Tutorial do antivirus Avg 8.5 free (como usá-lo corretamente)




Agora que já foi instalado o Avg, vamos passar algumas dicas de como usá-lo de forma correta:

Atualizando o Avg

Atualizações automáticas:

A melhor forma de manter o seu Avg 8.5 sempre atualizado é ativar a sua atualização automática. Para isso dê um duplo clique com o botão esquerdo do mouse sobre o símbolo do Avg (aquele quadrado colorido ao lado do relógio do Windows) e então será mostrada esta tela abaixo:

OBSERVAÇÃO: É SÓ CLICAR SOBRE AS IMAGENS QUE ELAS SERÃO MOSTRADAS EM TAMANHO MAIOR.


Vá então no menu: Componentes > Atualizações, como está demonstrando nesta figura:


Será aberta então esta nova tela abaixo, veja se as opções Iniciar atualizações automáticas e A intervalos de tempo específicos estão marcadas. Caso já estejam marcadas deixe como está. Se o seu computador está sempre conectado à internet o ideal é atualizar o seu Avg todos os dias, neste caso veja se opção Todos os dias está selecionada, se já estiver selecionada deixe-a também como está. Logo na frente desta opção Todos os dias haverá a opção de marcar o horário em que as atualizações (updates) serão feitas, selecione o horário em que seu computador estará conectado à internet para que as atualizações possam ser baixadas e instaladas. Mas caso você use uma internet discada e não possa atualizar o seu Avg diariamente é só selecionar o dia e horário em que o seu computador esteja conectado à internet para que o seu antivírus possa ser atualizado. E depois disto clique no botão Salvar Alterações. Isso é demonstrado nesta tela:


Atualização manual (pela internet):

Outra forma de atualizar o Avg é clicando com o botão esquerdo do mouse sobre o seu símbolo (aquele quadrado colorido ao lado do relógio do Windows) e escolhendo a opção Atualizar agora, conforme é mostrado na figura abaixo:


Atualização manual (sem internet):

Caso você use o Avg em um computador sem internet basta seguir as dicas do nosso tutorial abaixo para atualizá-lo manualmente:

Como fazer a atualização do AVG 8.5 de forma manual


Escaneando o seu computador com o Avg 8.5:

Para fazer um escaneamento completo do seu computador basta fazer o seguinte:

Clique com o botão direito do mouse sobre o símbolo do Avg (aquele quadrado colorido ao lado do relógio do Windows) e selecione a opção: Abrir Interface de Usuário do AVG, como está mostrando a figura abaixo:


Será então aberta esta outra tela abaixo:


Clique sobre a opção: Verificar. Surgirá a tela abaixo na qual você deverá clicar com o botão esquerdo do mouse na opção Verificar todo o computador:


Caso você queira escanear apenas uma parte específica de seu computador, basta seguir os mesmos procedimentos anteriores mas com esta diferença:

Clique sobre a opção: Verificar. Surgirá a tela abaixo na qual você deverá clicar com o botão esquerdo do mouse na opção Verificar arquivos ou pastas:


Aí então surgirá esta tela abaixo onde basta você marcar a caixinha de verificação ao lado do local que você deseja fazer o escaneamento, e depois de marcar os ítens a serem verificados clique sobre o botão: Iniciar verificação


Como agendar um escaneamento semanal automático do seu computador com o Avg 8.5:

Para agendar um scan, clique com o botão direito do mouse sobre o símbolo do Avg (aquele quadrado colorido ao lado do relógio do Windows) e selecione a opção: Abrir Interface de Usuário do AVG, como está mostrando a figura abaixo:


Será então aberta esta outra tela abaixo:


Clique sobre a opção: Verificar. Veja se a opção Verificação agendada está marcada como desabilitado. Caso esteja desta forma, clique com o botão direito do mouse sobre esta opção Verificação agendada e escolha a opção: Habilitar tarefa, conforme é mostrado na figura abaixo:


Agora clique sobre o botão: Editar e aparecerá uma outra tela. Deixe marcada a opção Habilitar esta tarefa. Aí você tem a opção de programar o(s) dia(s) e horário(s) no qual você deseja que o Avg faça o escaneamento completo de seu computador. O ideal é programá-lo para fazer este procedimento uma vez por semana. Caso você deseje que ele faça o escaneamento semanalmente é só marcar a opção: Executar na hora específica: e logo na frente desta opção você verá uma frase dizendo assim: Todos os dias (se você deixar esta opção marcada ele fará o escaneamento completo do computador todos os dias.) Mas como o que queremos é que ele faça o escaneamento somente uma vez por semana então é só clicar com o botão esquerdo do mouse sobre esta frase Todos os dias e então serão mostradas outras opções, e você selecionará a opção Selecionar dias. Aparecerá uma lista com todos os dias da semana, deixe marcado somente o dia no qual você deseja que o escaneamento seja feito e desmarque os outros dias. Marque também as caixinhas abaixo:

* Executar ao iniciar se a tarefa foi perdida (esta opção é importante, pois caso não seja possível ligar o computador no horário programado para o escaneamento, ele será feito assim que você puder ligar o seu PC).

* Executar mesmo que o computador esteja em modo de baixa energia.

No meu caso escolhi configurar o Avg para fazer um escaneamento completo do PC todos os domingos às 12 horas, ficando então configurado desta forma abaixo (embora eu tenha escolhido este horário, você pode escolher o(s) dia(s) e horários de sua preferência, este foi só um exemplo):


Clique na aba Como verificar e deixe configurado conforme mostra esta tela:


Agora clique na aba: O que verificar e será mostrada uma outra tela, certifique-se que a opção Verificar todo o computador esteja marcada. Se já estiver marcada, deixe como está. Como demonstra a figura abaixo:


Depois disso é só clicar no botão: Salvar.

Agora o seu Avg irá fazer um escaneamento completo do seu computador semanalmente no dia e horário que você acabou de especificar.

Escaneando os arquivos ou pastas baixados (downloads) com o Avg 8.5

Uma medida muito importante de segurança é escanear cada arquivo ou pasta de arquivos que baixamos da internet ou que nos chega por disquetes, pendrives, cds ou qualquer outra fonte com o antivírus antes de usá-lo.

Isso evita que instalemos virus ou outros malwares em nosso computador, pois caso exista um arquivo ou pasta de arquivos infectados o antivirus nos alertará, permitindo assim eliminar este virus, mantendo assim o nosso PC protegido.

Sempre que você quizer escanear um arquivo ou uma pasta de arquivos é só clicar sobre ele com o botão direito do mouse e selecionar a opção: Testar via AVG Free, como está demonstrado nesta imagem:



Proteção residente: o seu computador protegido 24 horas por dia

Uma ótima característica oferecida pelo Avg (assim como todos os bons antivirus) é a sua proteção residente que protege o seu computador em tempo real 24 horas por dia.

Se em algum momento a proteção residente detectar algum vírus tentando se instalar no seu computador surgirá uma mensagem como esta abaixo:


Veja que aí você terá as seguintes opções:

Recuperar - Esta opção serve para tentar curar (desinfectar) o arquivo que está com o vírus. Normalmente esta opção não tem um resultado muito satisfatório pois a maioria dos virus danifica muito o arquivo que infectaram e sendo assim torna-se difícil restaurá-lo. Mas em todo caso você pode tentar esta opção Recuperar. Caso não seja possível desinfectar o arquivo ele será movido para a quarentena.
Mover para a Quarentena - Esta opção serve para enviar o arquivo contaminado para a Quarentena.
Ignorar - Esta opção serve para ignorar o alerta de virus deixando este virus continuar em seu computador.

Qual o procedimento deve ser tomado quando houver terminado o escaneamento?

Caso o Avg não tenha encontrado virus ou outros tipos de malware no arquivo escaneado ou em seu computador, aparecerá uma mensagem na parte de baixo da tela dizendo assim: A verificação está completa e você poderá notar na parte de cima uma frase dizendo Infecções encontradas: 0 (ou seja: nenhuma infecção encontrada), então o resultado será como está nesta tela:


Mas caso tenham sido detectados virus neste escaneamento, será mostrada uma tela como esta abaixo:


Veja que a tela acima está mostrando a frase Infecções encontradas: 1 e também está constando que esta infecção foi removida ou desinfectada (Objetos infectados removidos ou recuperados: 1).
Neste nosso exemplo os virus já estão desativados e o seu computador está seguro. Mas caso ainda houvesse algum outro virus que não pode ser removido ou curado automaticamente, bastaria clicar na aba Infecções: e depois disso clicar no botão Remover infecções não recuperadas, então o virus será removido para a quarentena. Para ver se o virus realmente foi para a quarentena é só ir no menu: Histórico - e depois disso escolha a opção: Quarentena de vírus, como mostra esta figura:


Aí serão mostrados todos os virus que foram para a quarentena do Avg até este momento, como está mostrado na figura abaixo:


Quanto aos virus que foram para a Quarentena você tem as seguintes opções:

Restaurar - Esta opção restaura o arquivo de volta para o seu computador. Portanto só deve ser usada no caso do Avg ter se enganado (o que é chamado de falso-positivo) e ter removido um arquivo que era importante para o seu PC, aí você usando esta opção coloca o arquivo de volta no mesmo local onde ele estava antes de ser removido.

Restaurar como - Esta opção é parecida com a opção anterior, mas aqui você é que decide para qual pasta do seu computador este arquivo será restaurado.

Excluir - Esta opção apaga completamente o virus, eliminando-o definitivamente do seu PC.

Você pode fazer este procedimento a qualquer momento em que desejar, mas o ideal é sempre deixar os virus na Quarentena (que funciona como uma prisão para os vírus) por algumas semanas. Depois deste tempo, se o seu computador estiver funcionando normalmente sem estes arquivos que foram para a Quarentena, você já pode excluí-los definitivamente. Para isso é só selecionar estes virus e escolher a opção Excluir.
Esvaziar Quarentena - Esta opção exclui definitivamente todos os virus que se encontram na Quarentena. A diferença dela para a opção Delete é que você poupa tempo, excluindo todos os virus de uma única vez, ao invés de apagar um de cada vez como é feito na opção Delete.

Você também tem a opção de enviar arquivos para análize do suporte técnico do Avg. Este procedimento deve ser usado no caso de haver um falso-positivo, ou seja: quando o Avg acusar um arquivo que seja seguro e inofensivo como sendo um virus. Caso você queira saber o resultado desta análise, basta informar o seu e-mail no campo apropriado e a equipe do Avg entrará em contato com você para informá-lo sobre o resultado desta análise. Para isto clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo a ser enviado e escolha a opção Enviar para análize, como mostra esta figura:


Depois de terminar os procedimentos desejados clique no botão: Ok.

É muito importante manter o seu antivirus Avg sempre bem atualizado, pois só assim é que ele poderá manter o seu computador protegido contra os virus e malwares existentes, pois sabemos que novos virus são criados a cada dia e quando um antivirus está bem atualizado ele está preparado para detectar e eliminar essas ameaças.

Não mostramos todas as opções disponíveis do Avg 8.5 neste tutorial, mas com ele você já poderá manter o seu antivirus bem atualizado e fazendo um escaneamento semanal completo no seu computador para eliminar os virus e outros malwares e também para impedir que eles contaminem o seu PC.

37 comentários:

Anônimo disse...

Muito legal vc explicou bem ñ sabia de quase nada q vc falou valeu mesmo voce me ajudou muito parabéns

Felipe JP,PB

Ju disse...

Parabéns pelo blog. Para mim foi super útil a explicação toda. Sozinha ia ficar insegura de fazer, pois sempre aparece uma dúvidazinha besta...
Muito obrigada mesmo!
Ju

Maurício disse...

Poxa, somente Deus mesmo para abençoar-lhe por este tutorial do AVG 8.0 Free. Muito obrigado mesmo!!!

Diogo Borges disse...

Parabens pelo blog, não sabia quase nada desse anti virus, valeu mesmo, que Deus vos abençõe, obrigado

Anônimo disse...

muito obrigado, valeu mesmo pelas dicas, parabens

Diogo Borges.

Renata Andrade disse...

Pode parecer um clichê, mais parabéns pelo seu blog!É muito bacana até mesmo pelo fato não só de esclarecer nossas dúvidas com o anti-virus mais também de vc está usando a net para ajudar os outros!
Só que eu tô com um probleminha mair...meu avg está tdo em inglês!Sabe como posso conseguir outro em português?!?

Antonio Vieira disse...

Oi Renata! Valeu pelo incentivo!

Quanto ao Avg 8, você encontra a versão gratuita e em português para download no endereço abaixo:
http://freedownloads2000.blogspot.com/2008/10/avg-anti-virus-free-edition-80173.html

paulinho disse...

meu avg8 não ta em portugues o que eu tenho que fazer para resolver esse problema ?

Antonio Vieira disse...

Olá Paulinho!

Para resolver este problema basta você desinstalar a versão em inglês que você está usando e depois disso instale a versão em português que você encontra no endereço abaixo:
http://freedownloads2000.blogspot.com/2008/10/avg-anti-virus-free-edition-80173.html

Renata Andrade disse...

Oiiii tô com uma duvidazinha e acho que vc pode me ajudar...é a respeito dos avisos que aparecem depois das "verificações"o meu tá aparecendo vários assim:encontrado tracking cookie atdmt.)eu ñ sei o que fazer...!!Bjs

Antonio Vieira disse...

Olá Renata Andrade!

Para excluir estes trackings cookies é só fazer uma limpeza e otimização semanalmente do seu PC usando bons programas de limpeza e otimização, como o Ccleaner, MV RegClean, MV Antispy e SpywareBlaster e você encontra todos estes programas gratuitos no endereço abaixo:
http://freedownloads2000.blogspot.com

jeuu disse...

mUITO BOM MESMO este tutorial, explicou muito bem e foi bastante util.muito obrigad,a tempos procurava uma boa explikação sobre o avg e nunca achei algo realmente proveitoso,agora consgeui!2
obrigada!:D

Anônimo disse...

Valeu mesmo, vc explicou muito bem eu não sabia de nada, essas coisas quando aparecia no meu pc, eu clicava em qualquer uma das opções sem nem ter uma idéia do que estava fazendo. Obrigadoooo

Almir disse...

valeu mesmo a minha duvida foi tirada através de sua explicação!!!!!
muito obrigado!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

muito bom. valeu mesmo.

merilene disse...

parabens adorei as expilcações.....
bj

Jesus é o salvador disse...

Parabéns pelo Tutorial.

Anônimo disse...

muito baum so

Balboa disse...

Adorei o tutorial, muito útil e de uma linguagem acessível.
Parabéns mesmo.

Anônimo disse...

cara valew mermo num sabia de nada agora ja sei muitas coisas q me traquilizam pois psnsei ser um bixo de sete cabeças mais depois das dicas estou aliviado

Anônimo disse...

poxa meu foi muito bom a explicação
eu tinha muitas duvidar vc resolvel todos...
valellllllllll

Anônimo disse...

Cara.. dmais ! muito bom eu isntalei o avg mais nem sabi direito como utilizar valew mesmo !

Anônimo disse...

Gostei muito das instruções descritas,serviu muito para tirar minhas duvidas e aprender a manusiar com mais facilidade.Muito obrigado a vcs pelas aulas

.Cláudia. disse...

Muito obrigada pelo tutorial. Me ajudou muito, eu pouco sabia utilizar o anti-vírus, e depois de ler, consegui me livrar de um problemão que estava. Então, só tenho muito a agradece-lo. Me ajudou na hora de um sufuco. Espero que continue ajudando outros que nem eu.

Cláudia. 8D

Anônimo disse...

Daylon Vlw Muinto Obrigado Mesmo Flw......

Anônimo disse...

muito bom,vc explica de uma forma direta e objetiva.entendi tudo perfeitamente e deletei 6 virus do meu pc.valew

Anônimo disse...

Obrigado, por explicar como usar o AVG xD

Adorei o Tutorial!

samila disse...

parabéns!!!!
mto legal,consegui tirar minhas duviads e agora estou passando o antivirus corretamente.
abrigada!!

Anônimo disse...

rOlá!
Meu Lap Top acabou de ser contaminado pelo virus Cavalo de Troia através do meu pen drive, pois, o emprestei para uma amiga copiar um arquivo e voltou com o danadinho do vírus.
Como mantenho meu AVG diariamente atualizado ele pegou, porém ainda estava com dúvidas sobre o vírus em quarentena.
Agradeço seus esclarecimentos neste tutorial.

Valéria, Contagem/MG

Larissa disse...

Muito obrigado me ajudou bastante essa informação. Parabéns

Tulio disse...

VALEU MESMO!!

Anônimo disse...

It took me a long time to search on the net, only your site unfold the fully details, bookmarked and thanks again.

- Lora

Anônimo disse...

I just added your blog site to my blogroll, I pray you would give some thought to doing the same.

Anônimo disse...

MUITO BOM..EU SÓ NÃO SABIA O QUE FAZER NAQUELA MENSAGEM QUANDO ACHA VIRUS!AGORA EU SEI VLW MSMO!

Valdir disse...

Muito bom o post, ajudou bastante em apesar de ser básico. Mas o que quero é saber como faz para ter o avg ou outro antivírus funcionando full no pc.

Antonio Vieira disse...

Olá Valdir!

Fico feliz que tenha gostado do tutorial. Mas para ter o antivirus em sua versão mais completa é preciso comprar sua licença no site oficial do fabricante do mesmo.

Felicidades!

Anônimo disse...

me ajudou muito parabens pelas informaçoes

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Feed Orkut Fórum Facebook Twitter
 

Copyright © Caixa de dicas | Política de Privacidade | Todos os direitos reservados |