Manual completo de instalação e configuração do antivirus Avira (versão gratuita)





Hoje estaremos postando o tutorial do Avira Free Antivirus, que é um excelente antivírus gratuito para uso pessoal e que vem alcançando um elevado nível de detecção de vírus e malwares em todos os testes realizados.

O Avira é um antivírus reconhecido internacionalmente pelos usuários assíduos da web. Depois de fazer um grandioso sucesso com a versão paga, a qual conquistou mais de 15 milhões de usuários, a Avira GmbH redesenhou o software para uso doméstico, lançando-o gratuitamente para o público.

Este antivírus escaneia seu computador à procura de programas maliciosos como vírus, spywares, adwares, trojans, backdoors, worms, dialers e outros tipos de malwares. Ele monitora cada ação do usuário que estiver ocupando o computador e reage automaticamente caso algum programa malicioso tente danificar o sistema.

Além disso, a empresa oferece, gratuitamente, atualizações constantes para o antivírus proteger o sistema contra novas ameaças.

Testes

No site abaixo você encontra vários testes entre os antivírus:
http://www.av-comparatives.org

Nos testes realizados pelo site acima e em outros testes divulgados na Internet o Avira Free Antivirus sempre está entre os campeões.

Download
Você encontra o download do Avira Free Antivirus em sua edição gratuita NESTE LINK

Requisitos do sistema para rodar este programa:
Roda em Windows 8 (32 ou 64 Bit), Windows 7 (32 ou 64 Bit), Windows XP SP3 (32 Bit), Windows XP SP2 (64 Bit)
Instalação:
Quando você terminar de baixar o instalador do Avira, surgirá um ícone deste em sua área de trabalho (caso você tenha optado por deixar os seus downloads na área de trabalho (desktop)):


Dê um duplo clique com o botão esquerdo do mouse sobre esse ícone em destaque na figura acima. Caso apareça um aviso como este abaixo, clique em Executar:


Depois disso, surgirá a tela abaixo na qual você deixará marcada a opção Brazilian (Português do Brasil) (se este for o seu idioma) e então você clicará no botão Avançar:


Aguarde enquanto o antivirus é baixado (pode demorar um pouco, dependendo da velocidade de sua internet):


Assim que for concluído o download do mesmo, poderá surgir uma mensagem do Windows com a pergunta "Deseja permitir que o programa a seguir faça alterações neste computador?" clique em Sim.

Surgirá então mais uma tela onde você deixará marcada a opção Expressa (Recomendada) e marcará a caixinha com a frase: Eu aceito o Contrato de Licença de Usuário Final. Depois de deixar marcadas estas opções, clique no botão Avançar:


Aguarde enquanto o Avira instala e inicia os seus componentes:


Depois disso surgirá uma nova tela na qual você deverá deixar em branco as duas caixinhas:

Definir e manter Ask como meu provedor de pesquisa padrão

Definir e manter Ask.com com Avira SearchFree como página inicial do meu navegador e a página de novas guias do navegador


E depois de desmarcar as opções acima, clique no botão Não instalar como mostra esta imagem:


Aparecerá esta mensagem de confirmação, na qual você clicará em OK:


Neste momento é bom que seu PC esteja conectado à internet, pois o Avira será atualizado automaticamente e também fará um rápido escaneamento do sistema para ver se há alguma ameaça nele. Caso não tenha sido detectado nada de perigoso, surgirá uma mensagem como esta abaixo no final afirmando que nenhuma infecção foi encontrada, na qual você clicará no botão Terminar para fechá-la:


Pronto! Seu Avira Free Antivirus acaba de ser instalado corretamente.

Configuração:

Clique com o botão direito do mouse sobre o símbolo do Avira (aquele guarda-chuva vermelho aberto ao lado do relógio do Windows) e escolha a opção: Configurar o Avira Free Antivirus, assim como está mostrado na imagem abaixo:


Surgirá outra tela, onde você deverá clicará no menu: Proteção do PC. Marque então as seguintes opções:
* em Arquivos, marque a opção: Todos os arquivos.
* em Processo de varredura deixe como está.
* em Opções adicionais deixe marcadas estas opções:

Varrer registros de inicialização selecionados
Varrer registros mestres de inicialização
Seguir links simbólicos
Pesquisar rootkits antes da varredura
Varrer registro


Depois de marcar as opções acima a sua tela deverá estar da seguinte maneira:


Depois disto, clique no menu Verificar > Resolução de detecções > Para facilitar a utilização do Avira e deixá-lo mais eficiente é muito importante colocá-lo no modo Automático. Para isto marque primeiramente a opção Automático. Marque a caixinha Copiar arquivo para quarentena antes da ação. Depois disto selecione a Ação primária como Reparar(para que o arquivo com virus seja desinfectado e limpo pelo Avira) e marque a Ação secundária como Excluir (para que este arquivo contaminado seja excluido pelo Avira nos casos em que não seja possível a desinfecção). Configurando-o desta forma, basta que você escaneie o computador com o Avira e ele automaticamente irá primeiramente enviar uma cópia deste arquivo contaminado para a sua quarentena (o que é muito importante no caso de futuramente ser preciso por algum motivo restaurar este arquivo de volta a seu local de origem), posteriormente ele irá tentar desinfectar os arquivos infectados ou irá excluí-los quando não for possível desinfectá-los. Para configurá-lo desta forma automática é só deixar assim como mostra a imagem abaixo:


Após ter feito isto, clique na opção Arquivos compactados. Depois disso surgirá uma nova tela onde você deverá deixar todas as opções marcadas conforme está demonstrado na figura abaixo:


Depois disso, clique na opção Heurística.

Neste campo Heurística você configura o seu antivírus Avira para detectar malwares ainda sem assinaturas, ou seja, malwares novos e ainda não analisados pelo laboratório do Avira Free Antivirus.

Deixe marcada a opção: Heurística para virus de macro, para que sejam verificados por virus de Macro nos documentos.

Deixe marcada também a opção Ativar a AHeAD e o recomendável é que se deixe marcada a opção Nível de detecção médio, que inclusive é a opção que já vem pré-configurada pelo Avira Free Antivirus.

Configurando esta opção Heurística seguindo as dicas acima, ficará configurado desta forma mostrada na imagem abaixo:


Depois disso, clique na opção Real-Time Protection(do lado esquerdo da tela) e deixe marcado exatamente conforme é mostrado na figura abaixo:


É importantíssimo que o Avira seja configurado desta forma acima pois assim ele irá conseguir detectar os virus e malwares antes que eles entrem em seu PC e bloqueará o acesso deles ao seu computador.

Depois deste passo, clique no sinal de + ao lado da opção Varrer (que fica do lado esquerdo da tela abaixo da opção Real-Time Protection). Clique então na opção na opção Heurística. Da mesma forma que a heurística do escaneamento, aqui também você configura a proteção residente do seu antivírus Avira para detectar malwares ainda sem assinaturas, ou seja, malwares novos e ainda não analisados pelo laboratório do Avira Free Antivirus.

Deixe marcada a opção: Heurística para virus de macro, para que sejam verificados por virus de Macro nos documentos.
Deixe marcada também a opção Ativar AHeAD e o recomendável é que se deixe marcada a opção Nível de detecção médio, que inclusive é a opção que já vem pré-configurada pelo Avira Free Antivirus.

Assim a sua configuração ficará da forma mostrada nesta imagem:


Clique na opção Atualização (do lado esquerdo da tela) e veja se está configurado assim como está na imagem abaixo (caso não esteja, é só configurar desta forma):


Depois disto clique vá no menu: Geral > Categorias de ameaça > Marque todas as caixinhas (deixando desmarcada só a opção Jogos), como mostra esta imagem:


Clique então no menu: Segurança e certifique-se de que todas as opções estejam marcadas, como mostra esta imagem:


As outras opções de configurações disponíveis no Avira você pode deixar como vieram já pré-configuradas.

Agora é só clicar no botão Aplicar e no botão OK:


Caso surja uma mensagem do Windows com a pergunta "Deseja permitir que o programa a seguir faça alterações neste computador?" clique em Sim.

Pronto! O seu Avira Free Antivirus já está instalado e configurado corretamente. Já para utilizá-lo corretamente basta seguir as dicas deste nosso tutorial:

Tutorial do Avira Free Antivirus (como usá-lo corretamente)

56 comentários:

Flavio disse...

Show de bola! Muito obrigado! O blog é muito bom, parabéns! Já tá no favoritos aqui.... ;)

Michael Soares disse...

Este site e maravilhoso, os seus tutorias, me ajudaram bastante, hoje tenho um computador mais seguro. O site já está no favorito, continue com o seu ótimo trabalho.

Eugênio Almeida disse...

Muito bom mesmo! As dicas deixaram o meu Avira AntiVir Premium ainda melhor . Tomo a liberdade para sugerir também a ativação do modo “Show Progress Bar” na configuração do “WebGard”. Assim, toda vez que um arquivo baixado for escaneado pelo Avira, uma barra azul aparecerá no canto inferior direito da área de trabalho indicando o progresso do escaneamento. Acho muito útil e não é uma configuração padrão do Avira AntiVir Premium.

Silvinho disse...

meu amigo vc é a personificação da palavra altruísmo! Valew mesmo, seu blog é demais, está entre os favoritos, muito obrigado!!!

Olá!! Benvindos!! disse...

Grande amigo!!! Pessoas como voce deveriam existir sempre na área da informatica! Parabéns!!! Obrigado mesmo!!! Continue assim que não nós, pobres que haveremos de te ajudar mas Deus que vai te fazer ficar cada vez mais próspero!! Abraços mil do amigo...Waldyr.. lorax2mg@hotmail.com

Olá!! Benvindos!! disse...

Parabens!! Ta otimo..muito util!! Vc é show de bola!!! Obrigado!!

Will Sinotti disse...

Véio, muito bom o Avira, eu estav usando o Avast free, mas tipo ele é super pesado, aí passei pro AVG que dizem que é mais leve, pra mim pareceu mesma coisa ou pior, aí pensei... vou testar esse avira ver se é bom, e meu é mto bom, uso ele com o spyware terminator, e tah beleza...

Aproveitando, mto bom seu blog!!!

Parabéns

Felipe disse...

Muito Bom!!!
eu ja tinha o Avira no meu pc e com esse tutorial tive certeza de que tinha configurado certo o Avira Antivir Personal - Free Antivírus 8.1"

Parabéns mesmo!!

Sara disse...

Seu blog oferece ótimos serviços, adorei os textos. Obrigada.

Maurício disse...

Poxa, este tutoral do Avira Antivir é tudo de bom!!! Deus lhe abençoe!!!

Julia disse...

Oi!
Muito legal as dicas que vc passa por aqui! Obrigada!

Gostaria de tirar uma dúvida: pq q no meu Avira não tem a opção "Scan memory"??? (baixei o Avira 8.1 no site do Avira)

Estava seguindo o seu tutorial de como configurar o Avira e parei na primeira aba "Scan".

Vc escreveu:

"Surgirá outra tela, onde você deverá marcar a opção: Expert mode. Marque também as seguintes opções:
(...)
Scan boot sectors of selected drives
Scan master boot sectors
Scan memory (**ESTA OPÇÃO NÃO TEM NO MEU AVIRA, PQ??)
(...)

Antonio Vieira disse...

Oi Júlia!

Muito obrigado por sua visita e incentivo ao nosso tutorial. Quanto ao que você disse você tem toda a razão, na mais recente atualização que a empresa responsável pelo Avira liberou foi removida esta opção "Scan memory" e inclusive o tutorial também já foi atualizado graças à sua dica.

Parabéns por contribuir na melhoria deste tutorial que é feito visando ao bem de todos aqueles que o acessam.

ANDERSON disse...

Meu icone do lado do relogio do avira antivir nao esta aparecendo na inicializacao, porém as vezes quando estou com virus ele localiza, porém parece que está inativo. Possuo Comodo firewall e ele nao aparece também, e desbloguiei para o antivir funcionar, porém nada de icones. Gostaria de uma ajuda de voçês para saber o que esta havendo.

obrigado e aguardo resposta de nossos colegas

resposta = sapo_afs@hotmail.com
assunto = icone do antivir

Envie com este assunto que saberei que são voçês, pois e-mail desconhecidos eu deleto...

vlw pela atencao flw

Antonio Vieira disse...

Olá Anderson!

Neste caso faça o seguinte:

Vá no endereço abaixo e faça a sua inscrição no Fórum PC Seguro:
http://pcseguro.forums-free.com/

Após ter se inscrito, poste a sua dúvida na área do Fórum PC Seguro que mais esteja de acordo com o problema que seu PC está apresentando e aí é só seguir as orientações que você receberá no fórum.

Anônimo disse...

Cara, eu ti amo[amore miu]. Estava com uns problemas com o avira, mas depois desse tuto ele voltar a funcionar normal.
Muito obrigado pela ajuda, blog nos favoritos.

Anônimo disse...

Adriloko

Antonio, eu passando aqui para te parabenizar mias uma vez pelos seus blogs, sites, fóruns, etc...

Sua atitude ajuda milhões de pessoas com dúvidas. E pode crê que isso fale muito. :-)

E o que você quer em TROCA. Simplesmente NADA!!!

É isso o que torna pessoas como você tão especial!

É muito bom ser seu AMIGO, até + PARCEIRO!!!

Anônimo disse...

Lucrecio

Eu mne considero uma topeira em materia de computador e configurações, mas a pessoa que fez este tutorial, não está de parabéns, mas mereciria um prêmio, por escrever e explicar tão bem. Muito Obrigado.

Anônimo disse...

esta muito bom este blog. achei que é uma grande ajuda para todos. obrigado

carol disse...

Você é perfeito!
Obrigada pelas valiosas dicas!

Bjs!

juci10 disse...

Nossa cara, sou fã do Antonio resolve todos meus problemas com muita eficiencia, meu antivir tava totalmente desconfigurado, e meu pc só pegando virus, e Antonio me deu a maior força.

simplesmente 1000 pra vc Antonio.

Elias disse...

Muito bacana esse tutorial, um antivírus bem configurado é muito importante, valeu d+

Anônimo disse...

Grande Antonio, é de pessoas como você que este planeta precisa,pois, servir alguém sem olhar aquém é muito raro nos dias de hoje... continue assim, com certeza o seu lugar já está guardado.
Um Fraternal Abraço

Dartagnan disse...

ola,
meu nome é Dartagnan
eu queria saber se tem algum problema eu ter o spyware terminator junto com o avira no meu pc... e se tem algum melhor

Antonio Vieira disse...

Olá Dartagnan! Pode usar tranquilamente os dois juntos, pois são compatíveis. Mas, pessoalmente, sugiro que você desinstale o Spyware Terminator e use as dicas do tutorial abaixo que são mais eficientes e seguras:

http://dicasetutoriaisparapc.blogspot.com/2008/07/dicas-para-complementar-segurana-do-seu.html

dartagnan disse...

muito obrigado pela ajuda,
me ajudo bastante...

Anônimo disse...

valeu brother esse tutorial sobre o avira e 10 parabéns pelo blog e obrigado [Daniel,Rio de Janeiro]

jessica disse...

Parabens o seu blog é perfeito me ajudou bastante com meu antivirus, agora tenho um computador super seguro.O site ja está no favorito, continue assim.

wan_65 disse...

Maravilha, sem essa ajuda, jamais conseguiria configura-lo.
Muito obrigado

Lara disse...

Muito muito muito excelente! Parabéns e obrigada pela solidariedade em compartilhar isso tudo!

Gladiador disse...

Rapaz, se todos agissem assim como você, ninguém teria dúvidas de como configurar certos programas. Obrigado pela sua preocupação em ajudar as pessoas. Que Deus te abençõe e te guarde.

Anônimo disse...

Ta de parabens Brother, estou sempre acessando seu blog...
Se precisar de alguma coisa garanto que todos q frequentam seu blog vai esta disposto a ajudar, abraço!

brunot22 disse...

Ótimo tutorial, está de parabéns, abraços!!!

Anônimo disse...

Meu amigo muito obrigado pela aula de como instalar e configurar o avira, excelente ajuda para quem não tem condições de ter um antivirus pago. Que Deus lhe abencoe com sua devina graça e benção a voce e sua familia. Santo expedito que lhe proteja intercedento junto a nosso senhor Jesus Cristo. Obrigado. Raimundo Borges. São João do Piauí-PI, 06/03/2009

Anônimo disse...

Ae
valeu veio valeu mesmo, você me ajudou muito com esse tutorial :D

ProfBlack disse...

Passo horas em frente ao PC e ainda não tinha visto um Blog tão objetivo, de simples compreensão e estilo próprio....
Foi para mim de grande utilidade, ja add favoritos e aguardo novas dicas, vou recomendar em meu blog.
Parabéns!!!!

Anônimo disse...

Bah, excelente blog. O melhor que já vi na internet. Showzaço de bola!!!! Parabéns, cara!!!

Anônimo disse...

Maravilha de Blog. Cara tu és demais. Showzaço de Bola, véio. Parabéns!!!!

ady disse...

RAPAIZ!!! TÔ BOBA.É DIFICIL PARA MIM QUE JÁ CAI EM TANTAS CILADAS DA VIDA CONFIRMAR DE TAL MANEIRA QUE AINDA EXISTE PESSOAS DE BEM NESSE MUNDO,COM O MERO INTUITO DE AJUDAR AO PROXIMO COM BOA VONTADE E SEM PEDIR NADA EM TROCA .ASSIM COMO OS COLEGAS DOS COMENTÁRIOS EU TAMBEM ESTOU AQUI DEIXANDO MEUS SINCEROS AGADECIMENTO E TE PARABENIZO POR ESSE ATO DE SOLIDARIEDADE POIS O MEU PC ESTAVA NESCESITANDO E EU SOU LEIGA NO ASSUNTO MAIS COMO A MINHA FORÇA DE VONTADE FALOU MAIS ALTO DO QUE MINHA ¨BURRICE¨ RESOLVE PESQUISAR E ACABEI ACHANDO ESSE SAITE VERDADEIRO E ABENÇOADO POR DEUS,DIGO ISSO POR QUE ACHEI UMA PESSOA QUE IRIA INSTALAR UM ANTIVIRUS QUE EU NEM SABIA SE PRESTAVA OU NÃO EM TROCA DE 20,00 REAIS MAIS EU NÃOTIVE ESSE DINHEIRO .AGORA ESTÁ INSTALADO UM BOM E DE GRAÇA E MELHOR TUDO ISSO COM A AJUDA DE UM SER HUMANO QUE EU NEM SEI QUEM É !! POR ISSO TE DIGO :DEUS VAI TE ABENÇOAR. NÃO TENHA DUVIDAS DISSO APENAS CREIA E RECEBA POIS LIBERO SOBRE TUA VIDA NESSE MOMENTO BÊNÇÃOS SEM MEDIDA BEIJOS ,ABRAÇOS,PRA TU E TODA TUA FAMILIA. DEUS TE GUARDE .GRATA. ASS= ADY!!!!!!!!!!!

Edson - RJ disse...

Parabéns! Seu blog foi indipensável na instalação e configuração do AVIRA. Só tenho agradecer. Um forte abraço!
Edson - RJ

Anônimo disse...

Muito obrigado!

gabriel gargalho disse...

achei otimo muito bom mesmo parabens foi de grande ajuda uma abraço...

RICARDO TRAJANO disse...

Para configuar o Avira Antivir Personal 9.0.0403 - Free Antivírus - é igual a configuração que você postou do Avira 8.2 ?

RICARDO TRAJANO - CATANDUVA/SP

Antonio Vieira disse...

Olá Ricardo!

Quanto ao Avira 9 são diferentes os procedimentos. E para fazer isto é só seguir as dicas destes tutoriais abaixo:

Tutorial do Avira Antivir 9 free (instalação e configuração):
http://dicasetutoriaisparapc.blogspot.com/2009/03/tutorial-de-instalacao-e-configuracao.html

Tutorial do Avira Antivir 9 free (como usá-lo corretamente):
http://dicasetutoriaisparapc.blogspot.com/2009/03/escaneando-seu-computador-com-o-avira.html

∫▪▪ ℒเ̲̽เℓყ ♥ disse...

Muito booom ! Obrigaada!

Anônimo disse...

oi mto obrigada. senao fosse por vc não saberia nem como instalar o avira quem dira configura-lo! beijo e mais uma vez obg! sabrina *--*

Anônimo disse...

Obrigada pelas dicas, pois desta forma, consegui atualizo o Avira instalada em meu pc.

Anônimo disse...

adorei o post!facilitou muito a minha vida! vlw, vou já colocar esse saite nos favoritos! recomendo tambem q desative o firewall do windows e baixe o comodo firewall pro e baixe tambem o anti spyware Spybot - Search & Destroy, naum entram em conflito com o avira e aumentam a segurança!

Slorche disse...

Gostei muito mesmo do Tutorial para ajudar a instalar e maximizar a segurança com o Avira.
Foi formidavel, eficiente e simples na linguagem.
Meus parabéns! Continue assim e garanto seguir-te e espalhar os seus tutoriais a todos interessandos e leigos igual a mim.

Anônimo disse...

Valeu cara você é um gênio me ajudou mt...nos meus 2 pc.

Anônimo disse...

Parabéns, cara!!!
Que Deus te dê muita prosperidade na vida, meu camarada! Você merece.

Obrigadão.

Anônimo disse...

nossa muito obrigada ..to feliz huhuhuhu tiiiii amoooooooooo
valeu
me ajudou de montao

Lucas Davy disse...

Cara muito obrigado, com esse tutorial podemos aproveitar ao máximo esse ótimo antivírus que é o Avira.
Continue fazendo mais tutoriais completos e bem explicados como esse!

Anônimo disse...

MUITO OBRIGADA

BEIJOS DE PORTUGAL

Roberto2 disse...

Obrigado. Excelente!

Anônimo disse...

Antonio eu posso usa o anti virus comodo junto com malwarebytes e o superantispyware

Antonio Vieira disse...

Olá!

Sim, você pode usá-los em conjunto, pois só o Comodo é que antivírus (contando também com a função de firewall). O que não se pode fazer é usar dois antivírus ao mesmo tempo.

Já o Malwarebytes e o SUPERAntispyware são complementos ao antivírus. Mas é bom deixar só um destes últimos (Malwarebytes / SUPERAntispyware) com a proteção residente ativada para que o PC não fique lento.

Felicidades!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Feed Orkut Fórum Facebook Twitter
 

Copyright © Caixa de dicas | Política de Privacidade | Todos os direitos reservados |