técnico de informática e ele me devolveu o mesmo cheio de vírus. Tenho muitos arquivos dos quais preciso e não sei como resolver o problema. Fui utilizá-lo no computador do meu esposo e passei os vírus para o pc. Ele terminou por formatar o computador e ficou muito irritado comigo...Agora, quero tentar resolver o problema do pen-drive sozinha. Aliás, meu lap-top também está com vírus, mas não formatei (até porque não sei fazer isso). Estou seguindo este tutorial e espero que dê tudo certo. Se não for muito complicado, peço sua ajuda.
Um abraço e fique com Deus.
Parabéns por este belíssimo trabalho que atende às necessidades de pessoas mais leigas no assunto, assim como eu. Você consegue, de forma simples e com um vocabulário adequado, sanar as nossas dificuldades. Obrigada, mesmo!
Até mais!

Antonio Vieira disse...

Oi Márcia Cristiane. Valeu pelo incentivo!

Para remover virus de pendrives é só seguir as dicas deste nosso outro tutorial:
http://dicasetutoriaisparapc.blogspot.com/2008/08/dicas-para-remover-vrus-que-se-propagam.html

Felicidades!

vinicius disse...

salvou a minha vida vida !!
o melhor antivirus que eu ja vi , bom demais!

Luiz. disse...

put's cara! ;@@
mt phoda você, tudo facílimo de enterder
mt bem explicado &' tal.
só tenho a agradecer
vllw aê pelas informações.
abraço ;]

Anônimo disse...

gostei imenso deste tutorial, serviu completamente as minhas aspirações. Mais uma vez muitíssimo obrigado.

Fabio (natal-RN) disse...

Parabens pelo ótimo tutorial, é de gente assim como vocês que precisa pra melhorar este país, sem nenhum preconceito com muita paciência e bastante simplicidade pra explicar cada passo dos tutoriais. Parabens mais uma vez e muito obrigado.

Leidimar disse...

Parabens!!! esclarecimentos total, exelente. Obrigado

Lingerie disse...

Muito obrigada pelos detalhes nas explicações. Vc é d+ e torna nossa vida fácil. Passei dias tentando me livrar de vírus captados pelo VIVO 3G (usei ele no celular....foi qdo tudo começou). Netbook novíssimo...travava. Nem saiu da embalagem; voltava à ITAUTEC para verificação, sem retorno dos técnicos...hoje, depois de 1 mês da compra que consegui navegar, graças ao seu auxílio. Patrícia - Balneário Camboriú- SC

Anônimo disse...

nunca tinha visto um tutorial tão bom! vcs são demais,valeeeeeeeeuuuuu!

leonardo disse...

Primeiramente parabenizar pelo otimo trabalho! Sem duvida uma das coisas mais interessantes que achei na internet nos ultimos dias

egito disse...

CARA VALEU...
TE DEVOUMA HEIM???
RSRSRSR
DEU TE ABENÇOE...

Anônimo disse...

Nossa, muito obrigado gente, vcs me ajudaram muito, com esses otimos esclarecimento, pois eu não entendia nada como usar o anti virus,e meu computador estava nas ultimas de tanto virus.
Muito Bom Mesmo..
Deus abençoe.

Anônimo disse...

Tutorial Passo a Passo

Pois é. Sabe Meu Irmão, tem que ser humilde pra querer ajudar as Pessoas com tanta boa Vontade. ensinar a Fazer Passo a Passo quer Dizer que voçe esta ajudando não so os leigos mas principalmente os sábios
os leigos por que não tem entendimento. e os sábios a serem humildes e a fazerem igual. igual ao Senhor Jesus Cristo. Continue Asssim, Deus te Abençoe.

Anônimo disse...

muito bom msm... ficou perfeita sua explicaçao... valeuuu

Time disse...

Muito bom esse tutorial, obrigado.

Simone Claro disse...

MUITO BOM ESSE TUTORIAL.
Me salvou, eu baixei mas não sabia direito como usar. Valeu :)

Anônimo disse...

Muito obrigado mesmo, esse site é ótimo, muito bom o tutorial, valeu! :)

Júnior Moura disse...

Parabéns, pela disposição e paciência ao executar tamanho tutorial muito bem explicativo e repleto de conteúdo, já utilizava o Avira, mas ele nunca esteve tão programado e ajustado como está agora, eu e minha máquina agradecem, indicarei ao todos que eu puder o grande serviço prestado por você . Grande Abraço . ps. Uso esse mesmo antivírus no trabalho e ele pede autorização para instalar um aplicativo que monitora o tráfego de vírus nos sites que estou usando no momento, em casa eu não vejo essa mensagem, com essa configuração que tenho agora, eu precisaria desse "aplicativo" ?

Sandra disse...

Excelente tutorial, gostei muito, bem explicado, valeu, me ajudou bastante, obrigada!!!

Anônimo disse...

I read about a hundred blog posts a week and i tend to only comment on several of them, this is 1 of them.

Anônimo disse...

Muito legal este tutorial, parabéns!

defferson santos disse...

Muito bom esse tutorial, realmente ajudou.


obrigado .

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Feed Orkut Fórum Facebook Twitter
 

Copyright © Caixa de dicas | Política de Privacidade | Todos os direitos reservados |